A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR."— Transcrição da apresentação:

1 O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR

2 Grupo: Grupo: Ana Luzia Braga Ana Luzia Braga Liege Vieira Liege Vieira Rute Ramos Rute Ramos Viviany Cardoso Viviany Cardoso

3 MICHEL SCRIVEN MICHEL SCRIVEN

4 Sobre o autor Michel Scriven nasceu na Austrália Michel Scriven nasceu na Austrália Licenciado em Matemática aplicada e lógica simbólica pela Universidade de Melborne Licenciado em Matemática aplicada e lógica simbólica pela Universidade de Melborne Doutorado em Ciência da Filosofia pela Universidade de Oxford Doutorado em Ciência da Filosofia pela Universidade de Oxford Desempenhou atividades em várias Universidades (Minnesota, Swarthmore College, Indiana...) Desempenhou atividades em várias Universidades (Minnesota, Swarthmore College, Indiana...) Pioneiro no esforço de profissionalizar o trabalho avaliativo Pioneiro no esforço de profissionalizar o trabalho avaliativo

5 Define a avaliação como a valoração sistemática do valor e dos méritos das coisas, sempre interligando com a filosofia básica Os avaliadores devem ser capazes de realizar Juízos de Valor Justificáveis

6 Scriven define avaliação como: "uma atividade metodológica que consiste simplesmente na reunião e associação dos dados de realização com um sistema de valores contidos em uma escala - critério (padrão) a fim de produzir ou uma comparação ou uma classificação numérica, e ainda a justificação(a)dos instrumentos do coleta de dados, (b) dos valores e (c) dos critérios selecionados".

7 MÉTODO Consiste em identificar e ordenar os programas e produtos opcionais disponíveis para os consumidores, levando-se em consideração as necessidades dos mesmos; Consiste em identificar e ordenar os programas e produtos opcionais disponíveis para os consumidores, levando-se em consideração as necessidades dos mesmos;

8 O objetivo: Determinar o valor ou o mérito do que se avalia. Diferença entre papéis e objetivos: O primeiro refere-se a maneira como as respostas são usadas e o segundo é dar uma resposta satisfatória aos problemas.

9 Principais Etapas: Avaliação formativo e somativa Avaliação formativo e somativa Auto-avaliação Auto-avaliação Avaliação Intrínseca e Final Avaliação Intrínseca e Final Avaliação de Metas Avaliação de Metas

10 Contribuições de Michael Scriven: *Idéias de Scriven sobre a compreensão da lógica da avaliação educacional; *Diferencia o papel da avaliação Formativa e a avaliação Somativa. *Estabeleceu que a avaliação desempenha vários papéis mas possui na verdade apenas um objetivo

11 Metodologia da avaliação: A avaliação formativa deve ocorrer durante o desenvolvimento da atividade educacional para promover aprimoramento do que está sendo implementado, prestando informações avaliativas relevantes sobre o projeto.

12 A avaliação formativa: A avaliação formativa: Termo proposto por Scriven nos anos 60. Termo proposto por Scriven nos anos 60. Vem a contraponto à avaliação somativa. Vem a contraponto à avaliação somativa. Deve ocorrer durante o desenvolvimento Deve ocorrer durante o desenvolvimento da atividade educacional para promover o aprimoramento do que está sendo objeto de implementação da atividade educacional para promover o aprimoramento do que está sendo objeto de implementação Contribuiu para a concepção da avaliação de programas e para a sua alteração. Contribuiu para a concepção da avaliação de programas e para a sua alteração.

13 Avaliação somativa : é conduzida ao final de um programa de avaliação, possibilita ao seu usuário fornecer elementos de julgar sua importância, seu valor e seu mérito no alcance dos objetivos e metas propostas.

14 A avaliação somativa: A avaliação somativa: refere-se à decisões de aperfeiçoar, rever ou encerrar o programa de ensino refere-se à decisões de aperfeiçoar, rever ou encerrar o programa de ensino O modelo enfatiza os critérios do desempenho profissional O modelo enfatiza os critérios do desempenho profissional Define a avaliação como a determinação sistemática e objetiva do mérito ou valor de alguma coisa. Define a avaliação como a determinação sistemática e objetiva do mérito ou valor de alguma coisa Ensaio metodologia da avaliação Ensaio metodologia da avaliação


Carregar ppt "O MÉTODO AVALIATIVO DE SCRIVEN – ORIENTADO PARA O CONSUMIDOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google