A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Algumas orientações...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Algumas orientações..."— Transcrição da apresentação:

1 NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Algumas orientações...

2 FORMATAÇÃO Aspectos fundamentais: Margens (Superior e Esquerda: 3cm/ Inferior e Direita: 2cm) Fonte (Arial ou Times, tamanho 12) Espaçamento (entre linha 1,5cm) Alinhamento (justificado) Parágrafo (1,25cm) Numeração de páginas (a partir da segunda, à direita)

3 P ASSO - A - PASSO - M ARGENS Clique em ARQUIVO – CONFIGURAR PÁGINA

4 Clique em MARGEM, informe as medidas.

5 Clique em PAPEL, selecione A4 e clique em ok.

6 P ASSO - A - PASSO -F ONTE Clique em FORMATAR - FONTE

7 Selecione a fonte (Arial ou Times), normal, tamanho 12 e clique ok.

8 P ASSO - A - PASSOE SPAÇAMENTO - A LINHAMENTO Clique em FORMATAR – PARÁGRAFO e selecione 1,5cm. Selecione ALINHAMENTO justificado e clique em ok.

9 P ASSO - A - PASSOP ARÁGRAFO Clique em FORMATAR – PARÁGRAFO – TABULAÇÃO e marque 1,25cm. Clique em ok

10 PASSO-A-PASSONUMERAÇÃO DE PÁGINA Clique em: INSERIR – NÚMEROS DE PÁGINAS.

11 Selecione a posição (início ou fim da página) e o alinhamento (direita). Clique ok.

12 O UTROS PONTOS IMPORTANTES Cabeçalho Citações Referências

13 C ABEÇALHO Os alunos podem optar por duas maneiras de apresentar os dados fundamentais dos trabalhos que produzem. A primeira opção é mais escolarizada, ou seja, está mais próxima daquilo que realizamos na escola. Este modelo se caracteriza basicamente pela apresentação de dados como: universidade, curso, disciplina, nome do professor, nome do aluno centralizados no início da página. Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA – PEAD DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA PROFESSOR(A): JAQUELINE ALUNO(A): FULANO DE TAL

14 A segunda opção assemelha-se ao modo como apresentamos artigos em eventos de natureza científica. Caracteriza-se pela apresentação do título do trabalho (centralizado) no início da página. Logo abaixo, o nome do autor e a instituição a que o aluno está vinculado (à direita). Pode-se ainda acrescentar o endereço de . As demais informações devem ser colocadas em nota de rodapé. Exemplo: Educação e Tecnologia: uma aliança necessária * Fulano de Tal (UFRGS) ____________ * Trabalho apresentado à disciplina de Seminário Integrador V, do curso de Pedagogia a distância da UFRGS, ministrada pelo professor Fulano de Tal em 2008/2.

15 CITAÇÕES Devem conter sempre: sobrenome do autor, ano e página. Vejamos alguns casos: De acordo com Paulo Freire (1992, p. 11) as transformações são inspiradas na esperança enquanto necessidade ontológica que precisa ancorar-se na prática. Estas incentivam a disseminação de saber ingênuo, um saber de experiência feita, a que falta a rigorosidade metódica que caracteriza a curiosidade epistemológica do sujeito (Freire, 1996, p. 43).

16 Citações curtas (até 3 linhas) devem ser feitas no corpo do texto. Se excederem esse tamanho, devem ser transcritas em tamanho 10, espaço simples e recuo de 4 cm. Vejamos o exemplo: Há, portanto, relações sintagmáticas in absentia, o que significa dizer que qualquer palavra, situada numa série associativa, pode ser pensada numa relação sintagmática. Vejamos como isto é explicado nas palavras do próprio Bouquet:...assim como um item lexical é ligado a todos os outros itens lexicais de uma língua, ele está também em relação, de diversas maneiras, com todos os sintagmas virtuais em que pode entrar – ou seja, com toda a fala em que pode entrar. (2000, p. 280)

17 Quando quisermos citar uma citação de outra citação, usamos a expressão apud. Conforme Dale (1994 apud PERONI, 2008 p. 9), o que está envolvido não é tanto uma deslocação direta do público para o privado, mas um conjunto muito mais complexo de mudanças nos mecanismos institucionais... Isso significa que Dale (numa obra sua de 2008) citou uma frase de Peroni (escrita em 1994). Trata-se de uma citação indireta. Quando tivermos várias citações do mesmo autor e da mesma obra não precisamos repetir as informações autor e ano o tempo todo. Nesses casos, usamos a expressão ibid (que significa no mesmo lugar). Exemplo: O autor, ao distinguir oração e enunciado, reforça o caráter dialógico do enunciado ao dizer que:... no contexto, a oração carece de capacidade de determinar resposta, ela ganha essa capacidade apenas no conjunto do enunciado (ibid, p. 278).

18 REFERÊNCIAS As referências deverão ser digitadas em espaçamento simples, deixando uma linha em branco entre cada referência ordenada por ordem alfabética por sobrenome de autor. Devem ser registradas apenas as referências bibliográficas citadas no texto.

19 (Livro inteiro) FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Paraná: Criar, (Capítulo de livro) BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p (Site da Internet) LEMES, Sebastião de Souza. A organização do currículo e a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias. Disponível em: https://sol.unesp.br/usuario/pdf/kuka_2.pdf Acesso em: 25 mar https://sol.unesp.br/usuario/pdf/kuka_2.pdf

20 Material organizado por: Rosângela Leffa Behenck Setembro/2008


Carregar ppt "NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Algumas orientações..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google