A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Na Inglaterra do séc. XVIII, verificaram-se importantes transformações ao nível da indústria, resultantes da aplicação da máquina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Na Inglaterra do séc. XVIII, verificaram-se importantes transformações ao nível da indústria, resultantes da aplicação da máquina."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

2

3 Na Inglaterra do séc. XVIII, verificaram-se importantes transformações ao nível da indústria, resultantes da aplicação da máquina a vapor aos engenhos mecânicos das manufacturas. A esse processo dá-se o nome de Revolução Industrial.

4 CONDIÇÕES DA PRIORIDADE INGLESA: Condições políticas – Na Inglaterra existia um regime político, o parlamentarismo, dominado pela nobreza e burguesia. Estes dois grupos levaram o Parlamento a libertar o comércio, artesanato e agricultura de todos os entraves.

5 Condições sociais e demográficas - Concorrência entre a nobreza e a burguesia, que estavam dispostas a investir e a concorrer entre si; -Aumento da mão-de-obra disponível, devido à libertação pela Revolução Agrícola e ao aumento demográfico; - Concentração urbana, devido ao êxodo rural provocado pela Revolução Agrícola.

6 Condições económicas - Abundância de capitais, provenientes da Revolução Agrícola e dos investimentos no comércio colonial; - A Inglaterra possuía um grande mercado, quer interno, quer externo (colónias).

7 Condições naturais - Abundância de matérias-primas, quer locais (lã, ferro e hulha ou carvão mineral), quer coloniais (algodão);

8 - Vasta rede de comunicações: bons portos; rios navegáveis, que foram ampliados com canais; construção de estradas. Tudo isto permitia ligar as zonas mineiras, industriais e os portos.

9 Condições técnicas - Abundância de inventos. Os principais progressos técnicos Indústria têxtil AnoInventoInventor 1733Lançadeira volante (máquina de tecer)John Kay 1764 Spinning-jenny (roda de fiar/fiação automática)James Hargreaves 1784Tear mecânicoEdmund Cartwright Indústria metalúrgica AnoInventoInventor 1709Fabrico de ferro pelo método do coqueAbraham Darby 1739Fabrico do aço fundidoMuntsman Outras AnoInventoInventor 1711Bomba a vaporThomas Newcomen 1765/67Máquina a vaporJames Watt

10

11 A máquina a vapor de James Watt foi o motor da Revolução Industrial.

12 SECTORES DE ARRANQUE: Indústria têxtil O arranque da indústria deu-se, em primeiro lugar, no sector têxtil algodoeiro, que começou por usar primeiro a força da água e depois a máquina a vapor.

13 Indústria metalúrgica O outro sector de arranque da industrialização foi o sector metalúrgico, embora um pouco mais lento (a partir de 1830). O seu desenvolvimento foi estimulado pela divulgação da máquina a vapor e também pelo desenvolvimento das máquinas agrícolas e dos transportes.

14 ALTERAÇÕES NO REGIME DE PRODUÇÃO: Aparecimento das fábricas: concentravam uma grande quantidade de equipamento e de mão de obra.

15 Modificação da paisagem: apareceu a poluição; as cidades conheceram um grande crescimento.

16 Quantidade e tipo de produção: aumentou rapidamente e apareceu um novo tipo de equipamento. Manufactura (trabalho manual) Maquinofactura (trabalho com máquinas)

17 Funções dos operários Artesão Trabalhador especializado Operário Vigilante de máquinas


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Na Inglaterra do séc. XVIII, verificaram-se importantes transformações ao nível da indústria, resultantes da aplicação da máquina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google