A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, sindicus denominava o procurador escolhido para defender os direitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, sindicus denominava o procurador escolhido para defender os direitos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, sindicus denominava o procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação; no grego, syn- dicos é aquele que defende a justiça. O Sindicato está sempre associado à noção de defesa com justiça de uma determinada coletividade.

3 O que é um Sindicato? Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Surge da necessidade de um grupo de trabalhadores ter uma instituição que os represente. No Brasil, a organização sindical se dá por categorias, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

4 Análise Histórica no Mundo O sindicalismo tem sua origem com a crescente industrialização na Europa verificada a partir do século XVIII, quando se consolidou as duas principais classes no capitalismo: burguesia e proletariado, evidenciando a partir desse momento o antagonismo nos interesses entre elas.

5 Análise Histórica no Mundo Os países da Europa já apresentavam um avanço na exploração capitalista do trabalho, e, é na Inglaterra que aparecem as primeiras experiências de organização dos trabalhadores contra tal exploração. O sindicalismo conviveu com várias concepções em diferentes lugares do mundo. De maneira geral girava em torno da luta política para avançar para além do campo econômico, ou o reformismo do próprio sistema capitalista.

6 Análise Histórica no Brasil A história do sindicalismo no Brasil está ligada às transformações econômicas que aos poucos mudava o eixo de uma economia agrário exportadora cafeeira, para um centro urbano e industrial, a partir dos últimos anos do século XIX. As primeiras formas de organização foram às sociedades de auxílio mútuo e de socorro, logo em seguida surgem as Uniões Operárias, que passaram a se organizar por ramos de atividade.

7 Análise Histórica no Brasil A ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 1930, representou um novo momento para o sindicalismo brasileiro. O aumento das lutas operárias e mesmo o contexto mundial com regime totalitário marcou a busca de controle dos sindicatos por parte do governo, buscando impor um aparelhamento estatal dos sindicatos. Com esse intuito foi criado o Ministério do Trabalho e uma série de normas disciplinadoras. Ainda no período Vargas surgiu à súmula que estabeleceu o sindicato único por categoria. De todas as medidas criadas, esta foi considerada a única que de fato representou alguma vantagem à classe trabalhadora.

8 Análise Histórica no Brasil Com as medidas criadas o governo buscava tornar os sindicatos instrumentos de colaboração de classes, evidentemente coagindo e reprimindo violentamente os opositores. Mas, como é característico da luta operária, nem todos se curvaram, e continuaram as mobilizações e com elas as conquistas. Junto com as lutas sindicais, crescia as mobilizações de massa.

9 Análise Histórica no Brasil O avanço das lutas sindicais atingiu seu ápice nos anos 1960 com imensas manifestações grevistas e a realização do III Congresso Sindical Nacional, onde foi criado o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Em 1977, o movimento operário se inseriu no cenário Político, econômico e social do país, criando na sequência o Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores, promovendo várias greves gerais na década de 1980, participando de movimentos políticos como as Eleições Diretas Já.

10 Análise Histórica no Brasil Na história do sindicalismo podemos destacar a sempre incansável batalha travada pela classe operária para defender os trabalhadores da exploração de que sempre foram alvo. As leis do trabalho, o direito à greve, de se organizarem em sindicatos, de ter um piso salarial, entre outros direitos que hoje existem, foram conquistas pelas quais o movimento sindical fez e ainda faz.

11 - Existem os sindicatos dos trabalhadores e também dos empresários, conhecidos como sindicatos patronais. - Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições pagas pelos trabalhadores representados. - O imposto sindical foi criado em 1940 e a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho em Você sabia que...

12 Objetivos do Sindicato - Defender os interesses jurídicos, econômicos, profissionais, sociais e políticos da categoria; -Promover as Negociações Coletivas de Trabalho (CCT) e incentivar a participação dos trabalhadores na mesma; - Promover ações Judiciais em defesa dos direitos trabalhistas e do cumprimento dos acordos coletivos e individuais da categoria;

13 Objetivos do Sindicato - Realizar atividades como palestras, cursos, ações sociais e outras, voltadas para a qualificação e o aperfeiçoamento profissional da categoria e de seus associados.

14 O que é Central Sindical? É o nome que se dá a uma associação de Sindicatos de Trabalhadores. Possui personalidade jurídica própria e estrutura independente dos sindicatos que a formam. É uma entidade mais forte que um sindicato individual e luta por interesses de várias categorias, participando ativamente da politica sindical do país. A CUT – Central Única dos Trabalhadores é a maior central sindical do país. O SECUA é filiado a CUT.

15 O que é uma Federação Sindical? É uma organização que reúne vários sindicatos. São entidades de segundo grau situadas acima dos sindicatos da respectiva categoria.

16 O que é uma Confederação Sindical? É uma organização sindical que reúne várias Federações Sindicais de uma mesma categoria econômica ou profissional. O SECUA é filiado a CONTRACS - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços.

17 Conheça o SECUA

18 SECUA – Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberlândia e Araguari Fundado em 19/11/1952, representa todos os trabalhadores empregados no comércio atacadista e varejista nos municípios de Uberlândia e Araguari.

19 O Sindicato só é forte, se você acreditar e fizer parte dele, tornando-se associado participando das assembléias, desfrutando dos serviços que ele tem para oferecer e contribuir financeiramente com a taxa assistencial e imposto sindical para manter e ampliar os benefícios oferecidos aos trabalhadores. Sindicato Forte!

20 Sindicato + Trabalhador= União Os sindicatos formaram a maior central sindical da América Latina, a CUT - Central Única dos Trabalhadores e construíram uma história de resistência que mostra resultados efetivos de melhoria de vida do povo trabalhador. Com greves e grandes movimentos os sindicatos tem se mostrado combativos nos momentos em que os direitos dos trabalhadores são ameaçados ou precisam avançar.

21 Sindicato + Trabalhador= União Portanto se associar ao seu sindicato é um ato de identificação. Significa dizer: sou trabalhador e faço parte de uma entidade que me representa, reconheço o meu papel na sociedade e estou disposto a mudar a lógica que o capital impõe aos trabalhadores. Quanto mais associados, mais o sindicato ganha força e maior representatividade entre o sindicato patronal. Por isso prestigie e participe do seu sindicato!

22 Para conhecer mais sobre nossas ações e trabalho assista ao nosso vídeo institucional. Vídeo Institucional

23 Dados do SECUA Conheça nosso site: Sede Uberlândia: Av. Fernando Vilela, 1421 Bairro Osvaldo Rezende - Fone: (34) Sede Araguari: Rua José Carrijo, 366 Centro Fone: (34)

24


Carregar ppt "Origem do Sindicato A palavra sindicato tem raízes no latim e no grego. No latim, sindicus denominava o procurador escolhido para defender os direitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google