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EMPOWERMENT: PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS. Que é empowerment Empowerment significa fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou criação.

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1 EMPOWERMENT: PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS

2 Que é empowerment Empowerment significa fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa ou criação de poder decisório para os indivíduos. Castro (l994) afirma que o termo empowerment sintetiza um processo de transformação no qual a energização torna-se o principal foco da empresa. Rothstein (1995) empowerment é um ato de construir, de desenvolver e incrementar o poder entre os indivíduos por meio de cooperação, compartilhamento e trabalho em conjunto. Uma organização compreende que está em seus indivíduos o principal elemento gerador de competitividade.

3 POR QUE USA EMPOWERMENT Cumprimento de ordens Esse tipo de postura, muito comum entre as empresas, é determinado, basicamente, por dois fatores que conduzem a questão da gestão de pessoas: A) certeza de que somente a empresa está certa: ou seja, acreditar que a organização acerta sempre em suas previsões e orientações. B) a empresa conhece melhor do que ninguém o que o cliente deseja: uma organização não pode imaginar que conheça seus clientes com extrema precisão sem considerar as opiniões, sugestões e observações daqueles que trabalham diretamente com eles.

4 USO DO PRÓPRIO DISCERNIMENTO Essa é a postura organizacional defendida pelo empowerment. Constituem fatores associados à gestão de recursos humanos. Melhor forma de se realizar a missão - indivíduos que detêm empoderamento, avaliam as situações vividas pela organização, confrontando-as com seus conhecimentos e experiências. Melhor informação - quando se responsabilizam indivíduos e promove-se a abertura à comunicação dentro da empresa, o nível de qualidade das informações circulantes aumenta sensivelmente. Isso é o que a empresa espera de seus indivíduos - a empresa quer pessoas dedicadas e realmente comprometidas com suas metas. A empresa quer que seus indivíduos contribuam

5 CONDIÇÕES PARA O USO DE EMPOWERMENT Mills (1996) observa a existência de cinco requisitos no processo de implementação de empowerment: Competência e experiência - Se uma empresa quer indivíduos responsáveis por suas ações e decisões e comprometidos com os objetivos que traça, deve estar atenta para o fato que apenas indivíduos competentes, habilidosos, bem como experientes, podem fornecer contribuições valiosas. Informações necessárias - já mencionamos o caráter absolutamente necessário da informação. Recompensa adequada - a empresa que busca o comprometimento de seus indivíduos no atingimento de suas metas precisa reconhecer os esforços de seu corpo social. Caso contrário, haverá frustração e desânimo.

6 CONDIÇÕES PARA O USO DE EMPOWERMENT Conhecimento da missão - indivíduos com empowerment precisam saber do que trata a missão organizacional. Tolerância a erros - uma empresa em que empowerment é palavra-de-ordem tolera os erros de seus indivíduos. Se a empresa espera que seus funcionários contribuam, sugiram, deve estar predisposta a aceitar alguma falhas. Caso contrário, poderá incutirá o medo.

7 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Tolerância a erros: Mills (1996) enumera alguns exemplos de ocasiões nas quais a falha pode ser tranqüilamente permitida pela organização : A) quando o erro não faz parte de um padrão - quando é cometido pela primeira vez. Quando se aprende com o erro - O importante ao falhar, em situações inéditas, é aprender com os erros, de sorte que a experiência enriqueça a capacidade de análise das pessoas em futuras decisões. Quando ocorre na busca das metas - É absolutamente humano que se erre enquanto se tenta, principalmente se a experiência estiver relacionada a algo novo. Quando o erro estiver dentro do escopo de autoridade - quando uma pessoas de poder para agir, também tem para errar. Quando o erro não contraria leis e princípios organizacionais - isso é quando a pessoa erra perseguindo metas.

8 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Desenvolver confiança Previsibilidade - este é o menos intenso grau de confiança que pode haver. Traz algum conforto para as pessoas no ambiente de trabalho, mas somente significa que a empresa age de forma consistente com seus próprios interesses. Confiabilidade - Empresa que faz e cumpre as promessas. Mutualidade - Esse é o grau mais intenso de confiança que pode caracterizar o relacionamento empresa/funcionário.

9 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Para estabelecer e manter a previsibilidade: Não abra mão dos contatos pessoais - é importante eliminar a superficialidade dos relacionamentos entre a organização e seus membros. Seja coerente - evite atitude diante dos funcionários que demonstrem conflituosidade em relação às intenções expressas. Seja bem-sucedido - isto imbui nos funcionários um senso de confiança com relação às ações e idéias de seus superiores.

10 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Para estabelecer confiabilidade: Cumpra sempre o prometido - a essência da confiabilidade, como vimos, está no cumprimento de promessas. Deixe as pessoas cientes de sua posição e opinião.

11 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Para se estabelecer mutualidade: Promova o apoio mútuo - crie a base de troca e convergência que gera o comprometimento característico da relação marcada pelo mutualidade. Reserve algum tempo para cuidar das pessoas - uma empresa que deseja alcançar a mutualidade no relacionamento com seus funcionários precisa estar atenta a suas necessidades. Forneça o máximo de segurança possível - uma empresa voltada para a construção de mutualidade em seu relacionamento com o funcionário deve estar disposta a garantir aos mesmos segurança no emprego.

12 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Visão A visão é o que inspira os objetivos organizacionais traçados. Visão é algo que alinha, motiva, une, compele todos à mesma direção.

13 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Fixação de metas As metas precisam expressar os valores da empresa, ser fácil compreensão, amplas o bastante para apoiarem o projeto de implementação de empowerment, limitadas o suficiente a fim de possibilitarem a avaliação de resultados.

14 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Avaliação Avaliações financeiras - isto é, que digam respeito a aspectos de lucros, vendas, investimentos e gastos. Avaliações voltadas para o mercado - isto é, referente ao índice de satisfação dos cliente internos e externos à organização. Avaliações operacionais - são as relativas à produtividade, eficiência organizacional, quantidade de produção, cronogramas e orçamentos. Avaliações organizacionais - isto é, as que digam respeito à estrutura, ao desempenho e aos valores de trabalho.

15 ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO EMPOWERMENT Motivação Estabelecimento de bons salários Tratar os funcionários com justiça, Oferecer oportunidade de crescimento profissional, Oferecer atribuições interessantes que promovam o aprendizado no emprego. Não esquecer de fornecer a já citada segurança no emprego. Promover a sensação de realização entre os funcionários, isto é, demonstrar o quando esforço de cada um foi determinante para o sucesso da empresa.


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