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{ Formação social da sociedade brasileira. Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque de Holanda Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque.

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Apresentação em tema: "{ Formação social da sociedade brasileira. Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque de Holanda Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque."— Transcrição da apresentação:

1 { Formação social da sociedade brasileira

2 Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque de Holanda Desterrados em sua própria terra. Sérgio Buarque de Holanda Realidade americana e a vontade dos brasileiros de se fazerem europeus. Realidade americana e a vontade dos brasileiros de se fazerem europeus. Dois brasis: moderno e atrasado; Dois brasis: moderno e atrasado; Elementos da constituição social brasileira

3 Localização geográfica de Portugal na Península Ibérica, tornou-o uma nação plástica, pois estava entre a Europa e a África. Localização geográfica de Portugal na Península Ibérica, tornou-o uma nação plástica, pois estava entre a Europa e a África. Portugal apresentou-se como um local com grande capacidade adaptação. Portugal apresentou-se como um local com grande capacidade adaptação. Se formou como um indivíduo menos preconceituoso em relação aos outros povos e culturas. Se formou como um indivíduo menos preconceituoso em relação aos outros povos e culturas. Detinham a cultura da personalidade: espírito aventureiro. Detinham a cultura da personalidade: espírito aventureiro. O COLONIZADOR

4 A ideia de organização, de sociedade, de comunidade e instituição não era uma marca do pensamento ibérico. A ideia de organização, de sociedade, de comunidade e instituição não era uma marca do pensamento ibérico. ESTRUTURA SOCIAL: falta de coesão, fluidez e displicência. ESTRUTURA SOCIAL: falta de coesão, fluidez e displicência. Prevalecia a ética do mérito pessoal, baseado no carisma. Prevalecia a ética do mérito pessoal, baseado no carisma. O Estado se formou baseado em pessoas, não em regras ou instituições impessoais. O Estado se formou baseado em pessoas, não em regras ou instituições impessoais.

5 Sérgio Buarque de Holanda analisa pares tipológicos sobre o caráter dos colonizadores, tais como: Sérgio Buarque de Holanda analisa pares tipológicos sobre o caráter dos colonizadores, tais como: AVENTUREIRO / SEMEADOR : ideal de aventura e conquistas fáceis. AVENTUREIRO / SEMEADOR : ideal de aventura e conquistas fáceis. TRABALHADOR /LADRILHADOR: trabalha sistematicamente para construir algo. TRABALHADOR /LADRILHADOR: trabalha sistematicamente para construir algo. A colonização portuguesa na América se processou a partir de valores de aventura, desleixo e abandono. A colonização portuguesa na América se processou a partir de valores de aventura, desleixo e abandono. Não houve, conforme o crítico, um planejamento metódico e global. Não houve, conforme o crítico, um planejamento metódico e global.

6 Representaram a mentalidade lusitana a respeito do Brasil. Representaram a mentalidade lusitana a respeito do Brasil. Chamados soldados da fortuna, ou seja, a busca pela riqueza era muito mais bem-vindas ao colono do que o trabalho rotineiro e organizado. Chamados soldados da fortuna, ou seja, a busca pela riqueza era muito mais bem-vindas ao colono do que o trabalho rotineiro e organizado. O bandeirantismo era uma resposta do colono às dificuldades naturais da colonização. O bandeirantismo era uma resposta do colono às dificuldades naturais da colonização. Os bandeirantes

7 A própria agricultura colonial era um exemplo disso, pois não houve tentativa sistemática de dominar a terra. A própria agricultura colonial era um exemplo disso, pois não houve tentativa sistemática de dominar a terra. O colonizador se apoiou em trabalho escravo, conhecimento indígena e terra vasta. O colonizador se apoiou em trabalho escravo, conhecimento indígena e terra vasta. o português vinha buscar riqueza que custa ousadia e não riqueza que custa trabalho. o português vinha buscar riqueza que custa ousadia e não riqueza que custa trabalho. Retirar o que fosse lucrativo [...] Retirar o que fosse lucrativo [...] ânsia de prosperidade sem custo, de título honoríficos, de posições e riquezas fáceis [...] não é bem mais uma das manifestações mais cruas do espírito de aventura? ânsia de prosperidade sem custo, de título honoríficos, de posições e riquezas fáceis [...] não é bem mais uma das manifestações mais cruas do espírito de aventura?

8 No livro Raízes do Brasil, algumas consequências da colonização e do tipo social do português. P.03 No livro Raízes do Brasil, algumas consequências da colonização e do tipo social do português. P.03 As cidades espanholas apresentaram um metódico empreendimento de dominação do espaço. Arquitetura racional, com praças e ruas bem dispostas. As cidades espanholas apresentaram um metódico empreendimento de dominação do espaço. Arquitetura racional, com praças e ruas bem dispostas. As cidades portuguesas revelam o contrário, pois os monarcas lusitanos não queriam realizar na América uma extensão de seu reino. As cidades portuguesas revelam o contrário, pois os monarcas lusitanos não queriam realizar na América uma extensão de seu reino. Permaneceram no litoral; Permaneceram no litoral;

9 Os traços marcantes da formação social brasileira tem perpetuado seu traço por meio da família patriarcal. Os traços marcantes da formação social brasileira tem perpetuado seu traço por meio da família patriarcal. A família é desde o século XVI o grande fator colonizador no Brasil. FREYRE, Gilberto.A família é desde o século XVI o grande fator colonizador no Brasil. FREYRE, Gilberto. É da grande família patriarcal, latifundiária e escravista que vamos herdar algo do mandonismo que persiste em nossas relações. É da grande família patriarcal, latifundiária e escravista que vamos herdar algo do mandonismo que persiste em nossas relações. A família patriarcal representava o mundo do poder na época colonial. A família patriarcal representava o mundo do poder na época colonial. FAMÍLIA PATRIARCAL

10 De acordo com Gilberto Freyre, foi lá que o sadismo, a passionalidade e mesmo certa irracionalidade no trato se formou, forjou e fincou raízes em nossa sociedade. De acordo com Gilberto Freyre, foi lá que o sadismo, a passionalidade e mesmo certa irracionalidade no trato se formou, forjou e fincou raízes em nossa sociedade. Se formou o hábito de enxergar o mundo da porteira para fora, isto é, com olhares de dono do poder e da situação. Se formou o hábito de enxergar o mundo da porteira para fora, isto é, com olhares de dono do poder e da situação. Se erigiu uma nação de conquistadores, que perdiam de vista o poder do Estado, tomando em suas mãos o fazer a sua própria justiça e moral. Se erigiu uma nação de conquistadores, que perdiam de vista o poder do Estado, tomando em suas mãos o fazer a sua própria justiça e moral. FAMÍLIA PATRIARCAL

11 A ideia atual de poder muito se deve a família patriarcal. A ideia atual de poder muito se deve a família patriarcal. A cultura brasileira foi caracterizada pelo mandonismo, personalismo e particularismo. A cultura brasileira foi caracterizada pelo mandonismo, personalismo e particularismo. FAMÍLIA PATRIARCAL

12 Jornalista e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Tentou interpretar o Brasil, sua estrutura social e política, a partir das raízes históricas nacionais. Foi jornalista e tornou-se amigo dos principais representantes do Modernismo, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, e passou a escrever em revistas ligadas ao movimento. Trabalhou em agências de notícias internacionais e diversos órgãos da imprensa brasileira, como o Jornal do Brasil e a Folha de S. Paulo, durante muitos anos da sua vida. Catedrático de história e aposentou-se em foi casado e teve sete filhos. Sérgio Buarque de Holanda ( )

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14 Não se trata de pessoas polidas e educadas. Não se trata de pessoas polidas e educadas. A cordialidade, como marca do brasileiro, seria uma defesa contra a impessoalidade. A cordialidade, como marca do brasileiro, seria uma defesa contra a impessoalidade. O homem cordial teria sempre a mania de tornar tudo informal e aconchegante. O homem cordial teria sempre a mania de tornar tudo informal e aconchegante. O português brasileiro seria cheio de inhos, diminutivos para tornar até os objetos em coisa íntima. O português brasileiro seria cheio de inhos, diminutivos para tornar até os objetos em coisa íntima. A ética do convívio social seria a emoção, os sentimentos. A ética do convívio social seria a emoção, os sentimentos. A ideia de administração pública é baseada na familiaridade, nas amizades, nos acordos pessoais. A ideia de administração pública é baseada na familiaridade, nas amizades, nos acordos pessoais.

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16 Não existe solidez de pensamento, estando o indivíduo sempre pronto a abandonar suas convicções, ideias e gestos por quaisquer novas correntes de pensamento que aparecem. Não existe solidez de pensamento, estando o indivíduo sempre pronto a abandonar suas convicções, ideias e gestos por quaisquer novas correntes de pensamento que aparecem. Essa cordialidade minaria a força da democracia. Essa cordialidade minaria a força da democracia. Seria a mais responsável pela falta de solidez com uma essência de patrimonialismo. Seria a mais responsável pela falta de solidez com uma essência de patrimonialismo. O homem cordial

17 O conceito abarca, ao contrário do que parece, aspectos negativos à vida civilizada e para uma sociedade que busca ampliar a democracia. Dentre os aspectos da cordialidade à moda brasileira estaria a tendência de evitar o conflito aberto. No facebook, o aspecto da cordialidade ligada a busca do não conflito. Adjetivos como lindo, maravilhoso e perfeito são usados à torto e à direito na busca de uma relação menos conflituosa. A racionalidade parece ser deixada de lado e as discussões praticamente inexistem. No facebook, o coração passa a ser o guia das conversas... Ao entrar no face, não esqueça de se despir da razão... seja cordial à lá Holanda.

18 Responder questões da apostila página 6-7; Responder questões da apostila página 6-7; Sendo que a parte ponto de vista é pra explanar em forma de produção textual no caderno. p.06 Sendo que a parte ponto de vista é pra explanar em forma de produção textual no caderno. p.06 AGENDA Sociologia

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