A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normas para trabalhos escolares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normas para trabalhos escolares"— Transcrição da apresentação:

1 Normas para trabalhos escolares
Educandário Nova Grécia Professores: Victor Pinheiro e Ronaldo José Março/2013

2 Como combater Erros frequentes Revisão ortográfica
Ortográficos Falta de padronização Plágio Como combater Revisão ortográfica Formatação dentro das normas Criatividade, uso de referências e citações.

3 Citações – Curta ou direta, deve ser inserida no parágrafo,entre aspas duplas. O rondel compõe-se de duas quadras e de uma quintilha. Segundo Manoel do Carmo (1919, p.215), "presta-se o rondel aos conceitos galantes e madrigalescos, às gentilezas amorosas e aos sentimentos delicados". ► Lá na bibliografia: CARMO, Manoel do. Consolidação das Leis do Verso, São Paulo Duprat, 1919, p.215. Indireta Citação de citação. Uso de linguagem intertextual AnexoI: Como fazer citações AnexoII: Intertexto

4 Antes do trabalho... Rascunho no papel e pesquisa:
Onde pesquisar? Sites confiáveis. Exemplos: sites de universidade, do governo que tenham conteúdo científico e real. Dominiopublico.org.br, unicamp, ufrj, uerj, fiocruz, Abril Educação Atenção em utilizar resposta de grupos de discussão e foruns: Yahoo Respostas, wikipedia, etc ANEXO III: Orientações Importantes

5 Formatação Papel: Branco ou Reciclado; Tamanho: A4, 21 x 29,7cm;
Margens: 3(superior),3(esquerda),2(inferior),2(direita); Fontes: Arial, Times New Roman; Tamanha da Fonte: 12; Títulos e sub-títulos: 14, negrito; Alinhamento: Justificado; Espaçamento do Parágrafo: 1,5 entre linhas Orientação Retrato ANEXO IV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011

6 Partes importantes de um trabalho escolar
1º - Sumário : Enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho. 2º - Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele. 3º - Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc. 4º - Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final. 5º - Bibliografia : não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.

7 Modelo de capa Nome do autor; Título do trabalho ;
Subtítulo, se houver; Número de volumes, se houver; Local (cidade) da Instituição; Ano de entrega

8 Modelo de folha de rosto
Instituição (vínculo profissional / institucional do autor); nome do autor (produtor); título do trabalho (do produto); subtítulo, se houver; número de volumes, se houver; natureza do trabalho, grau pretendido, nome da instituição a que é submetido e área de concentração; nome do orientador e co-orientador, se houver; local (cidade) da Instituição; ano de depósito/entrega.

9 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
FOLHA DE APROVAÇÃO nome do autor; título do trabalho e subtítulo, se houver; natureza do trabalho, grau pretendido, nome da instituição a que é submetido e área de concentração; data de aprovação; nome titulação e assinatura dos componentes da Banca e Instituição a que pertencem.

10 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
RESUMO O resumo é um texto redigido para demonstrar rapidamente o conteúdo ressaltando: os objetivos, os resultados, os métodos e técnicas utilizados e as conclusões da pesquisa

11 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
SUMÁRIO Consiste da enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho, Sumário é diferente de índice Índice, é uma relação detalhada de assuntos, autores, localidades e outros, relacionados em ordem alfabética, com a indicação de sua localização no texto.

12 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
APRESENTAÇÃO/ JUSTIFICATIVA Na apresentação/ justificativa, deve-se justificar a pesquisa sob o prisma científico, social, institucional e pessoal, explicitar as circunstâncias em que foi realizado, informar sobre a estrutura geral dada ao discurso, podendo incluir também os agradecimentos e outros informes gerais que o autor considere úteis ao leitor para uma adequada percepção global de seu trabalho.

13 ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO:
a introdução deve ser redigida de forma a despertar a atenção e interesse do leitor pelo estudo. O final da introdução deve apontar as questões de pesquisa (objetivos ou hipóteses) para as quais o autor buscará respostas.

14 ELEMENTOS TEXTUAIS MÉTODO
É a descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitiram a coleta dos dados e que viabiliza ao leitor compreender e replicar a pesquisa. Deverá estar dividido em: Voluntários (Quem); Material (Com o quê) e Procedimento (Como).

15 Modelo de Sumário Consiste da enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho.

16 Bibliografia é a relação de livros que utilizou para sua pesquisa. nome do autor começando pelo sobrenome em letras maiúsculas, vírgula, nome ou apenas a primeira letra,ponto, nome do texto utilizado. In: título do livro em itálico, dois pontos, editora, ponto, edição,ponto, Estado da publicação,dois pontos, nome da editora, vírgula, ano de publicação, páginas utilizadas. Exemplo: TORRES, R.M. Melhorar a qualidade da educaçãobásica? As estratégias do Banco Mundial. In:O banco Mundial e as políticas educacionais. S.Paulo: Cortez, 1996, p.1-14. * A segunda linha deve começar a baixo da 3 letra da primeira coluna, e as demais seguir a segunda linha.

17 Colaborações dos alunos:
Alunos do 3ºano, Thiago Pereira e Marlon Daniel. Alunos Lohene 3º Médio

18 Colaborações dos alunos:


Carregar ppt "Normas para trabalhos escolares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google