A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CURSO: TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA : INSTRUMENTAÇÃO II PERIODO: 6º A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CURSO: TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA : INSTRUMENTAÇÃO II PERIODO: 6º A."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CURSO: TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA : INSTRUMENTAÇÃO II PERIODO: 6º A

2 Felipe Vassalo Rodrigues RGM: Marcio Silva Almeida RGM: 55238

3 Introdução. Características. Diferentes tipos de aplicações industriais. Aspectos construtivos. Tipos de manômetros de coluna de liquido em U e principio de funcionamento. Medidas de Vácuo. Pressão Teorema de Stevin Unidades de pressão. Equação manométrica

4 Os Manômetros são instrumentos utilizados para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.pressão de fluidos Existem dois tipos: líquidos: metálicos:

5 Baixo custo. Não requer manutenção. Não necessitam de calibragens especiais. Possui medições com grande precisão.

6 Verificação de vazamento. Determinação de velocidade de fluxo de ar. Medição de nível de líquidos armazenados

7 Baseados na equação manométrica.equação manométrica Frágeis. Construção simples e de baixo custo. São feitos com tubos de vidros,ou plásticos transparentes,escala graduada e liquido de enchimento.

8 Neste tipo (a), o zero da escala está no mesmo plano que a superfície do liquido quando as pressões P1 e P2 são iguais. A leitura se faz somando a quantidade deslocada a partir do zero dos lados de alta e baixa pressão

9 Neste tipo (b), o ajuste de zero se é feito em relação ao lado da alta pressão. Neste tipo há necessidade de se ajustar o zero da escala a cada mudança de pressão.

10 Neste tipo (c), a leitura é feita a partir do ponto mínimo da superfície do liquido no lado de alta pressão, subtraída do ponto mínimo da superfície do lado de baixa pressão. A leitura pode ser feita medindo o deslocamento do lado de baixa pressão a partir do mesmo nível do lado de alta pressão.

11 Manômetro de tubo reto com reservatório. Manômetro de tubo inclinado com reservatório.

12 Erro de paralaxe na leitura da escala (Operador.) Erro de verticalidade Variação de temperatura entre os diferentes momentos de medidas. Erro de leitura por má visualização da escala. Por efeito de variação de elevação. (P atm local & P atm no momento da calibração) Por efeito de capilaridade

13 Na química, o vácuo é a ausência de matéria (como moléculas e átomos) em um volume de espaço ou energia, pois segundo Albert Einstein o Universo é composto de matéria e energia. Um vácuo energético parcial é expresso em unidades de pressão.

14

15 Pressão atmosférica: Pressão exercida pela atmosfera sobre qualquer superfície, em virtude de seu peso. Equivale ao peso de uma coluna de ar de corte transversal unitário, que se estende desde um nível dado até o limite superior da atmosfera. A pressão atmosférica varia de lugar para lugar e essa variação é causada pela altitude e principalmente pela temperatura. Ao nível do mar e a temperatura de 0 ºC (273,15 K), a pressão atmosférica é de 1 atm. É comum o uso de unidades de pressão não pertencentes ao SI: atmosfera (atm) e milímetros de mercúrio (mmHg). Para exemplificar, temos: 1 atm = 760 mmHg = Pa =14,7lb in 2 ( psi). Pressão barométrica: Pressão exercida pela atmosfera sobre um determinado ponto.

16 Pressão padrão (atmosfera padrão): Medida da pressão atmosférica em condições padrões (ao nível do mar). É equivalente a 1.013,25 milibares, ou 29,92 (inHg), 760(mmHg), 14,7 (lbf/in2) ou psi, ou 1.033(g/cm 2 ). Pressão manométrica ou relativa: Em muitos casos, como na calibração de um pneu, estamos interessados apenas na diferença entre a pressão interna de um reservatório (o pneu) e a pressão externa (o ar, que está na pressão atmosférica local). A essa diferença chamamos pressão manométrica.

17 Pressão absoluta: A pressão absoluta é a pressão total exercida em uma dada superfície, incluindo a pressão atmosférica, quando for o caso. Pressão de vácuo (ou vácuo): É a medida de pressão no sentido contrário a medida da pressão barométrica, isto é, em medida absoluta de pressão, o vácuo absoluto equivale a 0 Pascal ou a 0 psi, como o zero absoluto de temperatura (0° K). A medida de pressão inferior à pressão barométrica (ou atmosférica) pode ser considerada como vácuo.

18 1) Qual a pressão manométrica dentro de uma tubulação onde circula ar se o desnível do nível do mercúrio observado no manômetro de coluna é de 4 mm?

19 2) Calcule a peso g: obs: Considerar o ar incompressível.

20

21 FERNANDES SENAI –CE- CETAFR CONCRID Mecânica dos Fluidos. BRUNETTI, Franco Instrumentação e fundamentos de medidas v.2 Alexandre Balbinot & Valner João Brusamarello

22

23 Força aplicada na direção perpendicular por unidade de área. No sistema (SI),no qual Força é expressa em N e Área em m², a unidade é o Pa (Pascal = N/m²). Lei de Pascal:A pressão em torno de um ponto fluido contínuo, incompressível e em repouso é igual em todas as direções, e ao aplicar-se uma pressão em um de seus pontos, esta será transmitida integralmente a todos os demais pontos.

24 Relaciona as pressões estáticas exercidas por um fluido em repouso com a altura da coluna do mesmo em seu reservatório. A diferença de pressão em dois pontos de um fluido em repouso é igual ao produto do peso especifico pela diferença de altura entre os dois pontos. Vasos comunicantes

25

26 Esta equação relaciona-se as pressões aplicadas nos ramos de uma coluna de medição e altura de coluna do liquido deslocado.A equação apresenta-se como a expressão matemática resultante desta relação:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CURSO: TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA : INSTRUMENTAÇÃO II PERIODO: 6º A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google