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VIAJAR PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Principais alterações Ana Soares e Marta Branco Autoras do novo projecto escolar de Língua Portuguesa 5º ano Porta-viagens.

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1 VIAJAR PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Principais alterações Ana Soares e Marta Branco Autoras do novo projecto escolar de Língua Portuguesa 5º ano Porta-viagens educaremportugues.blogspot.com

2 Bem-vindos a esta viagem pelo Novo Acordo Ortográfico!

3 Ana Soares e Marta Branco Acordo preparado e aprovado pelas delegações da Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira das Letras e de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe O Novo Acordo Ortográfico

4 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Características gerais Privilegia o critério fonético, em desfavor do etimológico Introduz no alfabeto português as letras k, w e y Reduz e sistematiza as regras do emprego do hífen Suprime alguns acentos Altera o uso de algumas maiúsculas

5 Ana Soares e Marta Branco Mudanças relevantes para a norma lusoafricana O Novo Acordo Ortográfico

6 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Uso da maiúscula os meses do ano e pontos cardeais passam a escrever-se com minúscula, à semelhança do que já acontece com os dias da semana janeiro fevereiro norte sul mantém-se o uso das maiúsculas nas abreviaturas: N, S, etc

7 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Supressão de consoantes passam a suprimir-se as consoantes não articuladas ata atual arquitetoscoleção Egitoadoçãoótimo ativar conceção aceção excecionaldidática reação refletir batismoreceção quando articulada, mantém-se a consoante ficcional friccionar convicção fricção sucção bactéria facto convicto pacto egípcio núpcias erupção eucalipto rapto apto

8 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Supressão de acentos Devem grafar-se sem acento : formas que continham trema (mantém-se apenas nas palavras de origem estrangeira e suas derivadas ex. Müller) formas como creem, deem, leem formas como asteroide, heroico (ou seja, palavras graves que têm como sílaba tónica o ditongo oi) pára e para, assim como outras formas equivalentes, que passam a distinguir-se pelo contexto pára/para - para pêlo/pelo – pelo

9 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Supressão de acentos Todavia, o acento mantém-se em formas como pôde/pode e pôr/por na variedade lusoafricana em formas como – lavámos (pretérito perfeito, primeira pessoa do plural) e lavamos (presente do indicativo) – dêmos (primeira pessoa do plural do presente do conjuntivo) e demos (pretérito perfeito do indicativo)

10 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Hífen Elimina-se o hífen nas palavras formadas por prefixação em que o prefixo termina em vogal e o elemento seguinte começa por S ou R, dobrando-se estas consoantes antirreligiosoautorrádiominissaiaultrassónico Nas palavras em que o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa por vogal diferente agroindustrialautoestradaplurianual no caso da ligação da preposição de com o verbo haver hei de; hás de, etc.

11 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Hífen Mantém-se o uso do hífen quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra seguinte (anti-ibérico), excepto no caso do prefixo co (coocorrente) nas palavras compostas que designam espécies na área da botânica e zoologia abóbora-menina; couve-flor, cobra-capelo nas palavras compostas que não contêm formas de ligação e constituem uma unidade de sentido arco-íris segunda-feira decreto-lei mal-humorado bem-nascido nos topónimos Grã-Bretanha Trás-os-montes nos compostos com além, aquém, recém e sem além-atlântico recém-nascido sem-vergonha

12 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Adoção opcional Uso opcional de maiúscula nos/nas: títulos dos livros (exceto a primeira palavra e nomes próprios que os mesmos contenham, cuja letra inicial deve ser maiúscula) A Ilustre Casa de Ramires ou A ilustre casa de Ramires formas de tratamento Exmo.Sr. ou exmo. sr. nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas português ou Português logradouros públicos, templos ou edifícios Torre dos Clérigos ou torre dos clérigos

13 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Exercícios

14 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Exercício Cai ou não cai?

15 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: Treinar a (nova) ortografia em sala de aula 1.Dividir a turma em dois grupos (pode atribuir-se um nome de localidade a cada grupo). 2.Colocar, no chão, uma corda a fazer de rio. Fica um grupo de cada lado da corda/rio. O objectivo de cada grupo é passar todos os seus membros para o lado oposto. Para tal acontecer, os alunos têm de responder a perguntas dos colegas do outro lado (as mesmas foram previamente fornecidas em cartões pelo professor e podem ser sobre regras ortográficas, soletrar palavras, etc). Cada grupo selecciona um porta-voz que gere os cartões, perguntas e a ordem de passagem para a outra margem. O aluno que acertar, muda de margem; o que falhar permanece no mesmo local e só ganha nova oportunidade depois de todos os colegas terem tido a sua vez. PASSAR PARA A OUTRA MARGEM

16 Ana Soares e Marta Branco O Novo Acordo Ortográfico: : Ligações úteis Dicionários em linha: Conversor oficial – Lince: Conversor de texto: efault.aspx Texto do acordo:

17 Ana Soares e Marta Branco Bibliografia Texto original do acordo disponível para consulta em CASTELEIRO, J. Malaca e CORREIA, P. Dinis (2008) O novo acordo ortográfico – o que vai mudar na grafia do português, Lisboa, Texto Editora PINTO, Paulo Feytor (2009) Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Lisboa, INCM / APP

18 Ana Soares e Marta Branco Boa viagem


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