A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções Técnicas para Conferências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções Técnicas para Conferências"— Transcrição da apresentação:

1 Noções Técnicas para Conferências
Distritais LEO e Distrito Múltiplo LEO

2 A Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC é o órgão supremo do Distrito Múltiplo LEO LC e reger-se-á pelo disposto no Estatuto Padrão de Distrito Múltiplo LEO, Regulamento Interno do Distrito Múltiplo LEO LC e pelo Regimento Interno da Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC.

3 Finalidades essenciais da Conferência:
Estimular o espírito de Companheirismo; Proporcionar oportunidade para Instrução LEOística e a realização de seminários de atualização para dirigentes LEO; Eleger o Presidente e Vice-Presidente para o Distritos Múltiplos LEO LC para o Ano LEOístico seguinte; Eleger os Presidentes de Distrito que não estiverem sido eleitos em Conferências Distritais; Votar teses, moções, indicações trabalhos e proposições que forem apresentadas; Escolher a sede das Conferências dos Distritos Múltiplos LEO LC. Referendar, ou não, as medidas provisórias fixadas pelo Conselho do Distrito Múltiplo e executadas pelo seu Presidente.

4 Direção Administrativa
Diretor Geral da Conferência será indicado pelo Clube ou Distrito LEO anfitrião e fará parte do Gabinete do Distrito Múltiplo LEO LC. Diretor Geral nomeará um Tesoureiro, além de outras Comissões de Trabalho. A direção administrativa é responsável pela organização física, cívica e/ou artística das atividades a serem realizadas na Conferência.

5 Direção Técnica Gabinete do Distrito Múltiplo LEO LC é o responsável pela organização dos trabalhos técnicos da Conferência; A Presidência das sessões plenárias da Conferência será exercida pelo Presidente ou Vice-Presidente do Distrito Múltiplo LEO LC.

6 Das Reuniões – Regras Gerais
Constarão necessariamente do Programa da Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC: Sessão Solene de Instalação Sessões Plenárias Reuniões das Comissões Técnicas Seminários para Novos Dirigentes Eleições Desfile LEOístico

7 Comissões Técnicas Regras gerais Gabinete do Distrito Múltiplo LEO LC deverá, por seu Presidente ou Vice-Presidente, designar os membros das Comissões Técnicas da Conferência durante a primeira sessão de trabalhos da Conferência; Deverão ser designadas as seguintes comissões: Credenciamento, Indicação e Eleição, Concursos, Moções e Finanças; Estas comissões farão parte da direção técnica da Conferência;

8 As Comissões Técnicas deverão, em sua primeira reunião, eleger seu Presidente e Relator;
Às Comissões Técnicas é facultado sintetizar as proposições que tenham objetivos similares; Estas comissões estudarão as proposições que lhe forem designadas, emitindo parecer até a II Sessão Plenária, onde serão analisadas; As Comissões Técnicas poderão convocar qualquer Delegado ou outra autoridade LEOística para prestar esclarecimentos, durante a realização de seu trabalho.

9 Comissão de Credenciamento
A esta comissão compete: Examinar a documentação expedida pelos Clubes, verificando se os sócios estão em pleno gozo de seus direitos, e credenciar seus delegados; Preparar os cartões-credenciais ou carimbo, devidamente autenticados pelo Presidente da Comissão ou membro por ele indicado, e entregá-los aos delegados habilitando-os ao exercício de seus direitos na Conferência;

10 Fazer a chamada e conferência dos delegados durante as sessões plenárias pertinentes;
O Diretor Geral da Conferência fornecerá à Comissão de Credenciais o material destinado à emissão dos cartões-credenciais ou carimbo dos delegados

11 Comissão de Indicação e Eleição:
A esta comissão compete: Apreciar a indicação de candidatos a cargos eletivos, examinando a documentação apresentada e emitir parecer, encaminhando-o à Mesa Diretora da Sessão Plenária; Organizar e dirigir o pleito relativo à eleição de candidato a cargo de Presidente e Vice-Presidente do Distrito Múltiplo ou de candidato a cargo de Presidente de Distrito, não eleito na Conferência Distrital ou que venha a ficar impedido de assumir a função.

12 Comissão de Concursos:
A esta comissão compete: Organizar, realizar e premiar os Concursos da Conferência; Premiar os Clubes e Distritos participantes dos Concursos da Conferência, segundo os critérios estipulados pelo Regulamento de Concursos e pelo Regimento Interno da Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC.

13 Comissão de Moções: A esta comissão compete: O estudo técnico pormenorizado de cada uma das proposições apresentadas, emitindo o respectivo parecer e encaminhando-as à Mesa Diretora dos Trabalhos da II Sessão Plenária; O Assessor de Estatutos e Regulamentos presidirá e orientará a Comissão de Moções.

14 Comissão de Finanças: A esta comissão compete: Analisar e dar o parecer sobre o controle financeiro do Gabinete do Distrito Múltiplo LEO LC, mediante apresentação da documentação pelo Tesoureiro Distrital.

15 Apresentação de Trabalhos
Entrega dos Trabalhos As indicações para eventos e proposições só poderão ser recebidos pelo Presidente do Distrito ou DM LEO ou Assessoria Competente até o momento em que se inicie a formação das Comissões Técnicas;

16 Todas as indicações a candidaturas a cargos eletivos ou proposições, excetuando-se as sugestões ou as questões de ordem, deverão ter sido previamente aprovadas pelo LEO Clube proponente, devendo deles constar, em anexo, cópia da Ata da Assembléia Geral que os aprovou. No caso dos trabalhos a serem apresentados por Distritos LEO deve constar, em anexo, a cópia da ata da reunião distrital que os aprovou.

17 Análise e Apresentação dos Trabalhos
As Comissões Técnicas, através de seus Relatores, apresentarão à mesa um resumo dos trabalhos e seu parecer, por escrito; Não serão levadas a plenário as proposições que forem rejeitadas unanimemente pelas Comissões Técnicas, as quais poderão, entretanto, serem objeto de recurso à Presidência da mesa diretiva da II Sessão Plenária. Não caberá recurso à proposição rejeitada pelo plenário;

18 O referido recurso poderá ser apresentado oralmente por qualquer um dos delegados devidamente credenciados durante a apreciação dos pareceres pelo plenário da Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC; Os trabalhos apresentados pelo Gabinete ou Conselho do Distrito Múltiplo LEO LC não estão sujeitos ao parecer das Comissões Técnicas, podendo ser encaminhadas ao plenário da Conferência do Distrito Múltiplo, mesmo que não obtenham a aprovação da Comissão.

19 Debate da Matéria Terminada a leitura do Parecer da Comissão Técnica, proceder-se-á ao debate da matéria. Votação da Matéria Encenados os debates, dar-se-á a votação da matéria. No encaminhamento da votação serão esclarecidos pelo Presidente do Distrito Múltiplo LEO LC, que preside a plenária, os pontos de vista diferentes, a fim de orientar os Delegados sobre a votação a seguir.

20 No caso de ocorrer dois ou mais candidatos ao cargo de Presidente ou Vice-Presidente de Distrito Múltiplo LEO dar-se-á a votação por cédula e secreta: Somente terão direito a voto os Delegados credenciados; Somente votarão os Delegados presentes no momento da votação, sendo vedado o voto cumulativo por representação, delegação ou procuração; Os Presidentes de Distritos e o Vice-Presidente do Distrito Múltiplo LEO LC são delegados natos. Os Ex-Presidentes de Distritos e Ex-Presidentes do Distrito Múltiplo LEO LC são delegados natos, desde que ainda façam parte do movimento. O Presidente do Distrito Múltiplo LEO LC é delegado nato, mas somente votará em caso de desempate (voto de minerva);

21 As decisões e deliberações da Conferência Nacional serão tornadas pela maioria simples dos votos dos delegados presentes à Sessão Plenária; Qualquer decisão de uma Conferência de Distrito Múltiplo LEO poderá ser revogada ou vetada pelo Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo de LC ou pela diretoria de Lions Clube Internacional; Dentro de 30 (trinta) dias seguintes ao encerramento da Conferência do Distrito Múltiplo, o Secretário do Distrito Múltiplo LEO LC redige a ata contendo as proposições aprovadas e o resultado das eleições realizadas. Esta ata será enviada ao Gabinete do Distrito Múltiplo LEO LC eleito na última Conferência do Distrito Múltiplo, que o receberá, e o arquivará.

22 Proposição: é toda a matéria sujeita à deliberação do plenário da Conferência, tais como indicações, moções, recomendações, requerimentos e emendas, e deverá ser redigida com clareza em termos explícitos e sintéticos.

23 Indicação: E uma declaração indicativa de candidatos a cargos eletivos ou de cidades para sede de Conferência ou outros eventos ou de desmembramento, anexação ou criação de novo Distrito, de acordo com o Estatuto do Distrito Múltiplo LEO LC. Deverá estar acompanhada dos documentos exigidos pelo Estatuto Padrão e/ou Regulamento Interno do Distrito Múltiplo LEO LC e cópia da Ata da Assembléia Geral que a aprovou.

24 Moção: É a proposição que sugere a manifestação do plenário sobre determinado assunto, podendo ser aprovando ou rejeitando. Deverá estar acompanhada pela cópia da Ata da Assembléia Geral que a aprovou, no caso de ter sido apresentada por LEO Clube ou Distrito LEO. Sugestão: É a proposição em que são sugeridas medidas de interesse geral que não caibam em projetos de resolução (moções).

25 Questão de Ordem: é toda dúvida levantada em plenário quanto à interpretação do regulamento na sua prática, ou relacionada com os Estatutos, e será resolvida, soberanamente, pelo Presidente, desde que não contrarie o Estatuto Padrão de Lions Clube Internacional.

26 Requerimento: é todo pedido feito ao Presidente da sessão sobre o objeto de expediente ou de ordem, por qualquer Delegado ou Comissão Técnica. O Requerimento será despachado pelo Presidente sempre que solicitar: A palavra ou desistência dela; Observância de disposição regulamentar; Retirada pelo autor da proposição com parecer contrário ou sem parecer; Verificação de votação ou presença.

27 O Requerimento dependerá de deliberação de plenário sempre que solicitar:
Destaque de parte da proposição principal ou acessória para fim de ser apreciada em separado; Mudança na origem da proposição de moção para sugestão.

28 Clube em pleno gozo de seus direitos: é aquele cuja Carta de Organização tenha sido oficialmente emitida e que tenha saldados todos os débitos para com o seu Distrito de origem e para com o DM LEO LC.

29 Moção 001/03 (enumere a Moção)  PROPONENTE: LEO Clube de Tangarazinho da Serra (é quem está propondo a moção) À 2ª Reunião Plenária da Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC - AL 2016/2017 Julho/2017 – Xinboquinha do Alto Paraíso – AC (local onde será apresentada a moção) EMENTA: Comprar sorvete para todos os C.LEO em todos os eventos. (é o título da sua moção, ou seja, aquilo que você quer mudar, propor) (agora você deve dar 2 ou 3 motivos no máximo que justifiquem a necessidade daquilo que você está propondo)  CONSIDERANDO – 01: Que durante os eventos do Distrito Múltiplo LEO LC muitos C.LEO sofrem com a carência de glicose.  CONSIDERANDO – 02: Que o clima da nossa região é muito quente colaborando ara o mal estar dos CC.LEO.  CONSIDERANDO – 03: Que o soverte oferece ambas as propriedades de conter elevado nível de açúcar e temperatura refrescante.

30 Tangarazinho da Serra, 18 de Junho de 2017.
(Então você propõe a mudança que você quer que ocorra não se esquecendo de indicar em que regulamento ou regimento ela deve ser incluída ou modificada. A última proposição deve ser sempre do mesmo jeito para que se evite fazer regras contraditórias, que se anule ou promova confusão e equívoco de interpretação).  PROPOMOS: 1. Que o Distrito Múltiplo LEO LC ou os clubes Anfitriões dos eventos forneçam sorvete a todos os CC.LEO presentes nestes eventos.  2. Que o sorvete seja fornecido gratuitamente e sem nenhum custo adicional à adesão do evento. 3. Que este procedimento conste do Regimento Interno de Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC. 4. Revogam-se as disposições em contrário.  Tangarazinho da Serra, 18 de Junho de 2017. ________________________________ C.LEO Fulano de Tal Presidente do LEO Clube de Tangarazinho da Serra AL 2016/2017

31 Modelo de Parecer No dia (data da reunião), às (horário de início da reunião) horas nas dependências do (local da reunião), reuniu-se a Comissão de (nome da comissão) assim composta pelos CC.LEO (nome dos componentes da comissão com seus respectivos cargos, se tiverem, e cargo que ocupam na comissão. Toda comissão deverá ter um presidente e um relator) para (finalidade da reunião). Após análise da documentação apresentada, a comissão dá, (colocar se o parecer foi decidido por unanimidade ou a quantidade de voto) parecer (favorável / desfavorável). Sem mais, damos por encerrado os trabalhos da Comissão. (Local e data). (espaço para assinatura dos componentes da comissão)

32 Exemplo: Parecer da Comissão de Finanças da XIX Conferência do Distrito Múltiplo LEO LC No dia 16 de Julho de 2017, às 19:00 horas nas dependências da EEPSG Prof. Aurélio Arrobas Martins, em Jaboticabal-SP, reuniu-se a Comissão de Finanças assim composta pelos CC.LEO Fulano de Tal, Presidente do Distrito LEO LC-1, presidente da comissão; Beltrano da Silva, Presidente do Distrito LEO LC-2, relator da comissão; Ciclano de Jesus, Presidente do Distrito LEO LC-3, membro da comissão, para analisar o relatório financeiro do Distrito Múltiplo LEO LC AL 2016/2017. Após análise da documentação referente à tesouraria do Distrito Múltiplo LEO LC AL 2016/1017, a Comissão dá, por unanimidade, parecer favorável ao relatório apresentado. Sem mais, damos por encerrados os trabalhos da Comissão. Jaboticabal, 16 de Julho de 2017. _________(Assinatura)_ _______ C.LEO Fulano de Tal Presidente do Distrito LEO LC-1 Presidente da Comissão _________(Assinatura)__________ C.LEO Beltrano da Silva Presidente do Distrito LEO LC-2 Relator da Comissão _________(Assinatura)_________ C.LEO Ciclano de Jesus Presidente do Distrito LEO LC-3 Membro da Comissão

33 C.LEO Raniere Pontes Assessor de Extensão e Preparação de Líderes do DM LEO LC 05/06 Adaptado com autorização da palestra ministrada pela C.LEO Ana Paula Mangili André, na VI Conferência do DM LEO LC em Adamantina/SP, Julho de 2005.


Carregar ppt "Noções Técnicas para Conferências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google