A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale."— Transcrição da apresentação:

1 Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale

2 Um programa de acção é de grande utilidade para a catequese desde que, ao definir os objectivos comuns, leve a congregar esforços e a trabalhar numa perspectiva de conjunto.

3 Como consegui-lo? As partes devem estar ligadas entre si de tal modo que realce a profunda unidade da vida cristã; Favoreçam o conhecimento da fé; Proporcionem educação litúrgica; Orientem na formação moral; Ensinem a rezar; Proponham um acto de fé que conduza à concretização de um compromisso cristão e do encontro vivo com Cristo.

4 Directório Geral da Catequese Todas as diferentes intervenções tenham a mesma inspiração de fundo, um projecto de iniciação cristã que integre as diversas tarefas educativas e que todos os meios catequéticos convirjam para uma mesma confissão de fé, para uma consciência comum de pertencer à mesma Igreja e para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico (Cf DGC 278).

5 A necessidade de organização Para ser acção eficaz; Para alcançar os objectivos, sendo também fundamental que todas as intervenções tenham a mesma inspiração de fundo; Para concretizar O Projecto de Iniciação Cristã.

6 A necessidade de organização Pretende-se que tudo convirja: –Para uma mesma confissão de Fé; –Para uma consciência comum de pertença à mesma Igreja; –Para a fidelidade aos compromissos na sociedade, vividos com o mesmo espírito evangélico.

7 A coordenação catequética A coordenação da actividade catequética não é um facto meramente estratégico; O objectivo é tornar cada vez mais eficaz a acção de anunciar o Evangelho.

8 A coordenação catequética Esta possui uma dimensão teológica de fundo: –Crer em Deus Criador, em Jesus Cristo, no Espírito Santo e na Igreja que realiza o Seu desígnio salvífico; –Alcançar a santificação através dos sacramentos; –Amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos pela prática dos Mandamentos; –Elevar-se à Sua presença e dialogar com Ele pela oração.

9 Quem coordena e planifica? A comunidade cristã, que delega. A comunidade cristã deve estar organizada de tal modo que cada um e cada equipa se reconheça como parte de um todo, em missão, e execute as suas tarefas sempre numa linha de unidade, união e co - responsabilidade.

10 Quem coordena e planifica? Pároco; Equipa – Coordenadora; Conselho de Catequese; Catequista responsável de cada ano e seus colaboradores; Pais…

11 Porquê e para quê? Evangelizar tem como objectivo a unidade da fé, que, por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja (DGC 273); Sendo a Catequese um momento do processo total da evangelização, surge, necessariamente, o problema da coordenação da actividade catequética com a acção missionária (que a precede) e com a acção pastoral (que a continua).

12 Catequese, aprofundamento da Fé Há, em primeiro lugar, o Anúncio da Pessoa de Jesus, a Sua Vida, as Suas Palavras, os Seus Gestos. É o ANÙNCIO MISSIONÁRIO. Após este Anúncio, segue-se a CATEQUESE, que aprofunda esse mesmo primeiro Anúncio. O Anúncio Missionário (o 1º Anúncio) cativa para uma adesão à Fé. A Catequese justifica essa mesma Adesão: dá-lhe as razões pelas quais vale a pena aderir à Pessoa de Jesus Cristo.

13 Equipa Coordenadora (1) A tarefa da Equipa Coordenadora é organizar todo o Ano Catequético, ajudando assim os catequistas a superarem as dificuldades que habitualmente encontram no seu trabalho. Tarefas: –Inscrição/Matrículas; –Constituição das Turmas de Catequese; –Verificação do número de catequistas; –Definição de datas para evitar sobreposição de eventos; –Elaboração dos horários e distribuição das salas; –...

14 Equipa Coordenadora (2) Tarefas: –Marcar as reuniões da Equipa - Coordenadora; –Marcar as reuniões do Conselho de Catequese; –Marcar as reuniões gerais de pais (4); –Marcar as reuniões de catequistas; –Marcar reuniões de catequistas de cada Catecismo (uma por período); –Distribuir tarefas; –Arquivar correspondência recebida e expedida…

15 Conselho Catequese/EC (1) Deve planificar: Começo e término da catequese; Férias intercalares; Festas do Itinerário Catequético (ter presente as diferentes propostas dos Catecismos); Celebrações que contemplem a presença de todos os catequizandos e mesmo a participação da Comunidade (Natal, Páscoa, Penitenciais, Via-Sacra...); Catequese e a Liturgia; Missas com a participação dos catequizandos; Grupo Coral da Catequese; Acólitos (formação) e respectiva escala de serviço; Leitores (formação) e respectiva escala de serviço;

16 Conselho de Catequese/EC (2) Deve planificar: … Mês de Maria; Quaresma – vivência do Tríduo Pascal... Outras devoções da Religiosidade Popular (padroeiro da Paróquia...); Festas e convívios (magusto, passeio, festa do Bom Pastor, festa de Encerramento...); A Sala dos Catequistas; A Biblioteca (Catecismo da Igreja Católica, Directório Geral da Catequese, Guia do Catequista e Catecimos, Catequistas séc. XXI, Para que acreditem e tenham Vida, Concílio Ecuménico Vaticano II, Bíblias, Dicionário Bíblico, Revistas,…);

17 Conselho de Catequese/EC (3) Deve planificar:... Videoteca (audiovisuais); Aquisição de material didáctico e catequético; Cursos de formação de catequistas e de formação dos pais; Colaboração com outras congéneres, com o DAC e Arciprestado; Conferências, Palestras,... Encontros Bíblicos; Ano Paulino;… Concursos; Exposições de trabalhos dos catequizandos, etc. Expositor para venda de Livros,...

18 Plano por ano catequético MATERIAL FUNDAMENTAL Guia do Catequista; Catecismo do Catequizando. AGENTES O catequista responsável de cada ano com os seus colaboradores. REGRAS BÁSICAS Distribuição das sessões catequéticas, tendo em conta a planificação geral (Mapa 1); Elaboração de uma grelha e disponibilização de cópia à Equipa – Coordenadora ( este programa - grelha deverá estar profundamente enraizado nas necessidades locais e, ao mesmo tempo, em plena harmonia com as finalidades e as normas da Igreja Universal) (Mapa 2).

19 Exemplo

20 PLANO ANUALPLANO ANUAL

21 DISTRIBUIÇÃO DAS CATEQUESES ANO: ________ FASE: ___________ CATEQUISTA: _________________________ Mapa 1

22 Mapa 2


Carregar ppt "Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google