A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Dicas” para o Supervisor de Ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Dicas” para o Supervisor de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 “Dicas” para o Supervisor de Ensino

2 Ajudando o Diretor de Escola
Documentos do Prontuário do Aluno Impresso de inscrição de matrícula – com foto Preenchido com o máximo de clareza e de dados; Não deve conter rasuras; O aluno deve assinar o requerimento de matrícula; A matrícula deve ser deferida pelo Diretor. Colocar aqui a ficha Individual do Aluno, com foto e notas ou menções

3 Ajudando o Diretor de Escola
3 – documentos escolares do aluno: cópia reprográfica do Certificado e histórico escolar do Ensino Médio - dependendo da época é o Colegial/ 2º grau, etc.; o Certificado e Histórico devem conter o Visto-confere – se o curso foi realizado até 1981; publicação em lauda no DOE, se o curso foi realizado até 2000 e GDAE se o curso foi realizado a partir de 2001; se o aluno do curso técnico não terminou o Ensino Médio deverá apresentar a cópia reprográfica do Ensino Fundamental/1º Grau ou ginásio (dependendo da época em que terminou) – o aluno deverá matricular-se no Ensino Médio, pois só receberá o Diploma de Técnico depois de haver terminado o Ensino Médio; se o aluno apresentar comprovante e matrícula no Ensino Médio também é válido para a matrícula; se o aluno eliminou, em outra escola, ou em exames profissionalizantes, disciplinas do curso técnico em questão, deve deixar na escola o comprovante original da eliminação de disciplinas; requerimento de aproveitamento de estudos assinado pelo requerente e deferido pelo Diretor, quando for o caso; requerimento de avaliação de competências assinado pelo requerente e deferido pelo Diretor.

4 Ajudando o Diretor de Escola
4 – Documentos pessoais do aluno RG – cópia CPF – cópia Certidão de Nascimento ou de Casamento Certidão de Reservista – cópia - se for do sexo masculino e tiver até 45 anos de idade Título de eleitor - cópia – pode ser cópia do protocolo ou do comprovante de votação (necessário apenas do número e de um comprovante do número) comprovante de residência (se possível, com o número do CEP)

5 Ajudando o Diretor de Escola
5 – Outros documentos a segunda via do Contrato de Prestação de Serviço da Escola a segunda via do Anexo ao Contrato (quando houver) 6 –Estágio Profissional Supervisionado Quando estiver no Plano de Curso ou sempre, se estiver na Lei regulamentadora da profissão. 7 - Diversos recibos – sempre as segundas vias outros documentos pertinentes ao aluno Depois que o aluno concluiu o curso todo o prontuário deverá ir para o Arquivo Permanente para que, se necessário, possa ser conferido a qualquer momento.

6 Antes de imprimir o Certificado ou Diploma os seguintes dados
Depois que o aluno concluiu o curso todo o prontuário deverá ir para o Arquivo Permanente para que, se necessário, possa ser conferido a qualquer momento. Antes de imprimir o Certificado ou Diploma os seguintes dados devem ser conferidos com o que está na tela do computador : 1.nome do concluinte – conferir com o nome no RG e na Certidão de Nascimento ou Casamento; se for do sexo feminino, verificar se houve mudança de nome, se há averbação de divórcio, se voltou a ter o nome de nascimento, etc.. 2.número da Cédula de Identidade ou Registro Geral – RG – verificar se há dígitos, qual o estado da Federação em que foi expedido o documento – atenção: muitas vezes, ao matricular-se o aluno entrega outro documento que não o RG e onde não são lançados os dígitos. Por esse motivo é importante conferir com o Impresso de matrícula e com a cópia do RG que deve estar no prontuário do aluno; 3.data e local de nascimento: conferir com o máximo cuidado, pois, por engano, pode ser digitado o local de expedição do RG como local de nascimento, data de expedição do RG como data de nascimento; 4.local e data dos estudos anteriores: verificar nos documentos comprobatórios da escolaridade do aluno; 5.notas: conferir com as notas lançadas na Ficha Individual e com as notas das provas; 6.nome do concluinte no Termo de Expedição do documento - deve ser o mesmo do Certificado ou Diploma;

7 Diretora de Escola Diretor de Escola
Nota Importantíssima: quando utilizar um documento já digitado e fizer as “colagens”, conferir se os dados anteriores foram devidamente deletados.   Após tal conferência, imprimir os documentos. Depois de impressos e de nova conferência, assinados pela Secretária ou Secretário da Escola, o Diretor deverá assinar. Diretora de Escola Diretor de Escola

8 Lembretes para o Supervisor de Ensino
Data: ____/____/_____. Nome da Escola___________________________________________________ Diretoria de Ensino_________________________________________________ Nome do Supervisor________________________________________________ O que verificar na escola particular em relação aos cursos técnicos 1 – Verifique o Regimento Escolar, principalmente a parte referente à avaliação. 2 – O Regimento Escolar tem de estar de acordo com a legislação vigente e não de acordo com o que o Supervisor de Ensino deseja, isto é, o Regimento tem que ser abrangente sem muitos detalhes, sem citar número de leis, decretos, etc.. Pode citar a Lei maior: 9.394/96 – LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional. 3 – Leia o Plano de Curso – atenção: apenas os cursos técnicos e especializações técnicas têm Plano de Curso. 4 – Pergunte se o Plano de Curso está inserido no CNCT – Cadastro nacional de cursos Técnicos do MEC (atualmente está fora do ar) 5 – Veja se as organizações curriculares, calendários, Plano Escolar foram entregues à Diretoria de Ensino e já estão homologados. 6 – Procure saber se os concluintes já foram inseridos no GDAE – Gestão Dinâmica Administrativa Escolar. 7 – Verifique também se o curso aprovado foi inserido no GDAE (tem que colocar o número do ato legal/ datas que aprovou o curso ou cursos) 8 – Se for o caso, visite os laboratórios, veja se há computadores suficientes para o curso proposto, se o calendário está sendo cumprido. 9 – Estude os impressos de Estágio, se ao preencher tais impressos o aluno está retratando as atividades desenvolvidas no estágio. 10 – Proponha medidas saneadoras, isto é, coloque em Termo de Visita o que espera que a escola faça para que o ensino aprendizagem seja eficiente, para que a legislação seja cumprida. 11 – Veja o projeto pedagógico da escola. Se a escola não tem um, oriente para que escrevam sobre o que está ocorrendo na escola, quais as conquistas do ano anterior e o que está projetado para o ano presente e o próximo em relação ao atendimento dos alunos, avaliação, etc.. 12 – Lembre-se: a síntese do projeto pedagógico ou proposta pedagógica deve ser apresentada no Plano Escolar anual para que o mesmo seja homologado.

9 ATENÇÃO Aproveitamento de estudos: para matrícula nos cursos técnicos aproveita-se estudos de cursos técnicos. Se o matriculando tem curso superior ou habilidades e competências na área do curso técnico, pode requerer Avaliação de competências. Para entender bem leia o Parecer CEE Nº 136/07 A denominação dos cursos na vigência de uma determinada legislação não deve ser mudada para os documentos expedidos depois só porque a dita legislação foi revogada. Exemplo: se na época dos estudos o curso era Habilitação Profissional de Técnico em Gerenciamento os documentos do aluno serão expedidos sempre com esta denominação. Os alunos que estão fazendo o mesmo curso atualmente estão sob outra legislação e nos documentos deverá ser escrito Habilitação Profissional técnica de nível médio de Técnico em Administração. Diploma e Certificado: parecer CFE Nº. 400/90: “ Em nossa linguagem educacional brasileira diploma se refere a uma titulação profissional e certificado a uma situação escolar.”


Carregar ppt "“Dicas” para o Supervisor de Ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google