A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação social da sociedade brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação social da sociedade brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Formação social da sociedade brasileira

2 Elementos da constituição social brasileira
“Desterrados em sua própria terra”. Sérgio Buarque de Holanda Realidade americana e a vontade dos brasileiros de se fazerem europeus. Dois “brasis”: moderno e atrasado;

3 O COLONIZADOR Localização geográfica de Portugal na Península Ibérica, tornou-o uma nação plástica, pois estava entre a Europa e a África. Portugal apresentou-se como um local com grande capacidade adaptação. Se formou como um indivíduo menos preconceituoso em relação aos outros povos e culturas. Detinham a cultura da personalidade: espírito aventureiro.

4 A ideia de organização, de sociedade, de comunidade e instituição não era uma marca do pensamento ibérico. ESTRUTURA SOCIAL: falta de coesão, fluidez e displicência. Prevalecia a ética do mérito pessoal, baseado no carisma. O Estado se formou baseado em pessoas, não em regras ou instituições impessoais.

5 AVENTUREIRO / SEMEADOR : ideal de aventura e conquistas fáceis.
Sérgio Buarque de Holanda analisa pares tipológicos sobre o caráter dos colonizadores, tais como: AVENTUREIRO / SEMEADOR : ideal de aventura e conquistas fáceis. TRABALHADOR /LADRILHADOR: trabalha sistematicamente para construir algo. A colonização portuguesa na América se processou a partir de valores de aventura, desleixo e abandono. Não houve, conforme o crítico, um planejamento metódico e global.

6 Os bandeirantes Representaram a mentalidade lusitana a respeito do Brasil. Chamados “soldados da fortuna”, ou seja, a busca pela riqueza era muito mais bem-vindas ao colono do que o trabalho rotineiro e organizado. O bandeirantismo era uma resposta do colono às dificuldades naturais da colonização.

7 A própria agricultura colonial era um exemplo disso, pois não houve tentativa sistemática de dominar a terra. O colonizador se apoiou em trabalho escravo, conhecimento indígena e terra vasta. “o português vinha buscar riqueza que custa ousadia e não riqueza que custa trabalho.” Retirar o que fosse lucrativo [...] “ânsia de prosperidade sem custo, de título honoríficos, de posições e riquezas fáceis [...] não é bem mais uma das manifestações mais cruas do espírito de aventura?”

8 No livro “Raízes do Brasil”, algumas consequências da colonização e do tipo social do português. P.03 As cidades espanholas apresentaram um metódico empreendimento de dominação do espaço. Arquitetura racional, com praças e ruas bem dispostas. As cidades portuguesas revelam o contrário, pois os monarcas lusitanos não queriam realizar na América uma extensão de seu reino. Permaneceram no litoral;

9 FAMÍLIA PATRIARCAL Os traços marcantes da formação social brasileira tem perpetuado seu traço por meio da família patriarcal. “A família é desde o século XVI o grande fator colonizador no Brasil.” FREYRE, Gilberto. É da grande família patriarcal, latifundiária e escravista que vamos herdar algo do mandonismo que persiste em nossas relações. A família patriarcal representava o mundo do poder na época colonial.

10 FAMÍLIA PATRIARCAL De acordo com Gilberto Freyre, foi lá que o sadismo, a passionalidade e mesmo certa irracionalidade no trato se formou , forjou e fincou raízes em nossa sociedade. Se formou o hábito de “enxergar o mundo da porteira para fora”, isto é, com olhares de dono do poder e da situação. Se erigiu uma nação de conquistadores, que perdiam de vista o poder do Estado, tomando em suas mãos o fazer a sua própria justiça e moral.

11 FAMÍLIA PATRIARCAL A ideia atual de poder muito se deve a família patriarcal. A cultura brasileira foi caracterizada pelo mandonismo, personalismo e particularismo.

12 Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982)
Jornalista e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Tentou interpretar o Brasil, sua estrutura social e política, a partir das raízes históricas nacionais. Foi jornalista e tornou-se amigo dos principais representantes do Modernismo, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade, e passou a escrever em revistas ligadas ao movimento. Trabalhou em agências de notícias internacionais e diversos órgãos da imprensa brasileira, como o “Jornal do Brasil” e a “Folha de S. Paulo”, durante muitos anos da sua vida. Catedrático de história e aposentou-se em foi casado e teve sete filhos.

13

14 Não se trata de pessoas polidas e educadas.
A cordialidade, como marca do brasileiro, seria uma defesa contra a impessoalidade. O homem cordial teria sempre a mania de tornar tudo informal e aconchegante. O português brasileiro seria cheio de “inhos”, diminutivos para tornar até os objetos em coisa íntima. A ética do convívio social seria a emoção, os sentimentos. A ideia de administração pública é baseada na familiaridade, nas amizades, nos acordos pessoais.

15

16 O homem cordial Não existe solidez de pensamento, estando o indivíduo sempre pronto a abandonar suas convicções, ideias e gestos por quaisquer novas correntes de pensamento que aparecem. Essa “cordialidade” minaria a força da democracia. Seria a mais responsável pela falta de solidez com uma essência de patrimonialismo.

17  O conceito abarca, ao contrário do que parece, aspectos negativos à vida civilizada e para uma sociedade que busca ampliar a democracia. Dentre os aspectos da cordialidade à moda brasileira estaria a tendência de  evitar o conflito aberto. No facebook, o aspecto da cordialidade ligada a busca do não conflito. Adjetivos como “lindo”, “maravilhoso” e “perfeito” são usados “à torto e à direito” na busca de uma relação menos conflituosa. A racionalidade parece ser deixada de lado e as discussões praticamente inexistem. No facebook, o coração passa a ser o guia das conversas... Ao entrar no face, não esqueça de se despir da razão... seja cordial à lá Holanda.

18 AGENDA Sociologia Responder questões da apostila página 6-7;
Sendo que a parte “ponto de vista” é pra explanar em forma de produção textual no caderno. p.06

19


Carregar ppt "Formação social da sociedade brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google