A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão Nacional para Juventude Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão Nacional para Juventude Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Comissão Nacional para Juventude Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I Maria José dos Santos – AL – Nordeste II Mauro Rodrigues – MG – Leste II Mauro Xavier – SP – Sul I Enquanto a igreja não mudar o olhar para o jovem, ela não terá como trabalhar com o jovem! Não podemos ignorar as crianças, elas estão formando sua personalidade e serão os jovens do amanhã.

2 Nossa História O despertar da Comissão para Juventude do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) nasceu das inquietações sentidas por delegados jovens presentes ao 5º Encontro Nacional do Laicato do Brasil (5º ENLB), que aconteceu em Sumaré (SP) de 07 a 10 de Junho de 2007.

3 Motivados pela dinâmica que conduziu o 5º Encontro Nacional do Laicato do Brasil, acontecido em Sumaré – SP em Junho de 2007, as / os jovens ali presentes manifestaram o desejo de também se organizarem e discutirem sua vocação enquanto jovens e a necessidade de participar a organicidade nas diversas veias de ação pastoral juvenil.

4 Isso fez com que a juventude aspirasse por organizar-se também dentro do CNLB enquanto organismo que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade e riqueza de movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos, para que também os jovens pudessem pensar e agir como laicato presente nos diversos setores e segmentos da sociedade, a fim de garantir uma intervenção mais qualificada nos espaços sociais, políticos, econômicos e culturais.

5 Tais objetivos culminaram então na criação da Comissão Nacional para Juventude do CNLB aprovada na XXVII Assembléia Geral Ordinária de 22 a 25 de Maio de 2008 em Maceió – AL, e constituída através de indicações dos diversos Regionais e Organizações Filiadas então presentes na AGO de 2008.

6 Primeira reunião da Comissão 18 e 19 de abril em Campinas - SP 1. Apresentações 2. Objetivos do Seminário 3. Olhar a realidade com ênfase em Igreja e Juventude 4. V Encontro, carta, AGIR e Documento da Juventude 5. Discussão e questionamentos do nosso trabalho

7 Nossa Missão Contribuir na descoberta da vocação laical entre os/as jovens, dentro e fora do espaço eclesial, para intensificar a missão e a participação no CNLB.

8 Agir do 5º Encontro - Juventude a) Ir ao encontro das Pastorais, Movimentos e Organismos que trabalham com a evangelização da juventude afim de promover a inserção destes nas realidades sociais; b) Estar presente nos meios de organização da juventude, presentes na sociedade; c) Promover a inserção de organismos de evangelização da juventude nos Conselhos Diocesanos, Regionais e Nacional; d) Estimular a presença de jovens nas equipes executivas e deliberativas das coordenações do CNLB nos diferentes âmbitos; e) Capacitar assessores do CNLB para atuar junto á evangelização da juventude; f) Promover seminários, em comunhão com as Pastorais da Juventude e Movimentos, discutindo temáticas pertinentes ao laicato jovem; g) Aprofundar e ampliar a discussão sobre o papel do jovem na vida da Igreja e garantir a sua participação; h) Acolher a proposta da CNBB pra evangelizar a juventude e assumir como missão leiga a formação integral dos jovens; i) Estimular a participação dos jovens em pesquisa, cursos, na universidade e sociedade pra refletir sobre a problemática do desenvolvimento sustentável, economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, a partir da realidade dos novos povos.

9 Projeto - CELAM A vida dos Jovens e das Jovens: Um Caminho de Discipulado e Missão

10 Assim como Jesus, mestre de discípulos, chamar os agentes pastorais para que conheçam o projeto e se apropriem dele. Assim como Jesus, o bom samaritano, descer do cavalo, reconhecer, escutar e assumir a vida dos jovens. Ou os discípulos de Emaús que escuta os discípulos no caminho. Assim como o caminhante de Emaús, ajudar a relacionar nossa vida e a dos jovens com o Evangelho Assim como os discípulos do Ressuscitado, sair para anunciar ao povo a Boa Notícia.

11 Planejamento - Promover a criação de Comissões para Juventude nos Regionais do CNLB, afim de, criar uma rede de articulação de organismos de evangelização da juventude; -Garantir a participação da Comissão para Juventude do CNLB no Setor Juventude; -ENMEAL (Encontro Nacional dos Movimentos Eclesiais, serviços e associações); - Seminário com pessoas que já foram coordenadores (as) da juventude e são (ou não) hoje assessores, para: Trazê-los para estrutura do CNLB; Trabalhar a vocação laical – presença no tecido da humanidade; - Formar uma ponte de diálogo com os organismos da juventude; - Especialização em Juventude; Responsável: CNBB (Setor Juventude), Salesianos, Salesianas, Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, UNESCO e UCB - Local: EAD (Ensino à distância) – com atividades presenciais.

12 Maio - 29 a 31 de 2009 Seminário das Pastorais da Juventude Tema: Campanha contra a violência e extermínio da juventude Responsável: Pastorais da Juventude Local: São Paulo – Escola de Formação Florestan Fernandes Obs.: Essa pretende ser uma atividade anual (Seminário de elaboração das atividades permanentes) Julho de 21 a 25 – 12º Intereclesial Porto Velho - RO Dezembro – 04 a 06 de 2009 Seminário para Jovens e Assessores Tema: De Puebla a Aparecida, como a Igreja está acolhendo os jovens? Lema: Comemoração aos 30 anos de opções pela juventude na America Latina. Responsável: CNBB (Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e Comissão Episcopal Pastoral para o Ministério Ordenado e Vida Consagrada) Local: São Paulo Abril 16 a 18 de 2010 Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis Local: Mariápolis Ginetta – Vargem Grande Paulista - SP Congresso Nacional da Juventude Lema: 25 anos de JMJ e DNJ. Local: Aparecida Setembro - 05 a 12 de 2010 Congresso Latino Americano Tema: Jovens da America Latina, Discípulos e Missionários de Jesus Cristo Hoje para a Vida de Nossos Povos. Lema: Caminhemos com Jesus para dar vida a nossos povos. Responsável: CELAM Local: Venezuela Reuniões da Comissão Colegiada de Assessoria do Setor Juventude.

13 Seminário das pastorais da juventude, com o tema: Campanha contra a violência e extermínio da juventude, participaram Mauro Rodrigues (MG) e Mauro Xavier (SP); No Setor Juventude e 12º Intereclesial nosso representante é André Moura (RS) que participou da reunião do Setor de 05 a 07 de junho em Brasília; Para XXVIII AGO ficou como representante Maria José (AL), sendo que Mauro e André estão como convidado e representante regional; Para organização do ENMEL ficaram Marcos e Mauro Xavier (SP);

14

15 Ao Deus da Vida os nossos agradecimentos na certeza de viver a vocação laical jovem, a exemplo da Jovem Mãe e Missionária Maria, pedimos suas bênçãos sobre nossas ações e vossas orações para que sejam iluminadas a luz do Espírito Santo, agradecemos também a confiança a nós depositada pelo CNLB, em especial, a presidência. Amém!


Carregar ppt "Comissão Nacional para Juventude Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB André Luis S. de Moura – RS – Sul III Marcos de Lucca – SP – Sul I Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google