A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE

2 Como Deus define a verdadeira masculinidade? Como Deus define a verdadeira masculinidade?

3 DEUS É GLORIFICADO PELA IMAGEM DE CRISTO REPRODUZIDA EM NÓS! DEUS É GLORIFICADO PELA IMAGEM DE CRISTO REPRODUZIDA EM NÓS!

4 1. O Caráter de Cristo 2. A Conduta de Cristo

5 Espírito Santo Pessoas Palavra Nós O Plano Divino: Transformação à Imagem de Cristo O Plano Divino: Transformação à Imagem de Cristo

6 Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. (Efésios 4.13) Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. (Efésios 4.13)

7 PARECE com Cristo PARECE com Cristo PROTEGEPROTEGE PROTEGEPROTEGE PRESIDEPRESIDE PRESIDEPRESIDE HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

8

9

10

11 Filas no Céu

12 RESUMO: A criação do homem à imagem de Deus designou o homem como LÍDER – especialmente no lar e na igreja. O plano de Deus em Gênesis demonstra claramente essa responsabilidade do homem. Contudo, liderança não significa ditadoria, opressão, abuso de poder, etc., mas serviço humilde, amor sacrificial e exemplo.

13 Masculinidade bíblica exige que os homens sejam líderes: servo-líderes! Mas, os homens preferem PROJETAR uma imagem de liderança forte, enquanto PROTEGEM-SE de inseguranças...

14 O primeiro Adão falhou em seu papel como líder. O segundo Adão foi Cabeça Perfeita dos remidos. (Rm 5.12, 17-21) HOMENS DE VERDADE LIDERAM COMO JESUS HOMENS DE VERDADE LIDERAM COMO JESUS

15 Manso, forte, intencional, sensível, pró-ativo, protetor, amoroso e benigno... Defensor dos indefesos, Crítico dos cruéis, Salvador dos perdidos. O Segundo Adão...

16 Deus não chamou homens para serem tiranos, mas líder-servos, prontos para defender e servir suas famílias, ensinando-os a Palavra de Deus, guiando-os espiritualmente e sacrificando-se a si mesmos pelo bem-estar de outros! Será que me descreve?

17 1.Liderança Masculina em Gênesis 2.Liderança Bíblica na Igreja 3.Liderança Bíblica conforme Jesus 4.Nossa liderança Estratégia (Lógica)

18 Que tipo de líder?

19

20

21

22 O ponto de partida para entender o plano de Deus para liderança masculina é Seu plano para o homem no princípio...

23 Evidências de Liderança Masculina em Gênesis Evidências de Liderança Masculina em Gênesis

24 1. Adão foi feito primeiro (Gn 1.27, 2.7, 15-23; Cp. 1 Tm 2.13) ANTES DA QUEDA

25 2. A mulher (Eva) foi feita para o homem (Gn 2.18,20-23; 1 Tm 2.13) auxiliadora que lhe fosse idônea [Submissão é mútua (Ef 5.21) mas com limitações.]

26 3. A raça humana é chamada pelo nome do homem (Gn 5.2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.)

27 4. Adão deu nome para a mulher, assim exercendo liderança (autoridade) no lar (2.20, 23, 3.20) Chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada (2.23) E deu o homem o nome de Eva a sua mulher... (3.20).

28 5. A liderança masculina é reflexo de uma hierarquia funcional evidente na própria Trindade, no relacionamento Cristo/Igreja e Deus/Israel. ( Representa uma distinção de PAPEL, não de PESSOA, fazer vs. ser) (Gn 1.26,27; 1 Co 11.3; Ef 5.32,33).

29 NA QUEDA 6. Deus culpa o homem (Rm 5.12,17-21) em primeiro lugar e o responsabiliza pela entrada do pecado na raça humana. (Gn 3.9 E chamou o Senhor Deus AO HOMEM e lhe perguntou, Onde estás?)

30 Satanás abordou a mulher (Eva), talvez com o intuito de subverter a ordem bíblica de liderança masculina no lar, assim expondo áreas de fraqueza em ambos: -a mulher tomando a iniciativa em vez de ser auxiliadora idônea -o homem sendo passivo, em vez de proteger a ensinar a esposa -a mulher sendo enganada -o homem sendo rebelde

31 7. A consequência do pecado é uma inversão do ideal bíblico e funcional entre os sexos: a mulher tenta subjugar o homem (em vez de ser auxiliadora idônea) e o homem domina a mulher (em vez de liderar e protegê-la) (Gn 3.16b, o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará; cp. Gn 4.7).

32 8. Deus culpou o homem em 2 esferas de responsabilidade: a.PRIMEIRO, pelo abandono da liderança (visto que atendeste a voz da tua mulher...) b. SEGUNDO, pela desobediência (´e comestes da árvore que eu te ordenara não comesses 3.17)

33 9. Deus anunciou a morte de ADÃO (o homem) como cabeça da raça (veja Ef 5.23; 1 Co 11.3) e não da mulher. (Segue, logicamente, que a mulher, como membro do Corpo (cabeça) também iria morrer, mas Deus concentra a declaração de óbito no homem; Gn 3.19; note 2.17 plural morrereis.)

34 Note que, em Cristo, a ordem pré-queda foi restabelecida: *igualdade no ser (2 Co 5.17, Gl 3.28) *diferença no fazer (Ef , 1 Pe 3.1-7, Cl 3.18,19, Tito 2.5, 1 Tm , 1 Co , 1 Co ).

35 Aplicação: -Será que estou cooperando mais com o plano do Inimigo para conflito conjugal, ou com o plano divino para paz no lar e mutualidade no matrimônio? -A paz de Deus reina no meu lar? -Sou um tirano em casa, ou um lider amoroso e sacrificial?

36 Para Refletir: Até que ponto sou responsável por conflitos desnecessários em casa? Pelo egoísmo, orgulho, arrogância ou só por ter cabeça dura?

37 Para Discutir (Grupos de 3 ou 4): Sermos homens conforme o plano de Deus exige que assumamos nosso devido lugar com líderes no lar e na igreja. Quais as razões porque às vezes é difícil para o homem hoje assumir esse papel de líder efetivamente? Como podemos melhorar?

38 RESUMO: Pelo fato de que a imagem de Deus no homem foi corrompida e contaminada no primeiro Adão, o Filho de Deus se fez homem (o Segundo ou Novo Adão) e nos mostrou o caminho de volta para Deus (Jo 1.14). Em Cristo, somos refeitos à imagem de Cristo (2 Co 5.17,21), chamados para andar em novidade de vida (Rm 6.4, Col 2.6), uma vida vivida POR Cristo em e através de nós (Gl 2.20). Deus há de completar essa obra incrível, e um dia seremos na prática ou que já somos em posição (Fl 1.6, Rm 8.29, 1 Jo 3.1,2)

39 B. LIDERANÇA MASCULINA NA IGREJA Deus quer levantar homens para liderarem a Igreja, que é a família de Deus (1 Tm 3.15), assim como Ele chama homens para assumirem a liderança do lar. A seguir, alguns argumentos que sugerem a importância de ter homens ocupando a liderança da igreja.

40 Evidências da Liderança Masculina do Povo de Deus 1. O precedente bíblico do VT foi liderança masculina da comunidade de fé. *Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, etc. *Exceções (no períodos dos Juízes) foram notadas como exceções, e como causa de vergonha de homens omissos (cp Débora e Baraque, Jz 4, 5) *O sacerdócio levítico foi reservado para homens;

41 Evidências da Liderança Masculina do Povo de Deus 2.O exemplo de Jesus e os discípulos foi de liderança masculina espiritual, mesmo que Jesus tenha mostrado o grande valor de mulheres em seu ministério (veja o Evangelho de Lucas; cp Lc 8.1-3)

42 Evidências da Liderança Masculina do Povo de Deus 3. O modelo da Igreja Local em Atos é de liderança masculina (At 6.1-4) 4. As Epístolas ensinam claramente liderança masculina da igreja local 1 Tm (cp 1 Co 11.5) 1 Tm 3.1,2, 4,5 (cp Tito 1.6) 2 Tm 2.2 Tito

43 C. LIDERANÇA AMOROSA CONFORME JESUS

44 1.SERVIÇO (Jo ; Mc Fp 2.1-8; 1 Pe 5.1,2) LÍDER

45

46 C. LIDERANÇA AMOROSA CONFORME JESUS 2. SACRIFÍCIO AMOROSO (Ef ; 1 Pe 5.1,2; cf. 1 Tm 1.5; 1 Co 13)

47 CONCLUSÃO Deus fez homens para serem líderes… No lar Na igreja

48 CONCLUSÃO: Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE

49 PARECE com Cristo PARECE com Cristo PROTEGEPROTEGE PROTEGEPROTEGE PRESIDEPRESIDE PRESIDEPRESIDE HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

50 RESUMO: Masculinidade bíblica envolve ser parecido com Cristo, permitindo que Ele viva Sua vida através de homens que parecem, protegem e presidem como Jesus…

51 LEAD ME Sanctus Real LEAD ME Sanctus Real

52 Eu olho em volta e vejo minha vida maravilhosa Quase perfeita a partir do exterior

53 Nos quadros de foto vejo a minha linda esposa Sempre sorrindo Mas no interior, eu posso ouvi-la dizendo...

54 "Guia-me com mãos fortes Levanta-te quando eu não posso Não me deixe com fome de amor Perseguindo sonhos mas, e nós?

55 Mostra-me que está disposto a lutar Que eu ainda sou o amor da tua vida Eu sei que chamamos este nosso lar Mas ainda me sinto sozinha "

56 Eu vejo seus rostos, seus olhos inocentes São apenas crianças a partir do exterior Estou trabalhando duro, eu digo a mim mesmo que vão ficar bem São independentes Mas no interior, eu posso ouvi-los dizendo...

57 "Guia-me com mãos fortes Levanta-te quando eu não posso Não me deixe com fome de amor Perseguindo sonhos, mas, e nós?

58 Mostra-me que está disposto a lutar Que eu ainda sou o amor da tua vida Eu sei que chamamos este nosso lar Mas ainda me sinto sozinho "

59 Então, Pai, dá-me a força Para ser tudo o que eu sou chamado para ser Oh, Pai, me mostra o caminho Para guiá-los, Ó Senhor, vai guiar-me?

60 Para guiá-los com as mãos fortes Para levantar, quando eles não podem

61 Não quero deixá-los com fome de amor, Perseguindo coisas que eu não preciso mais

62 Vou mostrar-lhes que estou disposto a lutar E dar-lhes o melhor da minha vida

63 Assim, podemos chamar esta nossa casa Guia-me, porque eu não posso fazer isso sozinho Pai, guia-me, porque eu não posso fazer isso sozinho

64 Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE

65 Para Discutir: VEJA AS PERGUNTAS NA PÁGINA 17. ACRESCENTE: COMPARTILHE COM SEUS COLEGAS UMA ÁREA DA SUA VIDA ONDE DEUS TEM TOCADO E QUER MUDAR PARA VOCÊ SER MAIS PARECIDO COM JESUS


Carregar ppt "Conectando sua hombridade no coração de Deus A VERDADEIRA MASCULINIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google