A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEFAPRO/NTE DO PÓLO DE SINOP Apresentação: Sandra Regina Braz FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL

2

3 CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL AUTORES DO PROJETO: Professores multiplicadores do CEFAPRO/NTE – Sinop/MT Albina Pereira de Pinho Silva Gilmar Antonio Frydriszewski Lucinéia Jonat Lourenço Lucineide da Silva Raquel Danuta Zaleski Sandra Regina Braz Teofanis Teresinha Zabot Anjos ENVOLVIDOS NO PROCESSO: Professores da Escola Estadual São Vicente de Paulo do Município de Colíder. OBJETIVO GERAL: Promover alfabetização tecnológica, como também contextos de aprendizagem em que os professores pudessem produzir sentidos e vislumbrar novas possibilidades de uso das TICs no processo ensino e aprendizagem.

4

5 TEMAS TRABALHADOS Histórico da introdução da Informática na Educação nas escolas públicas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Abordagem construcionista para a Informática na Educação, Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aliado à Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Módulos I, II e III da TV Escola e os Desafios de Hoje : Tecnologias e Educação: Desafios e a TV Escola, Usos da Televisão e do Vídeo na Escola, Experimentação: Planejamento, Produzindo, Analisando.

6

7 Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada O Projeto foi pensado a partir da formação de professores, tendo como premissa a alfabetização tecnológica concomitante as suas práticas vivenciadas sobre produção de vídeos, resultado de um curso da TV escola. Mentoras do projeto: Alzira Aparecida Lívero Sampaio Maria de Lourdes Silva Nogueira Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura escrita e domínio de cálculos por meio da produção de vídeo educativo. RESULTADOS ALCANÇADOS

8

9 O desenvolvimento do projeto na escola até chegar ao resultado final que é o vídeo: 1) Reunião na semana pedagógica, onde são elencados vários assuntos de relevância social; 2) Apresentação da idéia para os alunos; 3) Eleição do tema a ser estudado; 4) Levantamento da bibliografia do tema; 5) Cada professor, dentro de sua disciplina, começa a fazer as leituras; 6) Fórum para socialização do que cada professor planejou de acordo com sua disciplina (hora atividade). 7) As leituras necessárias para o desenvolvimento do projeto são realizadas no horário oposto de aula com a orientação de todos os professores, envolvendo todas as áreas, utilizando uma linguagem de acordo com a faixa etária do aluno. 8) São realizadas as pesquisas pelos alunos com orientação dos professores de acordo com cada tema. 9) Cada professor fica responsável pela pesquisa e por uma oficina de acordo com o tema que ficou sobre sua responsabilidade.

10

11 10) Apresentação das oficinas, num sábado, para toda comunidade escolar e publico interessado. 11) Durante a realização das atividades descritas, o roteiro, figurino, escolha de elenco, cenário, elementos cênicos e sonoplastia vai sendo elaborado por alunos e professores. 12) No horário oposto é realizado sessões de cinema onde são observados a música, posição de câmera, interpretação, captura de imagem, detalhes necessários na produção do vídeo. 13) O vídeo educativo é resultado de todo o desenvolvimento do projeto durante o ano letivo. 14) A estréia do filme é feito para a sociedade com contribuição de alimentos não perecíveis que são doados a entidades ou famílias carentes da comunidade escolar.

12

13 Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada está no quinto ano e conta com a participação de toda a comunidade escolar. Todos os vídeos produzidos pela escola são com recursos oriundos do PDE, recursos próprios e de colaboradores. Durante estes cinco anos, cinco vídeos educativos foram produzidos. Identidade – Baseado no livro Pagador de Promessas de Dias Gomes/2003; Lamento – Tema Meio Ambiente/2004; Brasileiríssimo – Tema Manifestações Culturais do Município de Colíder, homenageando Mazaropi/2005; Menire Karõ – Baseado no livro Iracema de José de Alencar com objetivo de conhecer as etnias Kaiapó, Panará e Kayabi que residem no município de Colíder/2006; Daianes – Baseado no conto da Cinderela/2007; Em produção/2008 o vídeo os Bichos que Tive de Sylvia Ortoff. Acreditamos ser este um resultado de sucesso do uso das TICs na educação

14 A escola não pode ignorar o que se passa no mundo. Ora, as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar. (PERRENOUD, 2000) Sugestão: Criar uma mostra de vídeo educativo estudantil.


Carregar ppt "ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google