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PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.

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1 PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I
Paulo Almeida

2 Lista de formandos Paulo Almeida Alzira Maria Gonçalves Reina
Ana Regina Tomás de Freitas Costa Carlos Manuel Gomes de Sá Dulce Maria da Silva Vieira Inácia Romana Mendonça de Ramos Costa Maria Alexandra Nunes Tavares de Sousa Alves Maria Albertina Silva Pacheco Ferreira Maria Amélia Gomes Ferreira Maria Clara da Fonseca Neiva de Oliveira Maria Clarisse Oliveira Gonçalves Silva Martins Maria da Anunciação Luís Pereira Maria da Conceição Ferreira de Sá Maria da Conceição Magalhães Maria Helena Fernandes da Costa Maria Teresa Correia da Conceição Silva Pereira Sónia Maria Soares Carreira de Freitas Vanda Nadir Simões Pinheiro Paulo Almeida

3 CONTEÚDOS/OBJETIVOS:
Desenvolvimento das práticas pedagógicas, no âmbito das competências específicas: compreensão do oral; expressão do oral; leitura; escrita; conhecimento explícito da língua. Que se concretizam na: Paulo Almeida

4 Planificação da anualização;
Construção de sequências didáticas cientificamente fundamentadas para o ensino da língua portuguesa; Produção de materiais didáticos para aplicação em sala de aula; Testagem dos materiais produzidos nas sessões conjuntas e em trabalho autónomo; Promoção do debate e da troca de experiências didáticas entre professores com base nos materiais produzidos nas sessões conjuntas e em trabalho autónomo, reforçando-se o trabalho colaborativo entre os docentes. Paulo Almeida

5 METODOLOGIA A FORMAÇÃO IMPLICARÁ: SESSÕES PRESENCIAIS (17h):
- apresentação de conceitos e princípios fundadores; - apresentação e discussão dos trabalhos a realizar nas sessões presenciais e não presenciais. SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (34h): - reflexão e medição pedagógica dos saberes teóricos para aplicação em sala de aula; - construção de novos materiais didáticos que promovam aprendizagens significativas pela sua aplicação em contexto escolar; - elaboração de portfólio final Paulo Almeida

6 CALENDARIZAÇÃO 11 SESSÕES- quartas-feiras, das 17h.05m às 18h.35m:
1.ª: 15 de fevereiro (1h30m) 2.ª: 29 de fevereiro (1h30m) 3.ª: 7 de março (1h30m) 4.ª: 21 março (1h30m) 5.ª: 11 de abril (1h30m) 6.ª: 2 de maio (1h30m) 7.ª: 16 de maio (1h30m) 8.ª: 23 de maio (1h30m) 9.ª: 6 de junho (1h30m) 10.ª 13 de junho (1h30m) 11.ª 20 de junho (2h) Paulo Almeida

7 AVALIAÇÃO COMPONENTE DE TRABALHO PRESENCIAL (40%- 4 valores):
- ASSIDUIDADE: 40% (4 valores) COMPONENTE DE TRABALHO NÃO PRESENCIAL/AUTÓNOMO (60% - 6 valores): - PORTFÓLIO: - ORGANIZAÇÃO: 10% (1 valor) - REFLEXÃO INICIAL: 10% (1 valor) - TRABALHOS EFETUADOS: 30% (3 valores) - REFLEXÃO FINAL: 10% (1 valor) Paulo Almeida

8 AVALIAÇÃO Os formandos têm aproveitamento desde que obtenham classificação final igual ou superior a 5 valores, na escala de 1 a 10, e na assiduidade cumpram, no mínimo, 2/3 do número de horas presenciais conjuntas estabelecidas para este Curso/Ação. Considerando que este Curso/Ação tem a duração de 17 horas, a assiduidade mínima obrigatória será de 11 horas. A frequência, com aproveitamento, deste Curso/Ação de Formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores Grupos 200, 210, 220, 300 e 320 e contabiliza 51 horas de formação. Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.º do RJFCP, a frequência, com aproveitamento, deste Curso/Ação de Formação releva para a progressão em carreira de Professores Grupos 200, 210, 220, 300 e 320. Os formandos não têm aproveitamento verificando-se um dos seguintes requisitos: - obtenham uma classificação final igual ou inferior a 4,9 valores (Insuficiente). - não cumpram a assiduidade mínima obrigatória de 11 horas nas sessões presenciais conjuntas. Paulo Almeida


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