A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Geografia Professor: Böing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Geografia Professor: Böing."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Geografia Professor: Böing

2 Organização das Nações Unidas (ONU) Durante o encerramento da conferência da Organização Internacional da Nações Unidas, reunida em São Francisco (Estados Unidos), em 26 de junho de 1945 (após a Segunda Guerra Mundial), foi criada a Organização da Nações Unidas (ONU), em substituição à Liga da Nações, fundada em 1919 após a Primeira Guerra Mundial. A ONU tem como objetivos assegurar a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países.

3 Atualmente, a ONU é composta de 193países- membros. Embora tenha uma organização bastante complexa, seus principais órgãos são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça. Atualmente, a ONU é composta de 193 países- membros. Embora tenha uma organização bastante complexa, seus principais órgãos são a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, a Secretaria Geral, o Conselho Econômico e Social e a Corte Internacional de Justiça.

4 Assembléia Geral – Formada por todos os países membros, é a principal instância deliberativa da ONU. Reúne-se anualmente, de setembro a dezembro, em sessões regulares e pode realizar sessões extraordinárias quando as circunstâncias assim o exigem. Estas serão convocadas pelo secretário-geral, a pedido do Conselho de Segurança ou da maioria dos membros da ONU.

5 CONSELHO DE SEGURANÇA Recomenda medidas para manter ou restabelecer a paz e a segurança mundial. Pode exigir que membros da ONU apliquem sanções econômicas, rompam relações diplomáticas com qualquer Estado culpado pela quebra da paz, decidir que medidas militares poderão ser tomadas e interferir na regulamentação sobre armamentos nacionais.

6 O Conselho é integrado por quinze países, dos quais dez são eleitos por mandato de dois anos, em sistema rotativo. Estados Unidos, Federação Russa, China, França e Reino Unido são membros permanentes e têm poder de vetar resoluções. Atualmente, discute-se a criação de mais cinco vagas permanentes, uma para o Japão, uma para a Alemanha e três para serem distribuídas entre a Ásia, a América Latina e a África. O Brasil pretende ocupar uma cadeira permanente.

7 Organismos Internacionais da ONU Organização da Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – a United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), sediada em Paris, contribui para a paz e a segurança internacional, promovendo a cooperação mundial no campo da educação, ciência e cultura.

8 Organização Mundial da Saúde – sediada em Genebra (Suiça), a OMS promove programas para a erradicação de epidemias e doenças endêmicas e a melhoria dos padrões de nutrição e sanitários.

9 Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) – sediado em Nova York, dedica-se ao atendimento das necessidades básicas da infância nos países em desenvolvimento.

10 Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) – sediada em Roma, tem a finalidade de elevar os níveis de nutrição e os padrões de vida dos povos, assegurando-lhes os meios para aumentar a eficiência da produção agrícola e as condições de vida das populações rurais.

11 Organização Internacional do Trabalho (OIT) – sediada em Genebra, sua função é garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores no mundo.

12 FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL – (FMI) Sediada em Washington, o FMI foi fundado em 1944, durante a Conferencia de Bretton Woods, iniciando seus trabalhos em O FMI funciona como um banco que adquire recursos graças às cotas subscritas pelas várias nações que o compõem. É um órgão especial da ONU. Conta com 188 membros. Tem como principais objetivos: Incentivar a expansão do comércio; Facilitar a cooperação monetária; Promover a estabilidade cambial; Fornecer empréstimos e assistência em questões financeiras às nações que participam do organismo.

13 Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento ou Banco Mundial (BIRD) Criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, foi instituído oficialmente em Sediado em Washington e seu objetivo, inicialmente, era ajudar na reconstrução da Europa Ocidental e do Japão no pós-Guerra. Atualmente, tem como finalidade fomentar investimentos produtivos em educação, saúde, transportes, saneamento, meio ambiente, agricultura, para governantes ou para o setor privado. Além de conceder empréstimos o Banco Mundial tem um corpo técnico para assessorar os países membros com os quais tenha fechado acordo. Criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, foi instituído oficialmente em Sediado em Washington e seu objetivo, inicialmente, era ajudar na reconstrução da Europa Ocidental e do Japão no pós-Guerra. Atualmente, tem como finalidade fomentar investimentos produtivos em educação, saúde, transportes, saneamento, meio ambiente, agricultura, para governantes ou para o setor privado. Além de conceder empréstimos o Banco Mundial tem um corpo técnico para assessorar os países membros com os quais tenha fechado acordo.

14 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC) Criada em 1995 para substituir o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Sediada em Genebra (Suíça), conta com 159 membros. Promove e regula o comércio entre as nações, supervisiona acordos comerciais, debate negociações multilaterais, resolve disputas entre países e promove a cooperação com o Banco Mundial e o FMI. Esse órgão pode impor sanções comerciais a países que transgridam normas assinadas. Com a intensificação do comércio mundial e do processo de globalização, o papel da OMC tornou-se fundamental. O brasileiro Roberto Azevedo foi eleito Diretor Geral, em 07 maio de 2013.

15 O Brasil e outros países em desenvolvimento querem que a OMC trate da questão dos subsídios agrícolas que os países desenvolvidos dão as seus agricultores. Em novembro de 2001, na cidade de Doha (Catar), o Brasil obteve vitória parcial na conferência ministerial da OMC. A organização se comprometeu a colocar na pauta da próxima conferência essa reivindicação. O fim os subsídios dos países desenvolvidos deve, contudo, levar vários anos.

16 ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN) Criada em 1949, por países ocidentais, no intuito de conter a expansão militar e ideológica das nações socialistas, a Organização está sediada em Bruxelas (Bélgica). Para contrapor-se à Otan, em 1955 o bloco socialista criou o Pacto de Varsóvia. Depois da queda do Comunismo no leste Europeu, a Otan reformulou seus objetivos, propôs um programa de cooperação militar pela paz na Europa e buscou incluir algumas nações pertencentes ao Pacto de Varsóvia. Os Estados que integram a OTAN são a Alemanha (República Federal daAlemanhaRepública Federal da AlemanhaAlemanha antes da reunificação alemã), a Bélgica, o Canadá, aBélgicaCanadá DinamarcaDinamarca, a Espanha, os EstadosEspanhaEstados Unidos da AméricaUnidos da América, a França, aFrança GréciaGrécia, os Países Baixos, a Islândia,Países BaixosIslândia a Itália, o Luxemburgo, a Noruega,ItáliaLuxemburgoNoruega PortugalPortugal, o Reino Unido, a Turquia, aReino UnidoTurquia HungriaHungria, a Polônia, a RepúblicaPolôniaRepública ChecaCheca, Bulgária, a Estônia, a Letônia,BulgáriaEstôniaLetônia a Lituânia, a Romênia, a Eslováquia eLituâniaRomêniaEslováquia a Eslovênia.Eslovênia - Base anti-mísseis: Polônia e Republica Checa Possíveis membros 2009: Albânia e Croácia

17 GRUPO DOS SETE (G-7) MAIS A RÚSSIA. Surgiu em 1975, quando líderes dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália e Reino Unido se reuniram para discutir a crise do petróleo. Em 1976, o Canadá foi admitido. O G-7 é um fórum dos países mais industrializados, que objetiva coordenar a política econômica e monetária mundial, discutir temas como democracia, drogas e corrupção e promover a globalização e a integração econômica de todos os países do mundo. Em 1997, em troca da permissão para ampliar a Otan avançando por territórios de países da ex-União Soviética, a Federação Russa foi admitida ao fórum, sem direito a voto nas decisões econômicas. Desde então, o grupo passou a ser conhecido como G-8. Em Japão, Estados Unidos e Itália, vetaram a ampliação para o G-13.

18 Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) Fórum para discussão, consulta e coordenação de políticas econômicas e sociais. Criado em 1961, substituiu a Organização para a Cooperação Econômica Européia, que coordenava a ajuda financeira do Plano Marshall. Países membros: Alemanha (1961), Austrália (1971), Áustria (1961), Bélgica (1961), Canadá (1961),Coreia do Sul (1996), Dinamarca (1961), Eslováquia (2000), Espanha (1961), Estados Unidos (1961), Finlândia (1969), França(1961), Grécia (1961), Hungria (1996), Irlanda (1961), Islândia (1961), Itália (1962), Japão (1964), Luxemburgo (1961),México (1994), Noruega (1961), Nova Zelândia (1973), Países Baixos (1961), Polônia (1996), Portugal (1961), Reino Unido (1961), República Checa (1995), Suécia (1961), Suíça (1961), Turquia (1961), E um observador: Taiwan (2004). AlemanhaAustráliaÁustriaBélgicaCanadáCoreia do SulDinamarcaEslováquiaEspanhaEstados Unidos FinlândiaFrança Grécia Hungria Irlanda Islândia ItáliaJapão LuxemburgoMéxicoNoruegaNova ZelândiaPaíses BaixosPolôniaPortugalReino Unido República ChecaSuéciaSuíçaTurquiaTaiwanAlemanhaAustráliaÁustriaBélgicaCanadáCoreia do SulDinamarcaEslováquiaEspanhaEstados Unidos FinlândiaFrança Grécia Hungria Irlanda Islândia ItáliaJapão LuxemburgoMéxicoNoruegaNova ZelândiaPaíses BaixosPolôniaPortugalReino Unido República ChecaSuéciaSuíçaTurquiaTaiwan Seus objetivos são promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social e econômico em escala mundial. Infelizmente, os maiores beneficiários acabam restringindo-se aos trinta países membros, aumentando ainda mais as desigualdade entre ricos e pobres. A sede de organização fica em Paris.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Geografia Professor: Böing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google