A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza O processo de urbanização cap. 27.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza O processo de urbanização cap. 27."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza O processo de urbanização cap. 27

2 Nós somos da cidade E as cidades de quem são? De quem são as cidades?... (Música e letra de Paulo Miklos) respostas!!!

3 O espaço urbano...O espaço urbano é uma propriedade, ele é poder! É um resultado! Propriedade de quem? Resultado de quê?

4 Sítio Urbano & Situação Onde está o sítio urbano? Onde está a situação? Cidade do Rio de Janeiro

5 Mas, por que a cidade existe? Cidade espontânea: surge naturalmente a partir de um núcleo de povoamento. Cidade planejada: surge a partir de um projeto de desenvolvimento da região.

6

7 Cidades a partir das funções urbanas Cidade religiosas: surge a partir de uma importância religiosas do lugar, exemplo: Aparecida. Cidade militar: surge a partir de um forte ou agrupamento militar em fronteira ou pontos estratégicos, exemplo: Rio Grande e Jaguarão- RS; Belém do Pará. Jaguarão-RS Cidade militar de fronteira Hoje, qual é a sua função??? Belém do Pará

8 Cidades a partir das funções urbanas Cidade administrativa: surge com a função de administrar o país/estado. Exemplo: Brasília Cidade industrial: surge a partir de industrias. Cidade comercial: se desenvolve através das atividades do porto que existe na cidade, exemplo: POA-RS; Natal-RN. E, esta cidade?

9

10 Crescimento da Cidade Quem são os atores sociais que interferem na construção da cidade???

11 Atores de transformação das cidades Proprietários dos meios de produção Proprietários fundiários Promotores imobiliários Estado Grupo do excluídos Espaço Urbano Antiga fábrica da Renner

12 Processo de urbanização Na Europa no século XIX; No Brasil??? Principais motivos: mão de obra-fábricas; mecanização da agricultura; Crescimento setor de serviços migração campo-cidade UFRGS

13 Em que momento iniciou a industrialização brasileira? Quais são os serviços que diferenciam a cidade do campo?

14 Região com menor população urbana? E com maior? Quais fatores influenciam para isto?

15 ENEM!!! De acordo com o gráfico...

16 Rede Urbana O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.

17 Hierarquia Urbana- p. 259

18 Processo de conurbação- p. 256 União de cidades vizinhas a partir de uma que exerce influência sobre as outras.

19 Existe um processo de conurbação, ou não? Qual é a cidade metrópole? O que significa região metropolitana? 1. São áreas que são influenciadas pela cidade metrópole; 2. os problemas de infra-estrutura urbana são comuns ao conjunto de municípios da metrópoles.

20 Segregação espacial Consequência dos fortes contrastes sociais. Em Porto Alegre, onde você já percebeu isto???

21 Cidade Global: Centros de serviços e econômicos. Megacidade: Aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes.

22 Conclusões??? Crescimento maior nos Países do Sul... Transição demográfica!!!

23 Quais as consequências deste crescimento?

24 Megalópoles fusão de metrópoles. Exemplo: Washington-Boston. São Paulo e Rio de Janeiro (em formação) Beijing–Tianjin–Tangshan, China - 23 milhões de habitantes. Los Angeles - San Diego - Tijuana, US/Mexico - 24 milhões de habitantes

25 Prováveis!!! Rio de Janeiro–São Paulo–Campinas–Belo Horizonte, aproximadamente 49 milhões Yangtze River Delta, China – 80 milhões de habitantes E as consequências destas formações, quais??? Por quê???


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza O processo de urbanização cap. 27."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google