A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS. DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Conceito: Instrumento constituído para reconhecer os encargos ou riscos incidentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS. DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Conceito: Instrumento constituído para reconhecer os encargos ou riscos incidentes."— Transcrição da apresentação:

1 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS

2 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Conceito: Instrumento constituído para reconhecer os encargos ou riscos incidentes sobre o patrimônio, com reflexos sobre o resultado, em atendimento aos princípios da Oportunidade, Competência e Prudência. Conceito: Instrumento constituído para reconhecer os encargos ou riscos incidentes sobre o patrimônio, com reflexos sobre o resultado, em atendimento aos princípios da Oportunidade, Competência e Prudência.

3 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Incidência: Sobre os valores devidamente inscritos em Dívida Ativa. Incidência: Sobre os valores devidamente inscritos em Dívida Ativa. Responsabilidade: A responsabilidade pelo cálculo e registro contábil da provisão para créditos inscritos em Dívida Ativa é do órgão competente para apurar a certeza e liquidez dos créditos e efetuar a inscrição. Responsabilidade: A responsabilidade pelo cálculo e registro contábil da provisão para créditos inscritos em Dívida Ativa é do órgão competente para apurar a certeza e liquidez dos créditos e efetuar a inscrição.

4 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Contabilização Contabilização Constituição da Provisão Constituição da Provisão Evento: – LP D – C –

5 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Contabilização Contabilização Reversão de Provisão Reversão de Provisão Evento: D C

6 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Contabilização Contabilização Caso o novo valor seja maior que o valor já registrado: complementar o saldo a menor. Evento: Caso o novo valor seja maior que o valor já registrado: complementar o saldo a menor. Evento: Caso o novo valor seja menor que o valor já registrado: reverter o saldo a maior. Evento: Caso o novo valor seja menor que o valor já registrado: reverter o saldo a maior. Evento:

7 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Mensuração: A forma mais tradicional de estimar um sucesso futuro de recebimento desses valores já com prazo de pagamento vencido é através da experiência acumulada em exercícios passados. É correto avaliar que os valores recebidos verificados na série histórica reflitam o esforço na ação de cobrança. Mensuração: A forma mais tradicional de estimar um sucesso futuro de recebimento desses valores já com prazo de pagamento vencido é através da experiência acumulada em exercícios passados. É correto avaliar que os valores recebidos verificados na série histórica reflitam o esforço na ação de cobrança.

8 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Metodologia de Cálculo Metodologia de Cálculo Média Percentual de Recebimentos Passados Média Percentual de Recebimentos Passados Exemplo Numérico Exercício 2003 Média Anual de Saldos Mensais (A) =1.100,001291,67 Média Mensal de Recebimentos (B) =4,00120,33 Média Ponderada de Recebimentos = 0,364%

9 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Metodologia de Cálculo Metodologia de Cálculo Exercício 2004 Média Anual de Saldos Mensais (A) =1.600, ,33 Média Mensal de Recebimentos (B) =7,50120,63 Média Ponderada de Recebimentos = 0,469%

10 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Metodologia de Cálculo Metodologia de Cálculo Exercício 2005 Média Anual de Saldos Mensais (A) =2.600, ,67 Média Mensal de Recebimentos (B) =0,00120,00 Média Ponderada de Recebimentos = 0,000% Média % de Recebimentos =0,364%0,469%0,000%30,28%

11 DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Metodologia de Cálculo Metodologia de Cálculo Provisão para o Exercício 2006 Média % de Recebimentos = 0,28% Média % de Recebimentos = 0,28% Saldo valores Inscritos Dívida Ativa dez/05 = 2.600,00 Saldo valores Inscritos Dívida Ativa dez/05 = 2.600,00 Valor da Provisão p/ 2006 = 2.592,79 Valor da Provisão p/ 2006 = 2.592,79 Saldo Líquido Dívida Ativa = 7,21 (é o que vai impactar o Ativo) Saldo Líquido Dívida Ativa = 7,21 (é o que vai impactar o Ativo)

12 DCF - UFRGS DÍVIDA ATIVA Fontes: Fontes: Manual de Procedimentos da Dívida Ativa (aprovado pela Portaria STN 564, 27/10/04) Manual de Procedimentos da Dívida Ativa (aprovado pela Portaria STN 564, 27/10/04) Manual SIAFI, Macrofunção Manual SIAFI, Macrofunção


Carregar ppt "DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS. DCF - UFRGS PROVISÃO PARA PERDAS Conceito: Instrumento constituído para reconhecer os encargos ou riscos incidentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google