A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Learning and Instruction A promessa da aprendizagem multimédia: utilização dos mesmos métodos de design educativo nos diferentes media Docentes: António.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Learning and Instruction A promessa da aprendizagem multimédia: utilização dos mesmos métodos de design educativo nos diferentes media Docentes: António."— Transcrição da apresentação:

1 Learning and Instruction A promessa da aprendizagem multimédia: utilização dos mesmos métodos de design educativo nos diferentes media Docentes: António Quintas-Mendes; Daniela Melaré Vieira Barros Congresso Virtual "Comunicação e Aprendizagem Multimédia" Grupo 3: Sónia Santos Telma Mendonça Margarida Correia Jorge Lousada Daniela Santos Comunicação Educacional | 1º Semestre | 2ª Actividade | 1 a 6 de Junho Richard E. Mayer 1

2 Estudos realizados demonstram que, em média, os alunos que escutam ou lêem explicações transmitidas através de apenas palavras, são incapazes de relembrar a maior parte das ideias principais e de usar a informação transmitida para resolver novos problemas. 2 Introdução Comunicação Educacional

3 Modos verbais (PALAVRAS) 3 VantagensDesvantagens Longa história na educação; As palavras são o que transmitem a informação nas escolas. Baseados numa concepção inadequada de como os alunos aprendem; Visualização da distribuição da informação. Comunicação Educacional Introdução

4 Por outro lado, a aprendizagem multimédia, em que os alunos recebem mensagens com palavras e imagens, pode melhorar a aprendizagem, embora nem sempre isso aconteça, porque também é importante saber analisar as condições em que a adição de fotos promove ou não, uma aprendizagem profunda. 4Comunicação Educacional Introdução

5 IMAGENS + PALAVRAS = 5 Aprendizagem mais profunda dos estudantes Comunicação Educacional Qual é a promessa?

6 Para se cumprir a promessa da aprendizagem multimédia é necessário colocar algumas questões básicas, de modo a se construir um enquadramento teórico 6Comunicação Educacional Qual a importância da tecnologia na promoção da aprendizagem? Qual o papel dos métodos de design para as apresentações multimédia? Os alunos aprendem com mais profundidade a partir de mensagens multimédia do que a partir de mensagens somente verbais? Em que condições é que a junção de imagens às palavras pode ajudar?

7 O que é um recurso educacional multimédia? 7Comunicação Educacional Apresentação que consiste em palavras e imagens. As palavras podem incluir texto escrito ou oral e as imagens podem incluir gráficos estáticos ou gráficos dinâmicos. É concebido para promover a aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa pode ser avaliada através de testes de transferência: conseguir utilizar a informação adquirida para resolver problemas novos.

8 Como é que se processa a aprendizagem multimédia? 8Comunicação Educacional A teoria cognitiva de aprendizagem multimédia baseia-se em três pressupostos: pressuposto dos canais duplos : o sistema humano de processamento da informação inclui canais duplos para o processamento visual/pictórico e auditivo/verbal; pressuposto da capacidade limitada : cada um dos canais tem uma capacidade de processamento limitada; pressuposto do processamento activo : a aprendizagem activa implica a execução de um conjunto coordenado de processos cognitivos.

9 Esquema para uma teoria cognitiva da aprendizagem multimédia 9Comunicação Educacional

10 A conversão, construção e conexão das representações visuais e verbais ocorrem mentalmente através dos processos de: 10Comunicação Educacional selecção - conversão de algumas palavras em representações verbais; organização - construção de modelos coerentes do material verbal e visual; integração - construção de conexões entre os modelos verbais e pictóricos com os conhecimentos prévios. Depois de uma aprendizagem ter sido construída, o seu resultado é armazenado na memória de longo prazo de uma forma que permite ao aluno usá-lo para resolver novos problemas.

11 Métodos de design educacional (com media não interactiva): 11Comunicação Educacional conjugação de palavras e de imagens; exclusão das palavras e das imagens que ficam fora de contexto; colocação em proximidade das palavras e das imagens que se correspondem; palavras expressas em estilo de discurso informal.

12 Os métodos funcionam em toda a media? 12Comunicação Educacional Nos recursos multimédia, há que considerar se a aprendizagem é influenciada principalmente: pela qualidade da concepção pelo tipo de media utilizado pelo modo como o recurso funciona num determinado equipamento.

13 Princípios Quatro princípios que devem estar subjacentes à concepção de um documento multimédia: – Princípio multimédia; – Princípio de coerência; – Princípio de proximidade espacial; – Princípio de personalização. A validade de cada um destes princípios foi verificada em relação a dois media: o livro e o computador 13Comunicação Educacional

14 Princípio Multimédia Os alunos aprendem melhor a partir de documentos com palavras e imagens do que a partir de documentos só com palavras. Texto + Imagens Narração + Animação 14Comunicação Educacional

15 Princípio Multimédia De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia pressuposto do canal duplo Maior probabilidade de utilização dos dois canais: Auditivo / Verbal Visual / Pictórico Palavras + Imagens 15Comunicação Educacional

16 Princípio de Coerência Os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons não relevantes para o assunto são retirados. Texto + ImagensNarração + Animação Texto ou imagens irrelevantes devem ser excluídos Palavras, sons ou imagens irrelevantes devem ser excluídos 16Comunicação Educacional

17 Princípio de Coerência De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia pressuposto da capacidade limitada de processamento. Palavras, imagens ou sons desnecessários Podem interferir com os processos cognitivos Selecção Organização Integração 17Comunicação Educacional

18 Princípio de Coerência Interferem com a SELECÇÃO de informação relevante ORGANIZAÇÃO e INTEGRAÇÃO podem não ocorrer. Informação que não interessa na MEMÓRIA DE TRABALHO 18Comunicação Educacional

19 Princípio de proximidade espacial Os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes se encontram lado a lado Texto + ImagensTexto + Animação 19Comunicação Educacional

20 Princípio de proximidade espacial De acordo com a teoria cognitiva da aprendizagem multimédia. Cada um destes processos ocorre muitas vezes ao longo de uma apresentação multimédia, sendo aplicados segmento a segmento e não à mensagem no seu todo. 20Comunicação Educacional Selecção Organização Integração

21 Princípio de proximidade espacial Palavras e imagens correspondentes perto umas das outras Maior probabilidade de serem retidas simultaneamente na MEMÓRIA de TRABALHO Permite o processo de integração dos modelos verbais e visuais Palavras e imagens correspondentes afastadas umas das outras Alunos utilizam recursos cognitivos para tentarem perceber que palavras se relacionam com que imagens. Processo de integração dificultado. 21Comunicação Educacional

22 Animação com narraçãoAnimação com texto + 36% +116% 22Comunicação Educacional Princípio de personalização Discurso oral Texto escrito

23 Consistente com versão expandida da teoria cognitiva da aprendizagem multimédia 23Comunicação Educacional Princípio de personalização Alunos aprendem através explicação multimédia se texto for em estilo de discurso informal – esforço para compreender o que a outra pessoa diz - estar mais disposto a aceitar as regras que implicam uma conversação Mensagens personalizadas

24 24 Alunos com mensagens personalizadas Comunicação Educacional Princípio de personalização envolverem nos processos cognitivos organizar e ao integrar.

25 Conclusão: A promessa de aprendizagem pela multimédia reside no potencial da utilização de palavras e imagens de forma a promover a aprendizagem significativa. Os princípios do design educativo não mudam necessariamente quando muda o ambiente de aprendizagem. 25Comunicação Educacional

26 Conclusão: adoptando-se uma abordagem centrada no aluno tem-se em conta a natureza da aprendizagem humana. 26Comunicação Educacional o sistema de processamento da informação permanece constante através de diferentes ambientes multimédia.

27 Conclusão: alguns aspectos de um bom design educativo dependem das matérias/dos conteúdos a serem ensinados. 27Comunicação Educacional

28 Conclusão: os estudantes devem ser capazes de manter simultaneamente na memória de trabalho, representações visuais e verbais correspondentes. a aprendizagem não depende dos media, mas do processamento cognitivo do aluno. 28Comunicação Educacional


Carregar ppt "Learning and Instruction A promessa da aprendizagem multimédia: utilização dos mesmos métodos de design educativo nos diferentes media Docentes: António."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google