A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos."— Transcrição da apresentação:

1 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.

2 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Montessori disse : A professora, em nosso sistema, deverá ser paciente, a sua paciência será composta de ansiosa curiosidade científica e de respeito absoluto aos fenômenos que vai observar. É necessário que a professora entenda e sinta a sua posição de observadora ; pois é na atividade da criança que deve estar o fenômeno. A ação da professora não deve então, somente permitir, mas realmente incentivar todas as expressões impulsionadas pelos aspectos positivos, não obstante a natureza ou a forma. É essencial que a professora seja paciente, isto é melhor que todas as técnicas pedagógicas. Deve ter competência científica para realizar uma observação, e deve ser sensível o bastante para apreciar as várias manifestações da inteligência curiosa da criança. Nenhuma expressão espontânea desta inteligência curiosa deve ser sufocada. É difícil estimar o dano que pode resultar desta prática à criança pessoalmente e, mais difícil ainda, estimar a perda no avanço da raça humana. InThe San Francisco Call & Post, artigo publicado em 25 /8/1915

3 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Diante da maravilhosa experiência da vida, precisa mostrar encantamento e reverência. Diante dos caminhos que a própria criança indica, ser ele próprio um aprendiz. Diante da ação livre da criança, ser um observador cuidadoso, responsabilizando-se por prover -lhe um ambiente capaz de nutrir a sua curiosidade,e que privilegie a peculiaridade de seu explorar delicado.

4 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Diante do movimento da criança, deve acompanhá- la, observar e buscar entender sua forma de agir e de interagir, a fim de favorecê-la no seu crescimento a partir do que é apontado pela própria criança. Diante das descobertas, deve também nutrir sua curiosidade para novas possibilidades, encantar-se diante das incógnitas que a vida sugere, a partir de suas interações. Diante das dúvidas e do desconhecido, ser um pesquisador apaixonado, um trabalhador que vê no seu trabalho a concretização do seu potencial criativo.

5 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Conhecer a si própria, desenvolvendo um fazer ético. Construir conhecimento do desenvolvimento humano e dos processos da aprendizagem.

6 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Demonstrar conhecimento, saber aplicar e ser capaz de analisar aspectos da teoria e filosofia na qual os programas de educação montessoriana são baseados e desenvolvidos.

7 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Planejar currículos que satisfaçam as necessidades individuais e os interesses das crianças; apropriados ao seu desenvolvimento; inseridos na sua cultura e compatíveis com nível de experiências.

8 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Avaliar os objetivos, o crescimento individual das crianças, a aprendizagem e os programas desenvolvidos. Criar e avaliar materiais para o currículo e pesquisas apropriadas as crianças com habilidades e nível cultural variadas.

9 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Demonstrar capacidade de gerenciar o seu próprio trabalho. a)Organizar: rotinas, registros, controles, listas de provimentos, equipamentos de manutenção, plano econômico dos ambientes sob a sua responsabilidade. b)Seguir os padrões exigidos pelas leis de educação e saúde no país. c)Coordenar o funcionamento da classe e do pessoal que lhe for diretamente subordinado.

10 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 AMOR ÉTICA TRABALHO CÓSMICO

11 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Bibliografia Competências necessárias para o educador de crianças pequenas,MCTE Cosimo Guido, Il ruollo delleducatrice, Maria Montessori, il pensiero, il metodo, Giunti Liscani Editori,Castellalto, Italia, Montessori, Maria, A criança Montessori, Maria, Mente absorvente Montessori, Maria, Formacao do Homem Laeng, Mauro,Montessori Educatrice del futuro, in Vita del infanzia. Scochera, Augusto,

12 VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife Marcia Righetti, Rio de Janeiro


Carregar ppt "VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori-Recife 2009 Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google