A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUZ: Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUZ: Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 LUZ: Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar.

4 É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s 1 ANO-LUZ = 9, km VELOCIDADE DA LUZ NO VÁCUO C = km/s = m/s

5 FONTES DE LUZ PRIMÁRIA POSSUI LUZ PRÓPRIA SECUNDÁRIA NÃO POSSUI LUZ PRÓPRIA

6 FONTE PRIMÁRIA

7 FONTES SECUNDÁRIAS

8 RAIO DE LUZ Elemento geométrico que representa a trajetória seguida pela luz.

9 FEIXE DE LUZ Divergente Conjunto de raios luminosos.

10 Convergente Paralelo

11 MEIOS ÓPTICOS Superfície que recebe raios luminosos.

12

13 Propagação retilínea da luz Em um meio transparente e homogêneo a luz se propaga em linha reta.

14

15 MEDINDO A ALTURA DE UM PRÉDIO

16 CÂMARA ESCURA O dodo i didi

17 Uma pessoa de 1,80 m de altura encontra-se a 2,4 m do orifício de uma câmara escura de 0,2 m de comprimento. Qual a altura da imagem formada?

18 CÂMARA ESCURA Um objeto luminoso AB, de 5 cm de altura, está a 20 cm de distância de uma câmara escura de profundidade 10 cm. Calcule a altura da imagem formada.

19

20

21 Vídeo Marival

22 REVERSIBILIDADE Quando a luz se desloca entre dois pontos, o caminho percorrido é o mesmo,independente do sentido

23 3º- Independência da luz. Quando dois(ou mais) raios luminosos se cruzam, cada um se movimenta independente do outro.

24 PONTO OBJETO Ponto formado pelos raios incidentes em uma superfície ou pelos seus prolongamentos.

25 PONTO IMAGEM Ponto formado pelos raios emergentes de uma superfície ou pelos seus prolongamentos.

26 Por que o Céu é Azul? A explicação para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento.

27 Difusão e reflexão regular da LUZ Considere um feixe de luz propagando-se num meio e atingindo a superfície S. Se esse feixe de Luz retornar para o meio em que está se propagando, dizemos que a Luz sofreu reflexão. Reflexão é o retorno de um feixe luminoso para o meio do qual é proveniente ao atingir uma superfície.

28 Difusão da Luz Considere um conjunto de raios luminosos iluminando um corpo rugoso, isto é, cheio de saliências. O corpo rugoso reflete os raios luminosos fazendo com que se propaguem em várias direções. Esse fenômeno é chamado reflexão irregular ou reflexão difusa, ou simplesmente, difusão. Devido a reflexão difusa é que podemos ver totalmente um corpo. Exemplo: Se a Terra não tivesse atmosfera para difundir a luz do Sol, o céu seria completamente preto.

29 Espelho Toda a superfície polida que forma imagens por reflexão regular e tem alto poder refletor é chamada espelho. Os espelhos podem ser planos ou esférico

30 Espelho Plano

31 Luz A COR DE UM CORPO POR REFLEXÃO A luz branca, luz emitida pelo Sol ou por uma lâmpada incandescente é constituída por uma infinidade de luzes monocromáticas que podem ser divididas em sete cores principais: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor que um corpo apresenta por reflexão é determinada pelo tipo de luz que ele reflete difusamente. Assim, por exemplo, um corpo ao ser iluminado pela luz branca, se apresenta azul porque reflete difusamente a luz azul e absorve as demais. Um corpo iluminado pela luz branca se apresenta branco porque reflete difusamente luzes de todas as cores. Um corpo negro absorve-as totalmente.

32 Luz

33


Carregar ppt "LUZ: Onda eletromagnética, que não precisa de um meio material para se propagar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google