A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO FEUDALISMO Do séc. V ao séc. X Alta Idade Média ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA Só plantavam para comer PODER DESCENTRALIZADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO FEUDALISMO Do séc. V ao séc. X Alta Idade Média ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA Só plantavam para comer PODER DESCENTRALIZADO."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO FEUDALISMO Do séc. V ao séc. X Alta Idade Média ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA Só plantavam para comer PODER DESCENTRALIZADO Cada feudo exercia o seu poder O REI ERA UMA FIGURA POLÍTICA Não tinha poder econômico

2 Renascimento comercial e urbano Baixa Idade Média – séculos XI ao XV Cessa as invasões bárbaras; Cresce a população (falta alimentos); Volta o comércio; Surgem as feiras (origem dos burgos); Ampliação do consumo = aumento da produção; Ressurge, assim, as cidades.

3 A igreja por sua vez fortalecia o comércio através das CRUZADAS. O FEUDALISMO ERA UM ENTRAVE PARA O COMÉRCIO: SOBREGARCA DE IMPOSTOS, DIFERENTES MOEDAS, HAVIAM PEDÁGIOS

4 A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A burguesia, que se formava e se fortalecia dentro dos burgos, tinha dinheiro e queria mais lucro. Os reis, que tinham apenas prestígio, queriam retomar os poderes político e econômico. Assim, rei e burguesia (que representavam o capitalismo) fazem uma aliança contra os senhores feudais.

5 O que queriam: Rei – centralizar o poder; Burguesia – liberdade para comercializar; Surge então a formação do Estado moderno = monarquia absolutista. Principais monarquias nacionais: Portugal, Inglaterra, França e Holanda.

6 AS GRANDES NAVEGAÇÕES Os europeus faziam navegação costeira; Acreditavam que a terra era plana e que havia monstros no mar; Os instrumentos de navegação eram poucos e precários; O mar Mediterrâneo estava tomado pelos árabes e italianos.

7 AS GRANDES NAVEGAÇÕES FATORES ECONÔMICOS: Renascimento comercial (as feiras) e urbano (os burgos e as cidades). Crises do século XIV: Fomes; Peste Negra (conhecida peste bubônica); Guerras.

8 AS GRANDES NAVEGAÇÕES FATORES POLÍTICOS: Aliança entre o rei e a burguesia; Formação dos Estados Nacionais; Centralização do poder; Invasão de Constantinopla em 1453 pelos turcos otomanos, o que encareceu as especiarias. Temos aqui o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, que vai até 1789.

9 AS GRANDES NAVEGAÇÕES FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS: Ideais renascentistas; Espírito de aventura e esperança de riqueza; Religiosidade = Igreja Católica queria ampliar seus domínios; Avanço das técnicas de navegação – Caravelas com velas triangulares, bússola, astrolábio, novos mapas marítimos.


Carregar ppt "TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO FEUDALISMO Do séc. V ao séc. X Alta Idade Média ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA Só plantavam para comer PODER DESCENTRALIZADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google