A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÚCLEO Óvulo Núcleo masculino Acrossomo É o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundação até a forma adulta. O desenvolvimento embrionário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÚCLEO Óvulo Núcleo masculino Acrossomo É o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundação até a forma adulta. O desenvolvimento embrionário."— Transcrição da apresentação:

1

2 NÚCLEO Óvulo Núcleo masculino Acrossomo

3

4 É o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundação até a forma adulta. O desenvolvimento embrionário inicia – se com a fecundação e formação do zigoto, aumento do número de células através da mitose e a diferenciação celular para a formação dos tecidos e órgãos.

5 TIPOS DE OVOS Oligolécitos / Alécitos - São ovos que apresentam pouco vitelo distribuído de forma uniforme por todo o citoplasma. São encontrados nos equinodermos, protocordados e mamíferos. Telolécitos Incompletos / Heterolécitos – São ovos que apresentam uma quantidade média de vitelo distribuída de forma desigual pelo citoplasma. Encontrado nos anfíbios. Telolécitos completos / Megalécitos – São ovos que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrada no pólo vegetativo. Encontrado nos peixes, répteis e aves. Centrolécitos - vitelo no centro da célula. Encontrado nos artrópodes.

6

7 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO 1.Segmentação: após a Fecundação ocorrem sucessivas mitoses, originando células denominadas de Blastômeros. A Segmentação ocorre a partir a Célula - ovo – Blástula – Mórula. a) Mórula: grupo de Blastômeros Agregados.Lembra uma Amora; b)Blástula: esfera oca onde a camada de células denominada blastoderma envolve a blastocela (cavidade); O tipo de segmentação depende da quantidade de vitelo presente no ovo.Dependendo da quantidade de vitelo o ovo pode ser classificado como:

8

9 TIPOS DE SEGMENTAÇÕES 1) HOLOBLÁSTICA (TOTAL): a) Igual – Quando os blastômeros resultantes da clivagem forem de mesmo tamanho. Ocorre com ovos Oligolécitos. b) Desigual - Se os blastômeros forem de tamanhos diferentes, neste caso, os blastômeros menores são os micrômeros e resulta de divisões ocorridas no pólo animal e os macrômeros são maiores e originadas no pólo vegetativo. Encontrado nos ovos Telolécitos Incompletos. 2)MEROBLÁSTICA (PARCIAL): a) Discoidal – Apenas o pólo animal sofre divisões formando os blastômeros. O local onde se encontra o vitelo não se divide. Ocorre nos ovos Telolécitos Completos. b) Superficial - ocorre na região periférica do ovo. Ocorre nos ovos Centrolécitos.

10 Zigoto BlastômerosMórula Embrioblasto Blastocele Trofoblasto

11 GASTRULAÇÃO BLÁSTULA GÁSTRULA

12

13

14 NEURULAÇÃO GÁSTRULA NÊURULA

15

16 NÊURULA

17

18 Cório Alantóide Âmnio Saco vitelino Embrião Casca Albumina Cavidade amniótica com líquido Vitelo (nutrientes)

19 Origem: mesoderme e endoderme Ocorrência: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos Funções: nutrição, hematopoiética (mamíferos eutérios) SACO VITELINO

20 ÂMNIO Origem: ectoderme e mesoderme Ocorrência: répteis, aves e mamíferos Funções: proteção contra choques mecânicos, desidratação e manutenção da temperatura.

21 Origem: ectoderme e mesoderme Ocorrência: répteis, aves e mamíferos Funções: proteção contra choques mecânicos, absorção de cálcio e respiração CÓRION

22 Origem: endoderme e mesoderme Ocorrência: répteis, aves e mamíferos Funções: armazenar excreções, respiração e absorção de cálcio ALANTÓIDE

23 Trofoblasto Embrião Endométrio Embrião Cavidade amniótica Citotrofoblasto Sinciotrofoblasto

24 PLACENTA Origem: mista cório viloso (fetal) e decídua basal (materna) Ocorrência: Mamíferos eutérios e metatérios Funções: Nutrição, respiração, excreção, defesa imunitária, proteção e hormonal

25

26

27

28 Origem: parede do âmnio, saco vitelino e alantóide Função: ligar a placenta ao embrião Estrutura: 2 artérias e 1 veia protegidas pela gelatina de Wharton CORDÃO UMBILICAL

29 Artéria Materna


Carregar ppt "NÚCLEO Óvulo Núcleo masculino Acrossomo É o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundação até a forma adulta. O desenvolvimento embrionário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google