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FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM
COORDENADORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS  ____________________________________________________________ FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL COMO CENÁRIO ONDE CONTRACENAM A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO/TRABALHADOR DO SUS. Lúcia Arruda

2 INTRODUÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS
Anterior a 2007 Gestão de RH vinculada à área administrativa financeira da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) Ação dos núcleos: Pagamentos e Benefícios, Direitos e Vantagens e Desenvolvimento de Recursos Humanos desvinculada da “gestão e gerência de toda e qualquer relação de trabalho necessária ao funcionamento do sistema” (NOB/RH-SUS)

3 INTRODUÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS
Em 2007 Criação da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – CGTES na estrutura da SESA. CGTES Assessoria NUVEN NUDH NUCIT NUPAB NUDIV

4 INTRODUÇÃO RETRATO DO SETOR SAÚDE NO CEARÁ
Análise do déficit de trabalhadores da saúde no Ceará, 2006 Fonte: SESA LEGENDA: E – Existente N – Necessário D - Déficit

5 INTRODUÇÃO RETRATO DO SETOR SAÚDE NO CEARÁ
Profissionais de Saúde inseridos no SUS através de concurso, Ceará, 2008 Fonte: SESA

6 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
ANTES DA CRIAÇÃO DA CGTES DEPOIS DA CRIAÇÃO DA CGTES 1997 – 2000 FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador 2007 PEPS - Política de Educação Permanente em Saúde 2001 – 2005 PROFAE - Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem 2010 PROFAPS – Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde 2004 – 2007 Pólos de Educação Permanente em Saúde

7 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
PROFAE Foram formados Auxiliares de Enfermagem e Técnicos de Enfermagem. Os cursos foram executados por duas instituições formadoras em todo o Estado do Ceará: ESP-CE e UECE

8 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
FORMAÇÕES COM RECURSOS DOS POLOS Foram formados 902 Técnicos de Enfermagem, 306 Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e 681 Técnicos em Saúde Bucal (TSB). Antigo Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) Antigo Técnico em Higiene Dental (TSB)

9 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
FORMAÇÃO DE ACS Foram formados Agentes Comunitários de Saúde, Etapa Formativa I, em todo o Estado do Ceará. Os cursos foram executados pela ESP-CE.

10 PANORAMA DA FORMAÇÃO SAÚDE PRESSUPOSTOS DA PORTARIA 1996/2007
A Educação Permanente em Saúde deve ser realizada a partir dos problemas enfrentados na realidade, levando em consideração os conhecimentos prévios e as experiências anteriores, propondo que o processo de educação dos trabalhadores se faça a partir da problematização do processo de trabalho. Deve servir para preencher lacunas e transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho. A condução da política de formação passa a ser compartilhada e deve considerar o QUADRILÁTERO da EPS (BRASIL, 2007) POLÍTICAS GESTÃO ENSINO FORMAÇÃO SERVIÇO ATENÇÃO SOCIEDADE CONTROLE SOCIAL SAÚDE

11 CONDUÇÃO DO PROCESSO DA POLÍTICA EPS COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO
PANORAMA DA FORMAÇÃO CONDUÇÃO DO PROCESSO DA POLÍTICA EPS Através COLEGIADO DE GESTÃO REGIONAL (CGR)‏ COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO (CIES)‏ EPS

12 PANORAMA DA FORMAÇÃO Estruturaçã o das CIES e CGR no Estado do Ceará
CGR e CIES SOBRAL CGR e CIES FORTALEZA Estruturaçã o das CIES e CGR no Estado do Ceará Macrorregional de Sobral Macrorregional de Fortaleza Macrorregional do Cariri CGR e CIES CARIRI MACRORREGIÕES

13 PANORAMA DA FORMAÇÃO Passo 1 – Identificação das demandas de formação.
FORMAÇÕES COM RECURSOS DA PEPS Passo 1 – Identificação das demandas de formação. Passo 2 – Elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde. Passo 3 – Pactuação dos recursos por Macrorregião e das instituições formadoras. Passo 4 – Implementação dos cursos. Passo 5 – Monitoramento e acompanhamento dos cursos. Passo 6 – Avaliação dos cursos.

14 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
FORMAÇÕES COM RECURSOS DA PEPS Categoria Recursos 2007 Situação 2008 2009 2010 Técnico de Enfermagem 240 Formados 392 Andamento 120 A iniciar Técnico em Saúde Bucal 450 90 60 Técnico em Radiologia _ 106 Técnico em Sistemas de Informação em Saúde 30 72 Técnico em Cuidados Domiciliares

15 PANORAMA DA FORMAÇÃO HISTÓRICO DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NO CEARÁ
PREVISÃO DE FORMAÇÃO DO PROFAPS Categoria Recursos 2009 Situação 2010 Técnico de Enfermagem - 240 A iniciar Técnico em Saúde Bucal Técnico em Análise Clínica 40 30 Técnico em Citologia Técnico em Hemoterapia Técnico de Vigilância em Saúde 90

16 CONSIDERAÇÕES FINAIS A formação dos profissionais que atuarão no SUS é um componente decisivo para a efetivação da política estadual de saúde, capaz de fortalecer e aumentar a qualidade de resposta do serviço às demandas da população.

17 " A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos" Paulo Freire

18 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Portaria Nº 1.996/2007. Brasília: Ministério da Saúde COSTA, C. C. C. et. al. Curso técnico de enfermagem do PROFAE-Ceará: a voz dos supervisores. Texto contexto - Enfermagem. Florianópolis, v.17, n.4, out./dez CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p , jan./jun FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 165 p. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: (RS): ARTMED; 1999.

19 OBRIGADA!


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