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ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS

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Apresentação em tema: "ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS

2 ANÁLISE DE CARGOS Conceito: É o trabalho de prospectar todos os detalhes de cada uma das funções que compõem um cargo, estudando-lhe os contornos do “que”, “como” e “para que” se faz, registrando todas as exigências em termos de características exigidas para a obtenção dos resultados esperados.

3 ANÁLISE DE CARGOS Objetivo: Conhecer profundamente todos os aspectos que compõem o cargo, a partir de um exame minucioso desses aspectos, servindo assim, de subsídio indispensável para a descrição do cargo.

4 ANÁLISE DE CARGOS Metodologia: Analisar todos os aspectos relacionados ao cargo (o que faz, como faz e para que faz); partindo dos fatores intrínsecos e extrínsecos inerentes ao cargo. A análise de dados possui um procedimento que determina as fases específicas do trabalho. A princípio é realizada a escolha da técnica de coleta de dados (cada uma possui vantagens e desvantagens).

5 Observação “in loco” ou observação local
ANÁLISE DE CARGOS Técnicas de coleta de dados Observação “in loco” ou observação local Método Vantagens Desvantagens Simples observação do funcionário trabalhando Melhor compreensão: dos objetivos de cada tarefa; relações do cargo com os outros; operações envolvendo máquinas e equipamentos; permite verificar as responsabilidades e as condições ambientais do trabalho; o trabalho não é interrompido. Exige muito tempo do analista e encarece o processo Restrito a tarefas que envolvem operações manuais ou tarefas simples ou repetitivas

6 ANÁLISE DE CARGOS Questionário
Método Vantagens Desvantagens Questionário que será preenchido pelos ocupantes do cargo ou chefes, sobre todos os aspectos envolvidos no cargo. São aplicados a todos os grupos ocupacionais. rapidez para obtenção das informações. mais econômico dos métodos. Preenchimento incorreto ou incompleto. Dificilmente só com esse método serão conseguidas boas descrições e especificações de cargos.

7 ANÁLISE DE CARGOS Entrevista
Método Vantagens Desvantagens Entrevista previamente estruturada Possibilidade de esclarecimento de dúvidas rapidamente com o ocupante do cargo Dados são mais confiáveis Pode-se aplicar a todos os cargos Possibilidade de uma má estruturação da entrevista Custo elevado Métodos combinados - visa amenizar desvantagens de cada método, combinando os métodos como: questionário e entrevista, questionário e observação “in loco”, observação “in loco” e entrevista.

8 DESCRIÇÃO DE CARGOS Conceito: Descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante. Vale ressaltar, que quando vamos descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que ocupa atualmente, e sim o que esse cargo deve realizar, quais são as suas atribuições.

9 DESCRIÇÃO DE CARGOS CARGO/ FUNÇÃO DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO / PRÉ-REQUISITOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS JORNADA DE TRABALHO SEMANAL/ SALÁRIO INICIAL VAGAS VAGAS PORTA-DORES NECESSI-DADES ESPECIAIS ANALISTA DE SERVIÇO SOCIAL Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social no ambiente empresa, bem como realizar o acompanhamento de empregados em situações de reabilitação funcional e/ou em situações especiais que apresentem relação direta com o desempenho profissional. Curso Superior de Graduação plena em Serviço Social. Registro no órgão de classe. Experiência mínima comprovada de 2 anos. -   Teoria e Metodologia do Serviço Social - Pesquisa em Serviço Social - Seguridade Social (saúde e previdência) - Planejamento e administração de projetos sociais - Ética e Serviço Social 44 R$1.963,76 01 -

10 DESCRIÇÃO DE CARGOS A descrição de cargo resume o perfil do profissional da área e as atividades desempenhadas. Este resumo normalmente seria utilizado em anúncios informativos sobre a possibilidade de emprego ou em editais de concursos públicos ou privados. Outro Exemplo de descrição de cargo: Técnico/ engenheiro/ Analista de Sistema/ Aplicação de redes Distribuídas. Descrição: Profissional de nível superior, responsável por instalar, configurar, adaptar e manter sistemas de rede e aplicações e serviços distribuídos de software, aplicação e serviço de rede de computadores, Internet / Intranets / Extranets , que possa executar sobre hardware e sistemas operacionais heterogêneo. Faixa salarial: R$ 1.400,00 á R$ 5.000,00

11 DESCRIÇÃO DE CARGOS DEVE SER ORGANIZADA E PADRONIZADA;
DEVE SER ELABORADA COM CLAREZA E DE FORMA SIMPLES PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE DETERMINADO CARGO; DESCREVER, APENAS, OS DETALHES NECESSÁRIOS PARA SEU ENTENDIMENTO A FIM DE QUE NÃO HAJAM DÚVIDAS A RESPEITO DO REFERIDO CARGO; DESCREVER AS TAREFAS E ESPECIFICAR OS REQUISITOS DO CARGO. NÃO DO OCUPANTE; COMEÇAR COM UM VERBO A DESCRIÇÃO DE CADA TAREFA, A FIM DE QUE A ATIVIDADE SEJA BEM ENTENDIDA;

12 DESCRIÇÃO DE CARGOS DESCREVER “O QUE FAZ”, “COMO FAZ” E “POR QUE FAZ” NAS TAREFAS; DEVE-SE DESCREVER AS TAREFAS EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA OU CRONOLÓGICA; PODE-SE DESCREVER UM CARGO DE FORMA DETALHADA OU SUMÁRIA; DESCREVER SUMARIAMENTE SIGNIFICA RESUMIR O CONTEÚDO DO CARGO DE FORMA QUE SEJA COMPREENDIDO; ESPECIFICAR UM CARGO É RELATAR OS REQUISITOS, RESPONSABILIDADES, E ESFORÇOS EXIGIDOS PELO CARGO.

13 PRINCIPAIS FATORES DE AVALIAÇÃO
DESCRIÇÃO DE CARGOS PRINCIPAIS FATORES DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTO: INSTRUÇÃO E CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES NECESSÁRIOS PARA OCUPAÇÃO DO CARGO. EXPERIÊNCIA: TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE O OCUPANTE DO CARGO, POSSUINDO OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS, POSSA DESEMPENHAR AS TAREFAS ATRIBUÍDAS AO CARGO. INICIATIVA/COMPLEXIDADE: RELATO DA COMPLEXIDADE DAS TAREFAS, DO GRAU DE SUPERVISÃO RECEBIDA PELO OCUPANTE DO CARGO E DOS FATORES NECESSÁRIOS PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS. RESPONSABILIDADE POR SUPERVISÃO: RELATO DA SUPERVISÃO EXERCIDA, CONHECENDO O NÚMERO DE SUBORDINADOS E A NATUREZA DA SUPERVISÃO (COMPLEXIDADE DAS TAREFAS SUPERVISIONADAS)

14 DESCRIÇÃO DE CARGOS RESPONSABILIDADE POR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS: DIZ RESPEITO À RESPONSABILIDADE QUANTO AO MANEJO, MANUTENÇÃO, PREVENÇÃO E GUARDA DE MÁQUINAS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS. RESPONSABILIDADE POR NUMERÁRIO: DIZ RESPEITO A GUARDA E MANUSEIO DE DINHEIRO, TÍTULOS E DOCUMENTOS DA EMPRESA POR MEIO DO OCUPANTE DO CARGO. RESPONSABILIDADE POR ERROS: TRABALHA COM O RISCO DE OCORRÊNCIA DE ERROS NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE POSSAM PREJUDICAR A EMPRESA. RESPONSABILIDADE POR MATERIAIS E PRODUTOS: O OCUPANTE DO CARGO É RESPONSÁVEL POR MATERIAIS OU PRODUTOS, EXTENSÃO E PROBABILIDADE DE PREJUÍZOS FINANCEIROS OU OPERACIONAIS ADVINDOS DO EXERCÍCIO DO CARGO.

15 DESCRIÇÃO DE CARGOS RESPONSABILIDADE POR SEGURANÇA DE TERCEIROS: TRABALHA COM A MARGEM DE ACIDENTES QUE POSSAM OCORRER AOS FUNCIONÁRIOS, MESMO TRABALHANDO DENTRO DOS PADRÕES DE SEGURANÇA DA EMPRESA. ESFORÇO MENTAL E VISUAL: É NECESSÁRIO ALTA CONCENTRAÇÃO OU ATENÇÃO MENTAL OU VISUAL PELO OCUPANTE DO CARGO. RESPONSABILIDADE POR CONTATOS: REFERE-SE A NATUREZA DOS CONTATOS FEITOS PELO OCUPANTE DO CARGO VISANDO OS RESULTADOS DO SEU TRABALHO. ESFORÇO FÍSICO: ANALISAR O ESFORÇO FÍSICO REALIZADO PELO OCUPANTE DO CARGO.

16 DESCRIÇÃO DE CARGOS RISCO: TRABALHA A POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE ACIDENTES COM O PRÓPRIO OCUPANTE DO CARGO, MESMO OBSERVANDO AS NORMAS DE SEGURANÇA. CONDIÇÕES DE TRABALHO: ANALISA AS CONDIÇÕES FÍSICAS DO AMBIENTE DE TRABALHO DO OCUPANTE DO CARGO.

17 DESCRIÇÃO DE CARGOS TITULAÇÃO DO CARGO
CLASSIFICAR OS CARGOS POR GRUPOS OCUPACIONAIS; DEFINIR O NÚMERO DE GRUPOS OCUPACIONAIS NECESSÁRIOS NA EMPRESA; CLASSIFICAR OU ENQUADRAR OS CARGOS. CATÁLOGO DE CARGOS REUNIR EM VOLUMES AS DESCRIÇÕES E ESPECIFICAÇÕES DOS CARGOS. CADA VOLUME PODE REPRESENTAR UM GRUPO OCUPACIONAL.

18 DESCRIÇÃO DE CARGOS TITULAÇÃO DO CARGO
O TÍTULO DEVE SER UNIVERSAL, E ESTÁ DE ACORDO COM AS TAREFAS REALIZADAS PELO CARGO. PARA DENOMINAR CARGOS DA MESMA FAMÍLIA, UTILIZA-SE AS SEGUINTES NOMENCLATURAS: “A”, “B” e “C”, “JUNIOR”, “PLENO” e “SENIOR” OU “I”, “II”, “III” e “IV”.

19 ANALISE E DESCRIÇÃO DE CARGO
Título: Chefe de Setor de Multimeios da biblioteca central da Universidade Católica de Pernambuco. Setor: Multimeios. Posição no Organograma: Diretamente subordinada a diretoria da biblioteca, no mesmo nível hierárquico dos chefes de outros setores e supervisiona os funcionários do seu setor. Descrição sumária: Fazer o Planejamento do setor, organizar relatórios, examinar apuração de dados e apresentação de resultados estatísticos; supervisionar bibliotecárias, assistentes, serventes; Elaborar e executar projetos. Descrição detalhada: Elaborar o Planejamento anual do setor através da análise do trabalho a ser realizado, da capacidade produtiva dos funcionários, dos recursos materiais disponíveis e das necessidades detectadas anteriormente; visando estabelecer metas para melhorar o desempenho, a qualidade do trabalho e suprir as necessidades detectadas. Organizar todos os relatórios das ocorrências mensais e dos dados estatísticos que chegam, através da analise das informações relativas ao trabalho dos funcionários: assiduidade, pontualidade, desempenho e relacionamento com o público. Analisar os dados estatísticos a respeito do uso do acervo e dos equipamentos do setor pelo público; elaborar uma síntese de todos os dados obtidos nos relatórios, e enviar através de um relatório final para a diretoria. Conferir mensalmente o trabalho de apuração de dados e apresentação de resultados estatísticos realizado pelos funcionários, através da análise dos resultados, para a elaboração do relatório estatístico. Supervisionar diariamente o trabalho dos funcionários, através da análise do desempenho das suas tarefas, visando alcançar a qualidade esperada na execução das mesmas. Elaborar projetos (esporadicamente), através do levantamento das necessidades, contidos no planejamento, e executá-los visando melhorar o atendimento ao público.

20 Análise e especificações:
Requisitos mentais: Instrução: Curso superior em Biblioteconomia; fazem-se necessários conhecimentos sobre autores, títulos, editoras e materiais de multimeios. Experiência: É desejável, porém, não é exigida experiência anterior comprovada na função. Aptidões: Liderança, boa acuidade visual, iniciativa, organização, boa capacidade de relacionamento interpessoal, Requisitos Físicos: Execução: O trabalho é realizado normalmente sentado com uso do computador para análise e digitação de documentos; há deslocamento a pé pelo setor. Coordenação mental/visual: Atenção e percepção sobre tudo o que acontece no setor são necessárias; coordenação mental e visual são bastante requeridas. Responsabilidades: Supervisão de funcionários do setor; pelo planejamento, organização e execução de projetos. Condições de trabalho: Boas condições de trabalho, ambiente agradável sem riscos para a saúde. Supervisão recebida: Trabalho com grande iniciativa, autonomia e poder de decisão, respondendo diretamente a diretoria da biblioteca.

21 ALGUM CANDIDATO CONSEGUE DAR CONTA DE MAIS DE UMA TAREFA AO MESMO TEMPO


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