A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Todos Pela Aprendizagem Gestar II Lílian Tassara Santos Neves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Todos Pela Aprendizagem Gestar II Lílian Tassara Santos Neves."— Transcrição da apresentação:

1 Todos Pela Aprendizagem Gestar II Lílian Tassara Santos Neves

2 O ato de brincar é intríseco no ser humano, todos nós nascemos com a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam da realidade. O brincar faz com que a criança crie um ambiente simbólico, vivenciando "no faz de conta" a realidade.

3

4 Os Jogos e as Quatro Operações Básicas

5

6 Construção e internalização de conceitos, memorização e facilitação da resolução das quatro operações básicas da matemática despertando o interesse dos alunos, fazendo com que encontrem soluções para a resolução dos problemas na escola e na vida cotidiana, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico.

7

8 O estudo da matemática envolve o desenvolvimento do raciocínio lógico, a estimulação do pensamento independente da criatividade e da capacidade de resolver problemas.

9 O uso dos jogos como recurso pedagógico é de grande relevância visto que é alternativa e ferramenta para aumentar a motivação e solucionar os problemas de aprendizagem minimizando bloqueios, desenvolver a autoconfiança, a organização, a atenção, raciocínio lógico- dedutivo, a concentração, e o senso cooperativo, aumentando as interações e desenvolvendo a socialização do indivíduo com outras pessoas.

10 Sabendo que as operações básicas são pré-requisitos para todos os demais estudos matemáticos e que sem a compreensão e internalização delas o aluno perde a autoconfiança e diminui seu rendimento, é de se esperar que o estudo com os jogos e a Semana dos jogos matemáticos sane, ou pelo menos minimize esses problemas vivenciados por todos os professores do projeto.

11 Deve-se ressaltar que o objetivo maior dessa prática é a busca pela melhoria no aprendizado, na dinâmica e no desenvolvimento individual do aluno minimizando bloqueios e resolvendo assim, problemas de aprendizagem.

12

13 Solucionar problemas e minimizar bloqueios de aprendizagem; Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; Construir conceitos; Estimular o pensamento independente; Aumentar a capacidade de solucionar problemas; Desenvolver autoconfiança, organização, concentração e socialização; Estimular e motivar o estudo das quatro operações básicas.

14

15 Definição da equipe organizadora do projeto. Encontro com o professor de educação física e inclusão digital para traçar os passos e o desenvolvimento do projeto. Escolha dos jogos levando em consideração o uso das operações básicas. A escolha será feita pela equipe organizadora. Treino dos alunos nos diversos jogos escolhidos usando as aulas de matemática e educação física. Treino dos alunos nos jogos matemáticos on-line, usando a sala de inclusão digital.

16 Montagem da sala especial a ser usada para cada tipo de jogo. Início da Semana dos Jogos Matemáticos com palestra aos pais sobre a importância dos jogos no desenvolvimento cognitivo. Torneio dos jogos, o aluno fará inscrição no jogo de sua preferência logo após os dias de treino. Torneio dos jogos on-line. Torneio de desafios matemáticos. Premiação dos alunos vencedores de acordo com definição da equipe organizadora do projeto.

17

18 Estruturação do projeto Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica 1ª e 2ª semanas de fevereiro Auxilio pedagógico e tecnológico Coordenação pedagógica 2ª semana de fevereiro Definição da equipe organizadora Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica 2ª semana de fevereiro

19 Avaliação e escolha dos jogos Equipe organizadora 3ª e 4ª semanas de fevereiro Avaliação dos jogos segundo objetivo matemático a ser alcançado (operações básicas) Professores de matemática 1ª semana de março Treinamento dos jogos Professores de matemática, inclusão digital e educação física, 2ª semana de março à 1ª semana de julho

20 Treinamento dos jogos on-line e desafios matemáticos Professores de matemática e inclusão digital 2ª semana de março à 1ª semana de agosto Divulgação da Semana dos Jogos Matemáticos Equipe organizadora 1ª semana de agosto Elaboração da palestra aos pais Coordenação pedagógica 1ª semana de agosto

21 Torneio dos jogos nas salas especiais, dos jogos on-line na sala de informática e dos desafios matemáticos Equipe organizadora 2ª semana de agosto (segunda, terça e quarta e quinta) Final dos torneios e desafios matemáticos Equipe organizadora 2ª semana de agosto (quinta) Premiação e festa do estudante Equipe organizadora 2ª semana de agosto (sexta)

22 Avaliação geral do projeto Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica 3ª semana de agosto Analise dos objetivos alcançados Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica 3ª semana de agosto Avaliação geral do projeto Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica 3ª semana de agosto

23

24 Professores de matemática, inclusão digital e educação física, coordenação pedagógica.

25

26 Analisar o desempenho de cada aluno, a partir da resolução das atividades proposta.

27

28 Sandra Alves de Oliveira, Pedagoga e especialista em Matemática e Estatística, professora no Departamento de Educação de Guanambi, BA, Uneb.Artigo publicado na edição nº 377, jornal Mundo Jovem, página 5. Matemágica - História, Aplicações E Jogos Matemáticos - FAUSTO ARNALD SAMPAIO Jogando e Construindo Matemática: a influência dos jogos e materiais pedagógicos na construção de conceitos em matemática - Maria Verônica Rezende de Azevedo – Editora Unidas 1992 A construção do signo numérico em situação de ensino. MOURA, M. O. de. São Paulo: USP,1991 A Formação do Símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. PIAGET, J. 3d. Rio de Janeiro. Zahar Editora, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: matemática/Ministério da Educação. Secretaria da Educação fundamental. – 3. ed. Brasília: A Secretaria,


Carregar ppt "Todos Pela Aprendizagem Gestar II Lílian Tassara Santos Neves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google