A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADJUNTO ADNOMINAL Português – 8º ano 3º trimestre – Profª Andréa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADJUNTO ADNOMINAL Português – 8º ano 3º trimestre – Profª Andréa"— Transcrição da apresentação:

1 ADJUNTO ADNOMINAL Português – 8º ano 3º trimestre – Profª Andréa

2 ADJUNTO ADNOMINAL Termo acessório da oração.
Termo que especifica, detalha, caracteriza, determina ou indetermina o substantivo. Termo da oração que está junto do substantivo (nome). Pode associar-se a qualquer substantivo que seja núcleo de qualquer termo (sujeito, objeto, adjunto adverbial, agente da passiva).

3 ADJUNTO ADNOMINAL Expresso por palavras que se associam ao substantivo: Artigo Adjetivo ou Locução Adjetiva Pronome (apenas aqueles que acompanham o substantivo) Numeral

4 Leia estes textos e identifique os adjuntos adnominais.

5

6

7 Observe estas manchetes e reescreva-as retirando os adjuntos adnominais presentes.
O Banco Central decidiu intervir no mercado do dólar. O governo recusou-se a negociar com os grevistas.

8 1-Considere estas orações:
Os turistas fotografaram, encantados, os animais que vivem nas florestas. As empresas modernas investem em jovens talentosos. O irrequieto felino caminhava de um lado para outro da jaula. O felino caminhava, irrequieto, de um lado para outro da jaula. O felino, irrequieto, caminhava de um lado para outro da jaula.

9 2-Considere esta oração:
Os jurados julgaram o rapaz doente. Sua organização sintática inadequada possibilita interpretar o termo “doente” como: A- Uma característica que os jurados atribuíram ao rapaz. B- Uma característica que, antes do julgamento, já era própria do rapaz. Identifique a opção mais correta referente ao julgamento realizado pelos jurados.

10 3- A frase abaixo, fora de contexto como está, tem mais de um sentido.
Alguns participantes da caminhada acharam a trilha fácil. A- Esclareça dois sentidos que podem ser atribuídos a ela. B- Indique, para cada um dos sentidos que você apontou em A, a função sintática do termo “fácil”.

11 4- As manchetes a seguir foram publicadas num jornal da cidade
4- As manchetes a seguir foram publicadas num jornal da cidade. Reescreva-as sem os adjuntos adnominais. A- As crianças da rede pública vão ao teatro municipal para assistir à peça João e Maria. B- Alguns guardas de trânsito foram atropelados na agitada e movimentada Avenida Rio Branco. C- Muitos professores das universidades federais ainda estão em greve. D- Todos os candidatos a prefeito da cidade vão participar do debate, que será exibido na Globo.


Carregar ppt "ADJUNTO ADNOMINAL Português – 8º ano 3º trimestre – Profª Andréa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google