A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Chaban apresenta Clique para mudar de slide Como fazer uma tomada de 220 V se em sua casa a rede é de 127V?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Chaban apresenta Clique para mudar de slide Como fazer uma tomada de 220 V se em sua casa a rede é de 127V?"— Transcrição da apresentação:

1 Física Chaban apresenta Clique para mudar de slide Como fazer uma tomada de 220 V se em sua casa a rede é de 127V?

2 Física Chaban Se você veio de outra cidade para Uberaba é bastante provável que em sua casa existam alguns transformadores. Clique para mudar de slide

3 Física Chaban A eletricidade em nosso país é uma graça! Algumas cidades, usam tensão na rede de 127 V (no popular, 110). Outras, trabalham com 220 V. Antigamente, onde a companhia elétrica era americana, 127 V, onde era inglesa, 220 V. E hoje, a gente que aguente! Quem nunca queimou um aparelho por ter ligado errado? Clique para mudar de slide

4 Física Chaban O que pode acontecer se um aparelho for ligado na tensão errada? Se ligar algo de 220 V em 110 V: Ou não funciona ou fica bem Se você ligar um de 127 V em 220 V, aí a coisa pode complicar. Clique para mudar de slide devagar. Ou o aparelho funciona loucamente e queima em seguida.... ou ele simplesmente queima sem ter tido tempo de fazer nada.

5 Física Chaban O problema é que a potência de um aparelho elétrico é proporcional ao quadrado da tensão (voltagem). Como o aparelho não foi projetado para isso, ele vai superaquecer. O resultado disso, a gente já sabe. Então, se você mora em cidade com 220 V e possui aparelhos de 127 V, não há o que fazer, trate de comprar os transformadores. Quando esta dobra, a potência aumenta quatro vezes. Clique para mudar de slide Mas. Se seu caso é o contrário, mora em Uberaba (127 V) e quer obter 220 V, aí sim existe solução.

6 Física Chaban Você sabe o que é um sistema trifásico? Já reparou que na maioria dos postes passam três fios lá em cima São as três fases. Cada uma delas, quando chega até sua casa, estará transportando 127 V. no ponto mais alto? Clique para mudar de slide Na verdade, ela oscila de +127 V a -127 V. Isso acontece por ser corrente alternada.

7 Física Chaban Nossas tomadas tem dois buracos, um deles é uma fase, o outro é o neutro. tome choques à toa. Se você ligar a tomada em duas fases diferentes, o Serve para evitar que você Clique para mudar de slide resultado não será Devido à defasagem de 120º Fase Neutro terra a tensão final será de 127. o que dá um total de 220 V. Nas tomadas com três buracos, o terceiro é o terra.

8 Física Chaban Mas o caso é: como saber o que é fase e o que é neutro? Para isso você deve providenciar uma chave teste. contato com um fio e a outra com o seu dedo, é só observar a lâmpada dentro Colocando uma ponta em Clique para mudar de slide dela. Se acender, é fase. Se não, é neutro.

9 Física Chaban Clique para mudar de slide Mas, se você não tem prática com eletricidade, talvez seja mais negócio chamar um eletricista. Afinal, eletricidade pode ser perigosa e existe o risco de dar o maior bode na rede elétrica de sua casa!

10 Física Chaban E você pensava que física não servia para nada! Viu só como ela é importante? Física Chaban


Carregar ppt "Física Chaban apresenta Clique para mudar de slide Como fazer uma tomada de 220 V se em sua casa a rede é de 127V?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google