A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração."— Transcrição da apresentação:

1 Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração

2 Roteiro Introdução Inovação em ambientes para mediar a colaboração
O Ambiente MOrFEu Veículos de Comunicação Considerações Finais “Vocês lembram de uma atividade colaborativa usando AVAs para qual o ambiente em uso não ofereceu o suporte adequado?” Exemplo simples e contundente.

3 Introdução Aumento das propostas pedagógicas colaborativas utilizando Ambientes Virtuais O processo de desenvolvimento de software é lento Muitas vezes é preciso adequar a proposta de trabalho aos recursos do ambiente Cada grupo possui sua própria forma de trabalhar Mas os ambientes são pouco flexíveis Os ambientes devem ser flexíveis, capazes de serem modificados por seus utilizadores de acordo com suas necessidades.

4 Web As páginas de Internet Criada em 1990, por Tim Berners-Lee
Preparada para ser utilizada em qualquer sistema operacional que tivesse um browser “Hipertexto é uma maneira de ligar e acessar informações de vários tipos como uma teia de nós na qual o usuário pode acessar conforme sua vontade”

5 Web: principais idéias
“Criar um espaço de informação no qual qualquer um teria acesso imediato e intuitivo” “Compartilhar o que você sabe ou pensa fosse tão simples quanto aprender algo que outra pessoa sabe” “Web é mais uma criação social que tecnológica, para ajudar as pessoas a trabalharem juntas” Como é a Internet sem a Web?

6 Web: primeira geração Páginas estáticas Geração Dinâmica de Páginas
CGI, PHP, ASP Interação com Flash e JavaScript AJAX: requisições assíncronas (JavaScript)

7 Web 2.0 ou Web Social Sites Dektop-like Conteúdo Gerado por usuário
Poder das Massas “Os serviços da Web 2.0 são caracterizados pelo fato de seus valores aumentarem conforme o número de pessoas que os estão usando” Dados em escala Épica Potencialização da Cauda Longa Beta Perpétuo

8 Ambiente Virtual Sistemas web que reúnem virtualmente várias pessoas em um mesmo lugar possibilitando a interação entre elas Groupware Ambintes Virtuais de Aprendizagem Redes sociais Não é “Ambiente de Realizada Virtual”

9 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
“Mesmo que um desenvolvedor de groupware seja capaz de desenvolver uma aplicação ‘ótima’ para um grupo, a aplicação irá eventualmente se tornar inadequada devido a novas situações e problemas que certamente aparecerão” (Fuks et al., 2008)

10 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
“Em face das dificuldades de construção e manutenção, o desenvolvedor de groupware gasta mais tempo lidando com dificuldades técnicas que moderando e provendo suporte para as interações entre os usuários. Tais problemas levam à necessidade de criar uma forma mais rápida e efetiva de se desenvolver groupware” (Fuks et al., 2008)

11 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
Criação rápida Flexibilidade para Modificações Abordagens atuais Modular Componentes Linha de Produção Web-services

12 Inovação em Ambientes Virtuais para Mediar a Colaboração
Controvérsia Acadêmica (Mendonça, 2003) “A favor” e “contra”. Projetos de Aprendizagem (Fagundes, 2006) Investigação Júri Simulado (Real, 2007) Defesa, Acusação e Júri Construindo Conceituações (Nevado, 2009) Discussão e revisão de posicionamentos Diário Virtual (Serres, 2009) Registro de solução e discussão das soluções  basta dizer que existem várias atividades colaborativas para as quais os ambientes não oferecem o suporte adequado, como por exemplo .... (segue a lista)

13 Inovação em Ambientes Virtuais para Mediar a Colaboração
Os ambientes virtuais não davam suporte adequado Em alguns casos usaram um Wiki Regras de interação eram passadas verbalmente Alguns foram implementados Tornaram-se inadequado para o trabalho com outros grupos É difícil predizer como um grupo irá colaborar (Gutwin, 2000 apud Fuks, 2008)

14 Multi-Organizador Flexível para Espaços Virtuais (Menezes, 2008)
Um conjunto de interações dentro de um ambiente virtual resulta em um documento. Veículo de Comunicação (VCom): O documento; um ambiente virtual. Unidade de Produção Intelectual (UPI): Menor parte que compõe este documento. Publicação: “Postar” uma UPI em um VCom

15 Ambientes Virtuais modelados como Veículos de Comunicação
Fórum: Uma UPI é publicada em resposta a outra UPI Estrutura de árvore Blog: Várias UPIs organizadas pela data de publicação UPI são publicadas como comentários às postagens principais Wiki: As páginas (UPIs) são editáveis As páginas possuem links para outras páginas

16 Views Forma de apresentação é definida separadamente da estrutura de UPIs. As views definem os conteúdos das páginas do ambiente. Várias views são permitidos Exemplo: um fórum com exibição de suas postagens de forma endentada e de forma não endentada (indented). Exemplo: um blog mostrando só as mensagens principais ou todas as mensagens e comentários das mensagens.

17 Views Documento Exibição View Usuário

18 Implementando Veículos de Comunicação
Documento (Model): XML Flexível e Semi-estruturado UPI: Texto: título e corpo Publicação: Incluir uma UPI no documento View: XSL Transforma XML --> HTML

19 Documento de Projetos de Aprendizagem

20 Documento de Projetos de Aprendizagem
Sub-veículo

21 Documento de um projeto de aprendizagem(2)

22 Documento de um projeto de aprendizagem(2)

23 Implementando Views Quais dados do documento XML e como eles serão mostrados em uma página HTML Links para Publicação Links para outros Templates Adquirir informações do sistema: Dados do usuário Dados de UPIs Dados do usuário publicador

24 Processo de visualização de uma página de VCom

25 View da página principal do VCom Projeto de Aprendizagem

26 View da página principal do VCom Projeto de Aprendizagem
php:function

27 Implementando Publicação
Um pedaço de XML Nova UPI é criada Em que lugar do XML será inserido

28 Projeto de Aprendizagem
Links para outros Templates

29 Outras propostas colaborativas implementadas
Fórum, Blog, Wiki, Enquete, Glossário e Mural; Um Fórum para a Controvérsia Acadêmica; O objeto de aprendizagem CARTOLA O Quadro de Discussões da Arquitetura Pedagógica Júri Simulado; O Quadro de Discussões da Arquitetura Pedagógica Construindo Conceituações; O Diário Virtual para Aprendizagem de Matemática; Uma versão básica de Curso do Moodle, com os tópicos, e os sub-veículos (Fórum, Wiki, Questionário, etc.) em cada tópico, Basta falar rapidamente que, para validar a concepção, estás buscando exemplos e que entre outros já conseguistes descrever e realizar os ambientes .... é só pra dar noticia mesmo, fatos para que saibam que não são apenas idéias.

30 Considerações Finais Redução dos custos de implementação
12 Vcoms; 19 Templates; 260 linhas de código cada; máximo dois dias de trabalho cada. Evidências de que o MOrFEu consegue modelar esse tipo de ambiente virtual Os VComs são flexíveis: criação e modificação User-created Application Próximos passos: permissões, papéis, grupos e protocolos de interação.

31 Obrigado Perguntas? Versão de Testes

32 Referências Fagundes, L., Nevado, R., Basso, M., Bitencourt, J., Menezes, C., Monteiro, V. C. P. C. (2006) “Projetos de Aprendizagem – Uma experiência mediada por ambientes Telemáticos”. Revista Brasileira de Informática na Educação. Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., Pimental, M., Lucena, C. J. P. (2008) “The 3C Collaboration Model”. Encyclopedia of E-Collaboration. Information Science Reference, USA. Gutwin, C., Greenberg, S. (2000). “The mechanics of collaboration: Developing low cost usability evaluation methods for shared workspaces”. Proceedings of the IEEE 9th Workshop on Enabling Technologies. Mendonça, A. P., Castro, A. N., Souza, F. F., Queiroz, S. J. B., Batista, V. O. (2003) “Um Ambiente Telemático para mediar a Controvérsia Acadêmica”. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Menezes, C. S., Nevado, R. A., Castro, A. N., Santos, L. N. (2008) “MOrFEU – Multi-Organizador Flexível de Espaços VirtUais para Apoiar a Inovação Pedagógica em EAD”, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Nevado, R. A., Dalpiaz, M. M., Menezes, C. S. (2009) “Arquitetura Pedagógica para Construção Colaborativa de Conceituações”, Anais do Workshop sobre Educação em Computação, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Real, L. M. C., Menezes, C. S. (2007) “Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em grupo”, Aprendizagem em rede na educação a distância, Porto Alegre: Ricardo Lenz. Serres, F. F., Basso, M. V. A. (2009) “Diários virtuais – Uma ferramenta de comunicação social para a autoria e aprendizagem de Matemática”, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.


Carregar ppt "Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google