A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Emilson dos Reis. 1. Considere a Bíblia como ensinando apenas uma teologia. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Emilson dos Reis. 1. Considere a Bíblia como ensinando apenas uma teologia. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente."— Transcrição da apresentação:

1 por Emilson dos Reis

2 1. Considere a Bíblia como ensinando apenas uma teologia. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei (Rm 3:28). Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente (Tg 2:24).

3 2. Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. Ap 12:1-4 Mulher = Igreja (Ef 5:23-24) Dragão = Satanás (Ap 12:9) Estrelas = anjos (Ap 1:20) Filho = Jesus (Sl 2:7-9; Hb 1:1-5; Ap 19:11-16)

4 3. Interprete através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados. Lc 16: A parábola do rico e Lázaro Outros textos bíblicos pertinentes: Sl 115:17; 146:4; Ec 9:5-6, 10; Jo 5:28-29; etc.).

5 4. Considere sempre o contexto escriturístico da passagem. Maldito o homem que confia no homem - Jr 17:5 E, assim, considerou ele puros todos os alimentos - Mc 7:19 Ver a passagem paralela de Mt 15:1-20

6 5. Considere o contexto histórico 5. Considere o contexto histórico. 1Co 11 – A questão do cabelo 1Co 7 – A questão do casamento

7 6. Procure primeiro o sentido literal, depois, se necessário, o simbólico ou figurativo.

8 7. Leia o texto em outras traduções possíveis. Fp 2:5-7 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como, usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... (RA, 2 ª ed.) Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo... - NTLH

9 8. Determine o estilo literário que está sendo utilizado na passagem que você está considerando. História Profecia Apocalíptico Parábola Provérbio

10 Saiba diferenciar entre interpretação, reinterpretação e aplicação. 9. Saiba diferenciar entre interpretação, reinterpretação e aplicação.

11 Interpretar é descobrir o que o escritor do texto queria dizer. Interpretar é descobrir o que o escritor do texto queria dizer.

12 Reinterpretar é tirar o texto de seu contexto e dar-lhe um novo significado. Isso só pode ser feito por alguém inspirado por Deus (apóstolo ou profeta). Nenhum pregador pode fazer isso. Reinterpretar é tirar o texto de seu contexto e dar-lhe um novo significado. Isso só pode ser feito por alguém inspirado por Deus (apóstolo ou profeta). Nenhum pregador pode fazer isso.

13 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho - Os 11:1 Menino = Israel Ocasião = Êxodo... do Egito chamei o meu Filho – Mt 2:15 Menino = Jesus Ocasião = Após a morte de Herodes

14 Aplicar é descobrir a lição espiritual que o texto possui para o tempo presente. Aplicar é descobrir a lição espiritual que o texto possui para o tempo presente.

15 10. Esteja disposto a aceitar coisas novas, mesmo que conflitem com suas ideias anteriores.


Carregar ppt "Por Emilson dos Reis. 1. Considere a Bíblia como ensinando apenas uma teologia. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google