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GUIA PARA OS PAIS Ensino fundamental 2014 4º ANO.

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Apresentação em tema: "GUIA PARA OS PAIS Ensino fundamental 2014 4º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 GUIA PARA OS PAIS Ensino fundamental º ANO

2 Apresentação O Colégio Itamarati foi fundado em 1988 e vem desenvolvendo um trabalho centrado na capacidade de aprendizagem do aluno, em sintonia com as formulações mais avançadas do pensamento educacional. O colégio é gerido por dois sócios que, embora se completem, atuam em diferentes setores: pedagógico e administrativo. Desde a sua fundação, o crescimento desta Escola tem projetado, na cidade e região, um conceito de instituição séria que apoia e investe na formação continuada dos professores para o aperfeiçoamento e atualização profissional dos mesmos, assim como nos recursos físicos e tecnológicos, visando não só à formação acadêmica mas também à formação integral do indivíduo: ativo, crítico, consciente de seu papel na sociedade atual, cuja característica é a mudança e transformação de valores num cenário de ritmo frenético da comunicação. Este documento objetiva apresentar aos pais as características do PROJETO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ITAMARATI no Ensino Fundamental (2º a 5º anos).

3 4º ANO O Projeto Pedagógico O Colégio Itamarati busca um ideal maior de construir uma Escola cuja tarefa mais importante, e também a mais difícil na educação de uma criança ou adolescente, é torná-los competentes, não somente nos aspectos cognitivos, mas que sejam competentes para a vida. Com esse objetivo, foi necessário que a Escola se preparasse para aplicar uma prática educativa adequada às necessidades culturais, econômicas e políticas da realidade brasileira, levando sempre em conta os interesses e motivações dos alunos e buscando garantir os ensinamentos essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, aptos a responderem com flexibilidade e rapidez ao advento de novos processos e tecnologias, e capacitados para a aquisição e o desenvolvimento permanente de novas competências. Optamos por uma proposta de trabalho na qual o aluno adquire o conhecimento, não só por informação direta do professor, mas por meio de diferentes estratégias que o levam a construir o conhecimento. O núcleo central comum nestas diferentes estratégias de ensino é aplicá-las de modo a desenvolver a atividade mental construtiva dos alunos (e não mecânica, repetitiva) ao longo do processo de aquisição do conhecimento. Dentro desta concepção construtivista de ensino, o aluno é o responsável último por sua aprendizagem. Reconhece-se que ele não constrói o conhecimento de maneira isolada, mas com outros e, principalmente, graças a outros. No processo, o aluno está imerso em um meio cultural e o professor é o mediador que o ajuda a explorar, reconstruir e a situar-se neste meio. Assim, aprender é também compartilhar.

4 4º ANO Regras de 2º a 5º anos Dentro da organização escolar, o aluno possui uma série de responsabilidades e tarefas que devem ser encaradas por ele como uma decorrência do fato de pertencer a um grupo social, e não como coerção de uma autoridade superior. Estabelecidas algumas normas gerais relativas à rotina escolar, a sua observância, por parte de todos, contribuirá certamente para desenvolver nas crianças o senso de responsabilidade social e garantir, no âmbito escolar, a sequência normal das atividades planejadas. 1. FREQUÊNCIA Quando necessária a falta do aluno às aulas, esta deve ser comunicada ao Colégio, se possível, com antecedência. Assim, também, a saída antecipada. 2. HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA Os horários devem ser cumpridos com o maior rigor possível, pois o ingresso do aluno em classe, com atraso, perturba não só o desenvolvimento das atividades mas também a sua própria aprendizagem. No início e no final do período, os pais ou responsáveis devem deixar e aguardar o aluno na parte frontal do colégio. Lembramos que, na saída, a criança somente será confiada ao seu responsável ou à pessoa por ele autorizada. Quando outra pessoa vier buscá-la, os pais devem notificar a escola por meio da agenda do aluno ou diretamente na secretaria.

5 4º ANO Regras de 2º a 5º anos 3. UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR O uso do uniforme é obrigatório. Todo material escolar, uniforme e abrigo deverão ser marcados com o nome completo do aluno, sendo que o Colégio não se responsabilizará pelo extravio de objetos sem identificação. Solicitamos que as crianças não venham com joias ou brinquedos às aulas. Excluímos do rol de material escolar todos os objetos quebráveis, pontiagudos, cortantes ou aqueles que possam oferecer qualquer perigo. 4. LIMITES No Colégio as regras existem e são colocadas de forma clara a todos os alunos. As regras gerais, que vocês estão recebendo, são comuns a todos os segmentos do Colégio. Existem também, as Regras da Classe, que são normas específicas combinadas pelos professores com a participação dos alunos de cada ano. Esses combinados contribuem para que a sala de aula se torne um ambiente agradável para a aprendizagem.

6 4º ANO Regras de 2º a 5º anos 5. ANIVERSÁRIOS O Colégio permite a comemoração em classe durante o período de lanche (manhã e tarde). Os pais deverão entrar em contato com a secretaria com antecedência de dez (10) dias no mínimo. A comemoração é restrita aos alunos da sala. 6. AGENDA Dentro da formação da postura de estudante, várias ações são trabalhadas, sendo uma delas, a agenda. Os alunos aprenderão a fazer uso da agenda para marcar as lições e as pesquisas, que deverão ser feitas em casa. Serve também como uma forma de comunicação entre colégio/casa. Enfatizamos assim, a importância de trazê-la todos os dias à aula e a necessidade de conservá-la.

7 4º ANO Regras de 2º a 5º anos 7. REUNIÕES DE PAIS E MESTRES Ocorrem trimestralmente, o objetivo é informá-los sobre o desenvolvimento individual de seus filhos e avaliações realizadas, assim como desenvolver um trabalho de parceria pais/colégio. Sabemos que a escola e a família são os principais ambientes em que convivem as crianças. É visando a essa aproximação que as reuniões são planejadas. Nas reuniões poderão ser propostas dinâmicas relacionadas com os conteúdos que seus filhos estejam estudando, para que vocês conheçam melhor nossa metodologia e saibam como auxiliá-los nas lições de casa. Ocasionalmente, a escola poderá convidar especialistas da educação para abordar temas relacionados às diferentes faixas etárias. 8. REUNIÕES COM AS COORDENADORAS O Colégio possui uma equipe de coordenadoras, sendo uma específica para cada segmento (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ano, Ensino Fundamental de 2º a 5º anos e de 6º a 9º anos). Os horários para reuniões deverão ser agendados anteriormente na secretaria.

8 4º ANO Lição de Casa A realização da lição de casa é um aspecto fundamental na construção do papel de estudante. Ela não tem a função de criar apenas um hábito, garantindo que a criança tenha somente uma obrigação a cumprir. Pretende contribuir para a formação de estudantes comprometidos com suas tarefas e preocupados com a qualidade de suas produções. Quanto a atuação dos pais frente a lição não há uma única orientação que possa ser seguida. Há um cuidado de nossa parte em propor situações nas quais as crianças já consigam trabalhar sozinhas porém, embora esperemos essa autonomia da parte dos alunos, é comum que ocorram demandas bem diferenciadas. Algumas crianças solicitam permanentemente o apoio dos pais; outros que necessitam apenas da presença física dos pais, embora consigam desenvolver as atividades sozinhos e ainda, aqueles que não solicitam ajuda. Esperamos dos pais uma atuação coerente, dando o suporte necessário às necessidades específicas da criança, principalmente no início do ano na perspectiva de que progressivamente possam atuar cada vez menos. Sugerimos ainda que sempre em caso de dúvidas, procurem a coordenação do colégio.

9 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia A conquista da autonomia no processo de aprendizagem do aluno deve ser uma das prioridades de todo projeto educativo, considerando a necessidade imprescindível de que o cidadão do século XXI deverá gerir e selecionar criticamente uma enorme quantidade de dados continuamente para estar informado e atualizado sobre os mais diversos campos de interesse social, profissional e pessoal. Levando em consideração o princípio básico da proposta construtivista - que nenhuma intervenção externa age se não for percebida, interpretada e assimilada por um sujeito - concluímos que toda ação educativa só pode estimular o autodesenvolvimento, a autoaprendizagem, a autorregulação de um sujeito ao modificar o seu meio e ao entrar em interação com ele. Apostar na autorregulação consiste em reforçar as capacidades do sujeito para gerir ele próprio seus projetos, seus progressos, suas estratégias diante das tarefas e dos obstáculos. Porém, no mundo atual, para a maior parte dos alunos, ler e escrever permanecem tarefas impostas, deveres, coisas que se devem fazer mais para ser respeitável do que por razões pessoais.

10 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia Mudar essa relação com o saber e com o estudar é nossa função. Para isto é necessário propiciar ao aluno situações de confronto, de troca, de interação, de decisão que o force a se explicar, a se justificar, a argumentar, a expor ideias, a dar ou receber informações para tomar decisões, planejar ou dividir o trabalho e obter recursos. Neste sentido, investimos sistematicamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental nos objetivos relacionados à aquisição por parte do aluno, de instrumentos de trabalho autônomo que o ajude a aprender a aprender e a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. Entendemos que este é um processo complexo, delicado e de difícil realização a curto prazo, sendo que o resultado deste trabalho algumas vezes só será observado no ensino médio ou na universidade. Sabemos também que só é possível desenvolvê-lo através da atuação coesa dos professores das diferentes séries ou disciplinas e do envolvimento e participação dos pais.

11 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia Várias são as atividades que propomos no dia a dia da sala de aula que têm como principal objetivo desenvolver no aluno a capacidade de autogerir sua aprendizagem. Algumas já são conhecidas desde a Educação Infantil como por exemplo, a apresentação da rotina do dia e os combinados da sala; outras iniciam no segundo ano, como o uso da agenda e a avaliação. Inserido no processo de avaliação desenvolvido no colégio, a autoavaliação tem como objetivo enriquecer o sistema interno de orientação do aluno para aumentar a eficiência de sua capacidade de autorregulação. Esse processo, em que o aluno age sobre a própria aprendizagem, buscando compreender seus erros, possibilita-lhe acomodar, diferenciar, reorganizar ou enriquecer seus esquemas de representação, de percepção e de ação. Essa possibilidade de ser responsável pela própria aprendizagem permite ao aluno desenvolver a autonomia. Neste processo de autoavaliação, observamos que o aluno sente grande necessidade de apoio da avaliação externa, no caso a do professor, até atingir no final do quinto ano maior percepção das aprendizagens que já domina, retomar aquelas que necessitam ser aprimoradas e procedimentos que favorecem suas aprendizagens.

12 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia Como os pais podem ajudar nesse processo: 1. Estabeleça junto com seu filho o melhor horário para estudo. Este horário deve ser diário e sempre respeitado. 2. Organize um lugar para estudar. Deve ser longe da televisão e aparelhos de som. Apesar de muitos adultos conseguirem ou até mesmo preferirem ler ouvindo música, esta é uma habilidade que as crianças não possuem, principalmente nesta fase em que a música é algo que chama muita atenção. 3. Oriente para que a criança sempre faça uso da agenda para saber as lições do dia. Desta forma, além de não esquecer nenhuma tarefa, ela estará criando o hábito de utilizar agenda. 4. Estimule para que as lições sejam feitas nos dias em que foram dadas. Isto beneficiará a execução da tarefa, pois a criança conseguirá recordar com mais facilidade a explicação da atividade feita pela professora. Em caso de pesquisa, este procedimento também facilitará a organização do tempo para procurar as informações necessárias ou adquirir o material solicitado.

13 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia 5. Procure colocar próximo do local de estudo um calendário onde a criança possa anotar as lições que ficaram sem acabar ou o material que precisa adquirir. 6. Oriente-a a organizar a mochila com antecedência utilizando a agenda para olhar o horário do dia. Procure rever junto com a criança se foi colocado na mochila todo o material que será usado no dia: lição de casa, estojo com lápis e borracha, livros ou apostilas, agenda e lanche. Evite deixá-lo trazer material que não será utilizado. 7. No dia que antecede a avaliação a criança deverá dispor de um tempo maior para o estudo e para fazer as revisões dos conteúdos. Se estudou todos os dias, uma revisão será o suficiente. O importante é ajudá-la a decidir os conteúdos que já sabe e, portanto, precisa só revisar aqueles que ainda tem dúvidas, necessitando de um estudo mais detalhado.

14 4º ANO Desenvolvimento de Autonomia 8. Ajude-a a fazer um levantamento das dúvidas e anotá-las em um papel. Essas questões deverão ser levadas para a professora da disciplina que durante a aula poderá esclarecer suas dificuldades. 9. A avaliação deve ser encarada como um instrumento em que o aluno terá a oportunidade de perceber o que já aprendeu e o que ainda precisa estudar para entender melhor. O importante é não associar nota, aprovação ou reprovação à avaliação. Lembre-se de que a média da criança não é composta somente pela avaliação, pois seu desempenho durante o trimestre em todas as atividades tem o mesmo valor que a avaliação na composição da média. 10. É importante que seu filho(a) saiba que poderá solicitar a sua ajuda quando sentir necessidade ou de não querer sua ajuda, pois se sente seguro para estudar sozinho.

15 4º ANO Avaliação A avaliação é uma das dimensões mais complexas da prática educativa. Envolve questões que vão dos métodos de ensino aos contextos de aprendizagens, passando pela sua dupla função: comunicar ao aluno aquilo que ele de fato aprendeu (ou não), bem como informar ao professor aspectos da sua ação que precisam ser modificados, aprimorados, revistos, etc. No colégio, a avaliação acontece como instrumento de apoio ao desenvolvimento do aluno e é compreendida como um sistema de coleta de dados a serem analisados para melhorar a prática educativa. A avaliação é um processo contínuo de reflexão do professor e do aluno sobre o que querem alcançar e sobre a eficácia das estratégias que estão usando. Fazem parte desse processo não somente as provas, mas toda a produção do aluno que é avaliada através de planilhas elaboradas a partir dos objetivos traçados para cada conteúdo. Também a autoavaliação é mais um instrumento que contribui para a avaliação final do aluno, além de ser uma excelente estratégia capaz de promover um estudante autônomo e com controle de sua própria aprendizagem. Para compor a média trimestral são atribuídas notas às avaliações (AV), ao trabalho de classe (TCL) e ao trabalho de casa (TC). A média para aprovação final é sete (7).

16 4º ANO Apoio Pedagógico No colégio foi instituído, visando à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, o Apoio pedagógico. Ele é realizado no horário alternativo e é indicado quando os professores, em uma avaliação parcial do desempenho dos alunos, observam que é necessário uma revisão ou mesmo uma nova abordagem de um conteúdo estudado ou ainda um maior investimento na realização das tarefas. O Apoio é ministrado por um professor da área e não é considerado como algo circunstancial e externo ao trabalho pedagógico regular. Ao contrário, é encarado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e atende às necessidades intrínsecas da educação escolar.

17 4º ANO Nesta fase de desenvolvimento, o aluno adquire novas competências cognitivas, possibilitando uma ampliação e um aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento. Quanto à postura de estudante, já possui mais autonomia e organização para gerir sua vida escolar e tem condições para assumir o papel de produtor de conhecimentos. No quarto ano os professores são específicos para cada disciplina, sendo auxiliados por um professor assistente polivalente. O trabalho do 4º ano

18 4º ANO O trabalho do 4º ano LÍNGUAPORTUGUESA Texto Resenha Conto árabe Lenda Reportagem de turismo Cordel Biografia Conto de artimanha O trabalho com textos é baseado no estudo de diferentes gêneros literários. No 4º ano o aluno estudará: Produção de texto Gramática e Ortografia As normas gramaticais e ortográficas serão trabalhadas de modo reflexivo, assumindo um caráter mais funcional e não tão normativo. O aluno será levado a compreender como estão organizados estes objetos de conhecimentos.

19 4º ANO O trabalho do 4º ano LÍNGUAPORTUGUESA Livro Paradidático Livro Paradidático Os paradidáticos são escolhidos pelo professor, com o objetivo de ampliar o repertório de leitura que os alunos possuem, possibilitando o conhecimento de diferentes autores, gêneros e obras literárias. Os livros serão lidos tanto em sala de aula como em casa. Proposta de leitura para 2014: Um dono para Buscapé Reinações de Narizinho vol. 1 Os três mosqueteiros O gênio do crime Projeto: Pequenos Escritores Projeto: Pequenos Escritores Em 2014 será desenvolvido o projeto Pequenos Escritores que se resume no trabalho de produção de textos em sala de aula e em seguida na digitação dos mesmos por seus autores, na aula de Informática.

20 4º ANO O trabalho do 4º ano LÍNGUAPORTUGUESA Como os pais podem ajudar Conversar com a criança sobre o livro que está sendo lido em sala de aula e pedir para que conte a história. Ouvi-la atentamente, mostrando interesse. Supervisionar a organização da criança com os materiais da escola e na execução da lição de casa. Visitar livrarias e bibliotecas com frequência. Roda de Biblioteca A roda de biblioteca tem como objetivo: Desenvolver o gosto e interesse pela leitura. Formar uma postura de estudante compromissado com as atividades escolares e responsável quanto à leitura.

21 4º ANO O trabalho do 4º ano LÍNGUAPORTUGUESA Como os pais podem ajudar Incentivar a criança a compartilhar com amigos e professores a leitura de uma história que tenha chamado sua atenção. Possibilitar que ela leia, à sua maneira, textos variados: histórias em quadrinhos, contos, poemas, charadas, textos informativos, entre outros. Conversar e fazer comentários sobre leituras feitas pelos membros da família. Oferecer condições para que a criança se organize e se responsabilize pelos seus livros, mantendo-os em uma estante ou outro local adequado. Promover um espaço para a leitura do paradidático. Acompanhar os empréstimos feitos na biblioteca, orientando-a quanto aos cuidados com os livros e lembrando-a dos prazos estipulados para as devoluções. Quando houver alguma pesquisa a ser realizada, proporcionar material suficiente para que a criança, por si própria, possa fazê-la.

22 4º ANO O trabalho do 4º ano MATEMÁTICA O que vamos estudar Sistema de Numeração Decimal Posicionamento e potência de base 10 Conjunto de números naturais Comparação com o Sistema de Numeração Romano e Egípcio Operações entre números e marcos Número e algarismo Terminologia: dúzia, dobro, triplo, metade, terça parte etc Operações Adição, subtração, multiplicação e divisão Algoritmo da adição, subtração, multiplicação e divisão Cálculo mental Estimativa Problemas Envolvendo as quatro operações

23 4º ANO O trabalho do 4º ano MATEMÁTICA Jogos Jogo Caça ao Tesouro Jogo Stop da Multiplicação Jogo Batalha da Multiplicação Jogo Batalha de Frações Medidas Comprimento Capacidade Massa Tempo Geometria Simetria Sólidos Geométricos Figuras Planas Múltiplos Fração Gráficos Sistema Monetário Convivência de inter-relação

24 4º ANO O trabalho do 4º ano Como os pais podem ajudar Levá-lo ao supermercado, estimulá-lo a observar os preços, fazer estimativas, cálculo mental etc. Propor que calcule o troco quando efetuar pequenas compras. Possibilitar momentos de jogos: batalha naval, dominó, senha ou qualquer outro jogo de estratégia. Observar logotipos. Discutir gráficos apresentados em jornais, revistas, televisão etc. MATEMÁTICA

25 4º ANO O que vamos estudar Seres Vivos: várias relações Água, ar e solo no ambiente Muitos materiais e transformações Trabalho de campo – Projeto: Preservação do Meio Ambiente. Usina São Martinho. Roda de Ciências O trabalho do 4º ano CIÊNCIAS A Roda de Ciências tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades de: Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais. Combinar leituras, observações, experimentações, registros etc, para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações. Formar uma postura de estudante compromissado com as atividades escolares, com responsabilidades quanto à pesquisa, necessidade de transmitir informações corretas e cumprimento das datas de entrega das atividades.

26 4º ANO O trabalho do 4º ano CIÊNCIAS Como os pais podem ajudar Manter um material de pesquisa contendo: textos informativos e imagens. Visitar bosques, zoológicos. Ajudar na escolha do tema para a Roda de Ciências, na seleção de textos compatíveis com a capacidade da criança e apoiar na produção de material ilustrativo que possa auxiliá-lo na apresentação do trabalho para a classe.

27 4º ANO O que vamos estudar Cartografia - representações do Planeta Terra Escala e proporções Causas das navegações e suas consequências Ocupação do Espaço Urbano O crescimento e as características dos municípios Município: A produção, o trabalho e a tecnologia Indígenas no espaço brasileiro Brasil Político atual Outros povos, outras culturas... A grande variedade de povos na formação da população brasileira (imigração) Direitos e deveres do cidadão Pesquisas / entrevistas Textos jornalísticos / interpretação O trabalho do 4º ano HISTÓRIAEGEOGRAFIA Livros propostos: Atlas ilustrado De onde você veio?

28 4º ANO O trabalho do 4º ano HISTÓRIAEGEOGRAFIA Como os pais podem ajudar Aproveitar situações do dia a dia para olhar mapas (em viagens, na televisão, em jornais), legendas e guias (localização da cidade, estado e país). Possibilitar leitura de entrevistas, apresentada pelos meios de comunicação. Auxiliar nas pesquisas, providenciando apoio e auxiliando na compreensão dos textos escolhidos. Incentivar a leitura de jornais (atualidades).

29 4º ANO O trabalho do 4º ano INGLÊS Nas aulas de inglês, nosso objetivo é proporcionar ao aluno a aquisição de um vocabulário básico articulado às estruturas essenciais da língua inglesa, a partir de atividades relacionadas com a sua realidade imediata. Desta maneira, procuraremos desenvolver o gosto pela língua através de jogos, brincadeiras, dramatizações e músicas, como também algumas atividades escritas que auxiliam na fixação da grafia das palavras. O que vamos estudar Alphabet Greetings Colors Numbers Fruits Body Como os pais podem ajudar Incentivando seu filho e valorizando o inglês como língua universal. Mostrar como é importante e está presente no nosso dia a dia. Animals Days of the week Months Seasons Zoo and farm animals Holidays School Objects Dialogs

30 4º ANO O trabalho do 4º ano ARTE O que vamos estudar Desenho de observação Desenho de criação Pintura Modelagem / Esculturas Apreciação de obras de arte Recortes / Colagens Técnicas variadas de pinturas Perspectiva Pontilhismo Arte Naif através das obras do artista Josinaldo Estudaremos também sobre a vida e obra do artista Portinari Como os pais podem ajudar Ajudar a coletar material bibliográfico e gravuras sobre os temas estudados. Levar as crianças à exposições para que possam se apropriar das diversas formas das expressões artísticas. Aceitar, incentivar e valorizar o desenho, independente do valor estético apresentado.

31 4º ANO O que vamos estudar Propriedades do som Flauta doce soprano Música sinfônica Compositores da MBP Folclore em suas diferentes manifestações Como os pais podem ajudar Participar de pesquisas em livros, enciclopédias, revistas, jornais, internet etc. Ajudar a criança a conhecer a discoteca que tem em casa. Propiciar condições para que a criança possa ouvir músicas, de modo a explorar toda a diversidade de gêneros e estilos. Estar atento a eventos culturais promovidos pelo SESC e Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (dica: cadastre-se para receber em casa a programação). Prestigiar eventos promovidos pelo Colégio. O trabalho do 4º ano MÚSICA

32 4º ANO CORAL Neste ano o aluno já poderá participar do Coral Infanto-Juvenil do colégio. A participação é opcional. A atividade Canto Coral objetiva o desenvolvimento da musicalidade do aluno integrando a técnica vocal à experiência de cantar. Os ensaios serão realizados às quartas-feiras, das 18h às 19h. O trabalho do 4º ano MÚSICA

33 4º ANO O que vamos estudar Atividades recreativas Flexibilidade e alongamento Iniciação desportiva Basquetebol Handebol Voleibol Futebol Como os pais podem ajudar Prestigiar qualquer atividade física que a criança participe. Não cobrar resultados nesta faixa etária. Manter uma alimentação balanceada e adequada. Incentivar seu filho a praticar esportes. O trabalho do 4º ano EDUCAÇÃOFÍSICA

34 4º ANO O trabalho do 4º ano INFORMÁTICA As aulas de Informática, serão ministradas uma vez por semana, dentro do horário de aula normal do aluno. O objetivo da Informática, no contexto escolar, é servir como ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. O aluno aprenderá o uso da Informática, seu conteúdo técnico, dentro de uma atividade interdisciplinar, ou seja, a criança utilizará de softwares (programas) educativos, aplicativos (Word, Excel, Powerpoint) e a Internet para realização de atividades das várias disciplinas do seu ano.

35 4º ANO Projetos: Carnaval / Festa Junina / Feira do Conhecimento Paralelamente ao conteúdo, são desenvolvidos projetos interdisciplinares que abordam temas de interesse da criança. Esses projetos têm seu produto final apresentado no Carnaval, na Festa Junina e na Feira do Conhecimento. O trabalho com projetos é uma entre as diversas estratégias didáticas que tem como objetivo gerar aprendizagens significativas. Um projeto caracteriza-se e diferencia-se por propor um conjunto de situações de ensino/aprendizagem, altamente contextualizadas, num processo de elaboração coletiva, envolvendo alunos e professores. Trata-se de uma série de situações unificadas por uma finalidade conhecida e compartilhada pelo grupo classe. A possibilidade das crianças apresentarem sua aprendizagem é uma forma de aproximá-las às exigências do mundo atual em que a todo momento, é necessário expor opiniões e conhecimentos. Para o Colégio Itamarati, esse é, num sentido amplo, o trabalho de desenvolvimento da cidadania em toda sua potencialidade.

36 4º ANO Colégio Itamarati Educação Infantil e Ensino Fundamental Rua Abraão Caixe, 383 – Jardim Itamarati CEP: – Ribeirão Preto – SP Fone/Fax: (16) Site:


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