A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ler e interpretar um texto, em qualquer língua, depende do seu nível de conhecimento e de uma série de fatores. A dificuldade do assunto O vocabulário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ler e interpretar um texto, em qualquer língua, depende do seu nível de conhecimento e de uma série de fatores. A dificuldade do assunto O vocabulário."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ler e interpretar um texto, em qualquer língua, depende do seu nível de conhecimento e de uma série de fatores. A dificuldade do assunto O vocabulário usado O tipo de texto Literário ou informativo O que você vai ver a seguir são explicações resumidas e práticas que vão te ajudar a encarar e a entender os tipos de texto em inglês que aparecem no Vestibular.

3 Os textos das provas de vestibular são geralmente difíceis. Os mais fáceis geralmente têm vocabulário reduzido e simples, são pequenos, contêm poucas expressões idiomáticas e vão direto ao ponto. Geralmente são textos adaptados e simplificados, mas que não são tão frequentes no vestibular. As principais Universidades Federais e Estaduais já quase não usam este tipo de texto. Já os textos mais difíceis são textos autênticos: textos retirados de jornais, revistas, até livros e páginas da Internet sem nenhuma adaptação ou simplificação. São textos com um elevado número de expressões idiomáticas, muitas palavras difíceis, e o aluno tem que ler entre as linhas, realmente interpretar, para poder responder às questões propostas. Nas próximas seções você aprenderá os principais elementos necessários para que você leia bem em inglês e, portanto, faça boas provas de vestibular. As explicações a seguir são bastante resumidas e práticas, para que possam efetivamente facilitar a sua vida.

4 Palavras cognatas são aquelas palavras em inglês que não só se parecem com português, como também têm o mesmo significado. A língua inglesa contém uma grande quantidade (alguns falam em 50%) de palavras derivadas do Latim, que é a origem do português. As palavras cognatas, no inglês falado, soam muito formais e tendem a ser evitadas pelos falantes nativos, mas são muito comuns no inglês escrito. Isto vai facilitar um bocado a sua vida. Aprenda a contar com elas, pois elas são verdadeiras amigas do Vestibulando. É interessante notar que todo texto em inglês possui no mínimo 10% de palavras cognatas. Isto nos leva a concluir que ninguém pode afirmar que não sabe nada de inglês. Quando se trata de ler em inglês qualquer um vai conseguir entender, sem qualquer ajuda, pelo menos 10% de qualquer texto!

5 CognatasTransparentFamiliares SecretaryXeroxHot Dog ProfessorPepsiMouse Hotel Maria, Mariah, Mary Book Social1978Computer InformationSão PauloInternet Palavras cognatas, transparentes e familiares

6 Línguas Românicas ou Latinas PortuguêsEspanholFrancêsItalianoRomeno

7 Vamos ver um exemplo. O texto a seguir foi retirado da prova da UFRJ Pare um pouco e analise o texto abaixo (que contém 157 palavras). Quantas palavras cognatas (elas foram sublinhadas no texto) você reconhece? Preencha os espaços com a tradução.

8 Public hostility to the genetic modification of crops risks slowing down the development of a potentially important technology - which is why more must be done to reassure consumers Genetic modification, or GM, is a way of adding genes conferring resistance to insect, fungal and viral pests to plants that might otherwise succumb or require pesticides. It can also foster herbicide-resistance, meaning that weeds can be easily killed even among standing crops. All this increases yields and should (at least in a free market, which is admittedly a rare occurrence in agriculture) reduce prices. In the future, its proponents hope, it may also enhance a crop's nutritional value. Yet despite these benefits, protests against GM are mounting, especially but not only in Europe. GM crops are unpopular; many people positively hate them. As one Essex protester put it, "My only objection to genetically modified foods is that they're unsafe, unwanted and unnecessary."

9 genetically modified public hostility genetic modification important technology genes resistance insect geneticamente modificado | modificada público hostilidade genética modificação importante tecnologia genes resistência inseto

10

11 Prediction: significa inferir o conteúdo de um texto através de seu conhecimento prévio sobre o tema (background); através do contexto semântico (hospital, nurse, ambulance); contexto linguístico (pistas gramaticais); contexto não-linguístico (gravuras, gráficos, tabelas, números, etc.); conhecimento sobre a estrutura do texto (lay out, título, subtítulo, divisão de parágrafos, etc.)

12 Repeated Words: se uma palavra aparece várias vezes no texto, isto significa que ela é importante para a compreensão do mesmo.

13 Typographical evidences ou evidências tipográficas: são símbolos, letras maiúsculas, negrito, itálico, etc., que dão dicas sobre o texto. Cognatos: já discutidos anteriormente, mas só para lembrar: pretend = fingir !!!

14 Scanning - Permite ao leitor localizar informações específicas, sem recorrer à leitura linear do texto. É portanto uma leitura rápida em que os olhos do leitor percorrem o texto para selecionar as ideias que realmente lhe interessam, ou que são mais enfatizadas. Citações em parênteses, em negrito, grifadas ou escritas com outro tipo de fonte devem ser observadas. Essa técnica ajuda na interpretação no texto e na compreensão para as respostas. Se desejar, o aluno pode ler as questões antes de fazer o skimming, pois assim ele irá selecionar mais facilmente o que for mais importante para responder àquelas questões Skimming - Leitura rápida de um texto para se ter uma impressão geral sobre o assunto. É uma estratégia que exige observação das informações visuais que acompanham o texto (Título, subtítulo, autor, fonte, data, distribuição gráfica do texto, gráficos, tabelas, pinturas, fotografias). Tais informações dão dicas para predição (inferência) do tema do texto e acrescentam novas informações e/ou resume o texto.

15 O que você acha que significa a expressão reading comprehension test? Vamos lá: reading significa leitura, comprehension e test são exemplos de palavras cognatas. Qual seria, então, a tradução? leitura, compreensão e teste? A ordem natural da estrutura da língua portuguesa é: substantivo + adjetivo (por exemplo, carro azul). Já em inglês é ao contrário: adjetivo + substantivo (blue car). Outra diferença é que quase todos os substantivos em inglês podem funcionar como adjetivos (por exemplo: police car = carro de polícia). No primeiro exemplo há dois substantivos funcionando como adjetivos, e para obter a tradução correta é preciso ler de trás para frente: teste de compreensão de leitura. Note que nós tivemos que adicionar a preposição de, que não é usada em inglês.


Carregar ppt "Ler e interpretar um texto, em qualquer língua, depende do seu nível de conhecimento e de uma série de fatores. A dificuldade do assunto O vocabulário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google