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II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet.

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Apresentação em tema: "II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet."— Transcrição da apresentação:

1 II Workshop XPTA-Lab Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdos Audiovisuais pela Internet e TV Digital

2 UERN Projeto Consorciado Ampliando a Experiência de Visitação em Ambientes Virtuais 3D através de Tecnologias da Web Semântica

3 Equipe Cláudia Ribeiro (Coordenadora)
Clézio Azevedo (bolsista Mestrado) Everton Almeida (bolsista IC) Felipe Costa (bolsista IC) Rafael Gomes (bolsista IC)

4 Objetivo Geral Incorporar significado aos objetos em museus virtuais, a fim de prover mecanismo inteligente de localização automática e apresentação de objetos de interesse

5 Premissas Integração com o GT-MV
Definição da temática do Regionalismo (Cangaço) Objetos 3D Ontologias Definição de cenários para validação Busca automática de objetos baseado em relações semânticas Busca baseada no perfil do usuário Geração de visitas contextualizadas

6 Ferramenta de Busca Semântica
Responsabilidades Coordenação: Cláudia/Clézio Modelagem de Objetos 3D Criação de Ontologias Ferramenta de Busca Semântica Rafael Felipe Everton

7 Atividades Executadas

8 Modelagem de Objetos 3D Validação de ferramentas: Objetos modelados
Blender (Open Source/multiplataforma) MSH Converter (Josivan Xavier – UFRN) Objetos modelados Representação dos objetos no museu virtual

9 Modelagem de Objetos Dificuldades Encontradas:
Falta de repositórios de objetos 3D relacionados ao cangaço Pouco conhecimento da ferramenta de modelagem Blender Alguns problemas durante a conversão de objetos do formato OBJ para o formato MSH Problemas na inclusão dos objetos no Museu

10 Criação de Ontologias Escolha de uma metodologia para criação de ontologias Methontology Criação de Ontologia Museum.owl Plugins de visualização OWLViz Jambalaya

11 Methontology Fases: Planejamento Especificação
Aquisição de Conhecimento Conceitualização Formalização Integração Implementação Avaliação Documentação Manutenção

12 Museum.owl

13 Museum.owl

14 Criação de Ontologias Dificuldades encontradas:
Tecnologias semânticas: Protégé Metodologia Methontology Novo domínio: museus e objetos 3D

15 Ferramenta de Busca Semântica
Jena Framework Java, Open Source, desenvolvido pela HP (Hewlett-Packard) com intuito de trabalhar semântica na web; Oferece um ambiente de programação para RDF, RDFS e OWL, SPARQL e inclui um motor de inferência baseado em regras Integração ao GT-MV (ambientes virtuais tridimensionais- Museus); Parceria: UFRN/UFPB/UERN;

16 Atividades Enriquecimento das descrições de objetos do museu;
Anotação semântica de objetos 3D Geração de roteiros a partir de contextos: Informações do usuário (avatar); Objetos de interesse

17 Roteiro Personalizado (Perfil semântico)

18 Roteiro Contextualizado (Objetos de aprendizagem)

19 Ferramenta de Busca Semântica
Dificuldades encontradas: Primeiro contato com a tecnologia semântica Problemas na execução de cópia local do GTMV

20 UERN


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