A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Câmera Interativa para CyberTv

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Câmera Interativa para CyberTv"— Transcrição da apresentação:

1 Câmera Interativa para CyberTv
Alexandra Cristina Moreira Caetano (coord.) MidiaLab – UnB Francisco de Paula Barretto MidiaLab- UnB Gustavo Bezerra Leite Antunes UFPB Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior LAVID- UFPB Rodolfo Arruda Santos

2 Câmera Interativa para CyberTv
É uma pesquisa prática-teórica sobre uso de visão computacional, por meio de câmera com infravermelho, como possibilidade de interação que culmine no desenvolvimento de biblioteca que possa ser utilizada em propostas de interação com a CyberTv (TDI - Tv digital interativa). A proposta engloba a construção do protótipo de hardware - câmera com visão infravermelha e o desenvolvimento da biblioteca Java, base para o uso de visão computacional no reconhecimento de movimentos que possam substituir parcial ou totalmente o controle remoto da televisão nos processos de interação.

3 VISÃO COMPUTACIONAL COMO POSIBILIDADE DE INTERAÇÃO
Ponto de partida – Referenciais artísticos com uso de visão computacional em processos de interação. Zerseher (1991) Joachim Sauter e co-autoria de Luesebrink Dirk Passagens (2008) Alexandra Caetano

4 Tvicam - Câmera Interativa para CyberTv
Referencial IdAnce (2009), pista de dança interativa, Suzete Venturelli (coord.), Leandro Gaby Andersen Trindade e Pedro Guerra Brandão, programadores IdAnce utiliza de um sistema de visão computacional, relacionado a dispositivo com sensor de captação de movimento infravermelho, com o objetivo de mapear o movimento do atuadores no espaço do jogo.

5 Tvicam - INTERAÇÃO COM A CyberTv
O protótipo da câmera infravermelha desenvolvido por Gustavo Antunes para o projeto Câmera Interativa para CyberTv – Tvicam - possibilita a captura das imagens mesmo no escuro, por meio da iluminação via leds infravermelhos, que produzem uma luz invisível aos nossos olhos. A utilização de infravermelho permite a utilização do sistema mesmo na ausência de luz.

6 API – Biblioteca Java Uso de visão computacional como forma de interação com a CyberTv No desenvolvimento do projeto, optou-se pela utilização de um emulador Ginga-J, desenvolvido em Java, no LAVID, e compatível com a IDE Eclipse. Para a implementação da biblioteca, optou-se pelo desenvolvimento da visão computacional utilizando a API Java Media Framework 2.1 (JMF) para reconhecer e capturar imagens da câmera, possibilitando o tratamento necessário das imagens. A API, desenvolvida em JAVA, complementa e permite o acesso às funções da câmera por meio de um algoritmo de edge detection ou detecção de borda.

7 O desenvolvimento da API foi realizado a partir da ação integrada do Analista e Desenvolvedor, Francisco Barretto e dos desenvolvedores Rodolfo Arruda e Erisvaldo Júnior A parceria com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital Lavid – UFPB, responsável pelo desenvolvimento do midleware Ginga foi fundamental para que o projeto fosse viável e exequível.

8 tvicam – câmera e fonte de alimentação (design final)

9 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CAETANO, Alexandra Cristina Moreira. Interfaces: processos criativos em arte computacional. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Dra. Suzete Venturelli. Instituto de Artes – UnBília. 2010 JÄHNE, Bernd (org). Computer Vision and Applications.USA:Academic Press. 2000 LEVIN, Golan. Computer Vision for Artists and Designers: Pedagogic Tools and Techniques for Novice Programmers. Journal of Artificial Intelligence and Society, Vol Springer Verlag, Disponível em acessado em 02/07/2009 REHEM, Almerindo e TRINDADE, Fernando Henrique Vieira. Técnicas de Visão Computacional para Rastreamento de Olhar em Vídeos. Publicado 03/02/2009. Disponível em: acessado em 03/07/2009 SPARACINO, Flavia. (Some) computer vision based interfaces for interactive art and entertainment installations In: INTER_FACE Body Boundaries, issue editor Emanuele Quinz, Anomalie, n.2, Paris, France, Anomos, Disponível em: acessado em 04/07/2009 WANGENHEIM, Aldo Von; COMUNELLO, Eros. Visão computacional: Seminário Introdução à Visão computacional. The Cyclops Project. PPGCC-INE-UFSC Disponível em acessado em 03/07/2009


Carregar ppt "Câmera Interativa para CyberTv"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google