A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pesquisa. A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pesquisa. A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE),"— Transcrição da apresentação:

1 A Pesquisa

2 A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE), em duas vistas. A antiga e a nova sede do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina.

3 Organização Antiga versus Nova Realidade A pesquisa consumiu mais de 30 anos. Além de mais de mil livros específicos das áreas em estudo, conseguiu reunir em uma coleção de mais de 20 mil recortes de jornais e revistas do Brasil e do exterior, abrangendo notícias, reportagens, análises e artigos científicos. Um acervo singular que, em 2006, leva o Diário de Pernambuco a realizar reportagem a respeito. Sem esse apoio, principalmente do Diário de Pernambuco, que abriu seus arquivos e disponibilizou informações de quase dois séculos, Muniz reconhece que a pesquisa seria inviável. O acervo foi consideravelmente ampliado, a partir da década de 1990, com o advento da internet. É possível agora acessar diretamente não apenas os principais jornais e revistas do Mundo. O acesso às informações mundiais chega ao infinito a partir de recursos como o site de pesquisas Google e a enciclopédia virtual Wikipédia. Instrumentos valiosíssimos, qualquer informação é disponibilizada na tela do monitor em décimos de segundo. Ficaram também acessíveis os arquivos de órgãos como a ONU, suas Agências Especializadas, FMI e Banco Mundial; dos governos nacionais, bancos centrais e universidades; de empresas transnacionais; e de importantes fundações, institutos e ONGs, como SIPRI e Greenpeace, entre muitas. A metodologia usada foi justamente esta: cotejar as teorias e doutrinas, que estão nos livros sobre o Estado e sua organização, com a realidade prática dos povos.

4 A Lógica de Aristóteles e Bacon e a Dúvida metodológica de Descartes são básicas no processo. Quando se afirma que a Federação, os Três Poderes e o Presidencialismo são eficazes para a administração dos povos, a Dúvida impõe: será que é VERDADE? Quando se diz que o Regime Representativo realiza a Democracia, será que realiza? Ou faz a opressão? A partir dos estudos de Darwin, Marx e McLuhan, em campos diferentes, Muniz considera que o conceito evolucionista deve ser aplicado à ordem política dos povos. Os atuais modelos de organização política – Três Poderes, Presidencialismo, Federação, Monarquia etc. – vêm de séculos atrás. Será que servem para o mundo atual, para as novas realidades, as novas sociedades? Com base na teoria existente e na realidade mundial, a conclusão diz que a atual Organização Política dos povos, no âmbito internacional e dentro dos países, está superada, em desacordo com a nova sociedade global que se formou. Não serve para hoje e faliu. É causa da imensa crise mundial. Deve ser substituída por novos tipos de organização. Mas a grande contribuição não deve vir apenas de políticos, cientistas, empresários, jornalista, professores e estudantes. Todos os cidadãos devem participar, criar, sugerir novos modelos de organização para os Estados e para uma nova Ordem Mundial. Será a solução para a imensa crise que envolve os povos e para a construção de uma nova civilização.

5 O ESTADO MUNDIAL A Revolução Continua Pedro Muniz Impresso pela Editora LivroRápido Endereço: Rua Dr. João Tavares de Moura, 57 / 99 – Peixinhos – Olinda – PE - Brasil Este Folheto foi produzido por León Costa, com a supervisão de Alberto Gui e Jota Mendes. Projeto gráfico de Andrei Quirino. Títulos e textos compostos em Tempus Sans ITC. Imagens pesquisadas e digitalizadas por Ded Gui. Impresso pela Editora LivroRápido em dezembro de 2009, e atualizado em Versão em Inglês: professor Gustavo Gouveia. – Telefone: (***)

6 Fim The end Fin Fine Ende Конец نهاية Τέλος...


Carregar ppt "A Pesquisa. A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google