A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Análise Probabilística do Suprimento de Máxima Demanda de Potência no SIN Seminário Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2012

2 Temário Balanço Estrutural de Ponta (Tradicional)
Análise probabilística do suprimento da máxima demanda de potência Conclusões

3 Balanço Estrutural de Ponta
Compara a potência disponível no sistema com o requisito de potência, ambos em MW, a cada mês. Para efeito do balanço anual  balanço mensal que teve a menor folga. Isto significa que o balanço de ponta de 2012 pode se referir, por exemplo, ao mês de novembro, enquanto o de 2013 considera o mês de abril. A potência disponível é dada pela soma das seguintes parcelas: Potência disponível das usinas hidrelétricas  Cenário correspondente ao quantil de 5%. Potência disponível termelétrica.

4 Balanço Estrutural de Ponta (1/2)
Requisito de potência = Máxima demanda do patamar de ponta mais uma adicional de 5% (para cobrir a chamada “reserva girante”). O quantil de 5% de cada mês é calculado ordenando as séries hidrológicas simuladas por ordem crescente de potência hidrelétrica disponível e selecionando a que está no índice 5%. Por exemplo, se forem simuladas 100 séries hidrológicas, seria escolhida a quinta pior série, em termos de potência hidrelétrica disponível. A projeção da demanda de ponta é dada pela carga pesada do PMO de julho mais um adicional de cerca de 2% para representar a carga máxima instantânea mensal.

5 Balanço Estrutural de Ponta
Parece que está tudo ok No entanto ...

6 Balanço Estrutural de Ponta
A expansão hidro se amplia com usinas a fio d´ água Participação crescente de energia eólica (geração intermitente)

7 Balanço dinâmico do atendimento à demanda máxima do SIN
Incertezas hidrológicas Variabilidade da geração eólica tratadas explicitamente na simulação da operação hidrotérmica do SEB. A demanda é representada em 5 patamares. Isso permite que as demandas máximas em cada mês são representadas nas horas em que realmente ocorrem. Configuração de oferta e demanda do Programa Mensal da Operação de Julho de 2012 (PMO Jul/2012), de autoria do ONS.

8 Demanda máxima de potência
A figura seguinte, construída a partir de informações disponibilizadas publicamente pelo ONS, indica: Os valores de máxima demanda de potência mensal no SIN medidos no período Jan/2010-Mai/2012, e o horário em que estas máximas demandas foram verificadas. Percebe-se claramente que em vários meses do ano a máxima demanda de potência no SIN ocorre no período próximo a 14:00h-15:00h, portanto fora do horário declarado como horário de ponta regulatório por vários agentes do segmento consumo.

9 Geração eólica horária
Perfil de geração horária (mediana e intervalo entre percentis 10% e 90%), em % da capacidade instalada, para os meses de fevereiro e para planta eólica localizada no estado da Bahia (esquerda) e no Rio Grande do Sul (direita). BA RS

10 Acionamentos das térmicas para atendimento a demanda máxima
Percentual dos (1.200) cenários em que foi necessário o acionamento adicional de térmicas para atendimento da demanda máxima no SIN

11 Acionamentos das térmicas para atendimento a demanda máxima
Percentual dos (1.200) cenários em que foi necessário o acionamento adicional de térmicas para atendimento da demanda máxima no SIN.

12 A pergunta é: Conclusões Não há como negar: O mercado é racional
Existindo preços diferenciados Ele vai sempre buscar o melhor para ele A pergunta é: A sinalização de preços que leva a uma geração a diesel para atendimento à demanda máxima É A MELHOR SOLUÇÂO ?

13 Obrigado Jorge Trinkenreich


Carregar ppt "Autoprodução de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google