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Projeto Reengenharia de Processos e Software Definição, Escopo e Ações

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Apresentação em tema: "Projeto Reengenharia de Processos e Software Definição, Escopo e Ações"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Reengenharia de Processos e Software Definição, Escopo e Ações
Eduardo Mugnai Gerente de TI do SPA - Saúde Relator GT1 – Modelos para representar a informação em saúde ABNT CEE 78 – Informática em Saúde

2 Projeto Reengenharia Justificativas e Necessidades
Ao longo de vários anos as mudanças de mercado, a ação controladora da ANS e a necessidade de melhorias na qualidade e nos controles internos da empresa fizeram com que o SPA crescesse em todos os sentidos, e neste momento, onde busca-se um crescimento maior com qualidade visando atender a esta meta e também a novas exigências da Agência reguladora bem como de nossa auditoria externa, entendemos ser necessária a elaboração de estratégias com olhar de remodelar a empresa para os novos desafios que vem pela frente. Algumas políticas de seriedade e autenticidade dos processos das operadoras foram adotadas pela ANS, exigindo a partir de então que as auditorias externas não só emitam pareceres contábeis para aquela agência, mas também que assumam em conjunto com as diretorias e administração das mesmas a responsabilidade por todos os atos e processos da empresa. Aliada a estas políticas a ANS preparou para a questão da Qualidade dentro das operadoras, uma Consulta Pública de nº 36, que já foi encerrada e deverá ter sua RN publicada em breve, onde parâmetros e exigências são definidos para garantir a qualidade dos atendimentos e a assistência à saúde dos beneficiários. Dimensões estas que afetarão diretamente os processos e protocolos de trabalho internos das operadoras e consequentemente de nossa empresa. Se nossa empresa pretende criar um planejamento para crescimento saudável e com direcionamento dentro dos aspectos da melhor assistência a saúde possível, precisamos arrumar a casa antes, de acordo com estas novas realidades e criando alicerces que nos garantirão este crescimento contínuo com qualidade e segurança.

3 Fatos, preocupações, cuidados e grandes verdades sobre a revisão de sistemas de informação em saúde

4 Nada pode parar a automação

5 Não estabeleça prazos audaciosos demais
Prazo é prazo !

6 Sempre ouça o mercado

7 O.k., e agora você vai fazer exatamente o que estou te falando !
Usuários odeiam bugs O.k., e agora você vai fazer exatamente o que estou te falando ! Accesso negado

8 Experiência em simulações ajuda
Alguém aqui sabe jogar o Flight Simulator da Microsoft?

9 Nem toda apresentação será um sucesso

10 O que serve para uma área da empresa pode não servir para a outra

11 Busque soluções eficientes
Acabei o meu banho. MM... Foi rápido.

12 Suporte! Ferramentas diferentes para situações diferentes
Atrasado Bêbado Batom

13 Ajuda on-line pode ser útil
Enfermeira, acesse a internet, vá até cirurgia.com e clique no ícone ‘Você está totalmente perdido’.

14 Previsão e otimização podem ser complexas
Come on! It can‘t go wrong every time... Vamos lá, não podemos errar todas...

15 Escolha atributos significativos para sua área
Qual é o meu?

16 Mas eu continuo não entendendo as mulheres.
Matemática não é tudo Mas eu continuo não entendendo as mulheres.

17 Então, para não acontecer isso ...

18 Bons Softwares dependem de bons Processos !!!
Precisamos entender que ... Bons Softwares dependem de bons Processos !!! ... Principalmente na área da saúde !!!

19 Desta forma a reengenharia de software no SPA está intimamente atrelada a reengenharia de processos em todas as áreas da empresa

20 Todo o projeto terá alguns parâmetros orientadores:
a) Normas e Resoluções ANS b) Normas e Resoluções de órgãos reguladores / fiscalizadores c) Direcionamento do Planejamento estratégico da empresa d) Direcionamento nas Dimensões de qualidade da Consulta Pública nº 36 da ANS e) Normas e diretivas de sigilo, confidencialidade, segurança e qualidade da informação em saúde, como exemplo SBIS/CFM f) Normas ABNT / ISO de Informática em Saúde

21 O processo de “reengenharia” no SPA está dividido em duas frentes de trabalho:
1) Criação/Revisão de processos e fluxos de trabalho (pelas áreas da empresa) 2) Remodelagem e redesenvolvimento de software de gestão e serviços informatizados baseada no processos e fluxos de trabalho criados/revistos (pela TI e Fábrica de Software)

22 Que deve contar com o apoio direto ou indireto de:
1) Fábrica de Software 2) Especialistas e consultorias em Informática em Saúde 3) Órgãos de padronização da Informática em Saúde, como ISO, ABNT, HL7, SBIS, OpenEHR etc. 4) Consultorias e especialistas em processos na área da saúde, administrativos, médicos, e outros. 5) Consultorias e Prestadores de serviços já parceiros do SPA. 6) Equipe da Qualidade da Informação em Saúde (EQIS), em conjunto com a Gestão do SPA.

23 O importante é entender que para este projeto ser um sucesso é preciso:
1) Ter conhecimento do negócio 2) Ter capacidade técnica (Negócio e Métodos) 3) Visão e entendimento das tendências de mercado 4) Visão e entendimento das tendências de novas regulações e normativas do mercado 5) Ter métodos

24 O que é uma Fábrica de Software ?
Como funciona uma Fábrica de Software ?

25 Exemplo de processo em uma Fábrica de Automóveis
Definição Design/Projeto Especificação Técnica Linha de Montagem Testes Vendas

26 Bem pensado, elaborado, especificado e executado
Se todo o processo for : Bem pensado, elaborado, especificado e executado Resultado Se não ... Resultado

27 O mesmo critério e prática serve para projetos com as Fábricas de Software
A Fábrica de Software em nosso projeto fará o papel de “linha de montagem”, pois o negócio, a definição dos modelos e processos, especificidades e levantamentos de requisitos será de responsabilidade do SPA

28 Fornecedores / Prestadores Inteligência, Gestão e Operação
Modelo para a Saúde Conectada Laboratórios Clínicas Fornecedores / Prestadores Hospitais Internet Pacientes / Beneficiários Associadas Médicos / Auditores Datacenter (SPA - Saúde) Inteligência, Gestão e Operação

29 Iniciaremos com módulos do sistema de gestão
Sistema Contábil (em andamento) TUSS – Serviços de Terminologia ( a partir de 05/10/2011) Sistema de Gestão de RH (a definir) Contas Médicas (a definir) Demais módulos, conforme prioridade a ser definida Depois com módulos adicionais e interoperabilidade Módulos do conceito de saúde conectada Interoperabilidade com sistemas internos e externos (RES/TISS/Serviços para Prestadores/Associadas) Inteligência da Informação em Saúde (BI / Sistema de alertas), com base em artefatos de informática em saúde, ANS, MS, DATASUS, NCQA etc.

30 Sistemas Legados Sistema SIGSPA continua até a finalização da reegenharia Serviços WEB / Extranet continuam até a finalização da reengenharia - Portal TISS / Conectividade Gerenciador de Solicitações ... Cuidados ... Equipe TI SPA e Smart Documentação de sistema legado As demais áreas da empresa terão que se organizar quanto ao início de suas reengenharias, dentro do prazo de desenvolvimento dos primeiros módulos já contratados

31 “A Área da Saúde é muito complexa !!!”
“Sistemas de Informação em Saúde, são muito complexos e difíceis de se construir !!!”

32 Ensinamentos Conhecimento Sabedoria

33 “Knowledge is knowing that a tomato is a fruit
“Knowledge is knowing that a tomato is a fruit. Wisdom is not putting tomatoes in a fruit salad.” Peter Kay “Conhecimento é saber que um tomate é uma fruta. Sabedoria é não colocar tomates numa salada de frutas.”

34 Projeto Reengenharia Processos e Software Definição, Escopo e Ações
Obrigado Eduardo Mugnai Gerente de TI SPA - Saúde Relator GT1 – Modelos para representar a informação em saúde ABNT CEE 78 – Informática em Saúde


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