A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação: Sandra Regina Braz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação: Sandra Regina Braz"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação: Sandra Regina Braz Ayressinop@yahoo.com.br
ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEFAPRO/NTE DO PÓLO DE SINOP FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL Apresentação: Sandra Regina Braz

2

3 Albina Pereira de Pinho Silva Gilmar Antonio Frydriszewski
CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL AUTORES DO PROJETO: Professores multiplicadores do CEFAPRO/NTE – Sinop/MT Albina Pereira de Pinho Silva Gilmar Antonio Frydriszewski Lucinéia Jonat Lourenço Lucineide da Silva Raquel Danuta Zaleski Sandra Regina Braz Teofanis Teresinha Zabot Anjos ENVOLVIDOS NO PROCESSO: Professores da Escola Estadual São Vicente de Paulo do Município de Colíder. OBJETIVO GERAL: Promover alfabetização tecnológica, como também contextos de aprendizagem em que os professores pudessem produzir sentidos e vislumbrar “novas possibilidades” de uso das TICs no processo ensino e aprendizagem.

4

5 TEMAS TRABALHADOS Histórico da introdução da Informática na Educação nas escolas públicas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Abordagem construcionista para a Informática na Educação, Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aliado à Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Módulos I, II e III da TV Escola e os Desafios de Hoje : Tecnologias e Educação: Desafios e a TV Escola, Usos da Televisão e do Vídeo na Escola, Experimentação: Planejamento, Produzindo, Analisando.

6

7 Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada
RESULTADOS ALCANÇADOS Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada O Projeto foi pensado a partir da formação de professores, tendo como premissa a alfabetização tecnológica concomitante as suas práticas vivenciadas sobre produção de vídeos, resultado de um curso da TV escola. Mentoras do projeto: Alzira Aparecida Lívero Sampaio Maria de Lourdes Silva Nogueira Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura escrita e domínio de cálculos por meio da produção de vídeo educativo.

8

9 O desenvolvimento do projeto na escola até chegar ao resultado final que
é o vídeo: Reunião na semana pedagógica, onde são elencados vários assuntos de relevância social; Apresentação da idéia para os alunos; Eleição do tema a ser estudado; Levantamento da bibliografia do tema; Cada professor, dentro de sua disciplina, começa a fazer as leituras; Fórum para socialização do que cada professor planejou de acordo com sua disciplina (hora atividade). As leituras necessárias para o desenvolvimento do projeto são realizadas no horário oposto de aula com a orientação de todos os professores, envolvendo todas as áreas, utilizando uma linguagem de acordo com a faixa etária do aluno. São realizadas as pesquisas pelos alunos com orientação dos professores de acordo com cada tema. Cada professor fica responsável pela pesquisa e por uma oficina de acordo com o tema que ficou sobre sua responsabilidade.

10

11 Apresentação das oficinas, num sábado, para toda comunidade escolar e publico interessado.
Durante a realização das atividades descritas, o roteiro, figurino, escolha de elenco, cenário, elementos cênicos e sonoplastia vai sendo elaborado por alunos e professores. No horário oposto é realizado sessões de cinema onde são observados a música, posição de câmera, interpretação, captura de imagem, detalhes necessários na produção do vídeo. O vídeo educativo é resultado de todo o desenvolvimento do projeto durante o ano letivo. A estréia do filme é feito para a sociedade com contribuição de alimentos não perecíveis que são doados a entidades ou famílias carentes da comunidade escolar.

12

13 Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada está no quinto ano e conta com a participação de toda a comunidade escolar. Todos os vídeos produzidos pela escola são com recursos oriundos do PDE, recursos próprios e de colaboradores. Durante estes cinco anos, cinco vídeos educativos foram produzidos. Identidade – Baseado no livro Pagador de Promessas de Dias Gomes/2003; Lamento – Tema Meio Ambiente/2004; Brasileiríssimo – Tema Manifestações Culturais do Município de Colíder, homenageando Mazaropi/2005; Menire Karõ – Baseado no livro Iracema de José de Alencar com objetivo de conhecer as etnias Kaiapó, Panará e Kayabi que residem no município de Colíder/2006; Daianes – Baseado no conto da Cinderela/2007; Em produção/2008 o vídeo os Bichos que Tive de Sylvia Ortoff. Acreditamos ser este um resultado de sucesso do uso das TICs na educação

14 Sugestão: Criar uma mostra de vídeo educativo estudantil. “A escola não pode ignorar o que se passa no mundo. Ora, as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. (PERRENOUD, 2000)


Carregar ppt "Apresentação: Sandra Regina Braz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google