A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental Profa. Dra. Iana Alexandra Alves Rufino Flaviano de Souza Alves Mestrando Campina Grande – PB 21/07/2010.

2 ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE Luzenira Alves Brasileiro Márcio Gonçalves Lacerda VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental SELEÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO, UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO E LÓGICA FUZZY. APLICAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU(SE) Luciano de Melo – Maceió – AL – Fevereiro 2008 Dissertação de Mestrado

3 Introdução A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades resultam na utilização predatória de recursos naturais e na degradação do meio ambiente. Um dos maiores problemas para se atender a esta demanda crescente de bens de consumo é a produção cada vez mais volumosa de resíduos sólidos - lixo - nos centros urbanos. Este problema é agravado pela falta de conscientização dos indivíduos e pela precariedade dos serviços de coleta oferecidos à população.

4 Resumos IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO, UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO E LÓGICA FUZZY. Foi feita uma abordagem e um levantamento sobre a geração e varrição do lixo do município da Grande Aracaju, uma área que possa acolher o lixo por 15 a 20 anos na região. Foram criadas as noves áreas de aptidão, estas áreas foram analisadas criteriosamente no ponto de vista ambiental, operacional e antrópico, nisso aplicou-se a lógica fuzzy visando transformar valores numéricos em expressões linguisticas e vice versa, com o objetivo de pontuar cada área e denotar essas áreas em menor e maior aptidão para implantação do Aterro Sanitário.

5 O estudo de caso será realizado na cidade de Ilha Solteira – SP, que possui uma população de aproximadamente habitantes. O serviço de coleta de lixo domiciliar na cidade é de responsabilidade do poder público municipal, e será caracterizado através de coleta de dados. Esses dados servirão como base para simular rotas utilizando o software TransCAD. Os resultados serão analisados em termos de distância, tempo e custo de viagem. As rotas simuladas serão comparadas com as rotas praticadas atualmente na realização do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares. ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE Resumos

6 Objetivos 1 - O uso de um Software para Implantação de uma área para construção de um Aterro Sanitário na grande Aracaju. 2 - O software que foi utilizado é denominado comercialmente de TransCAD. Este software permite desenvolver rotas utilizando-se de algoritmos que incluem um procedimento de roteirização em arco (Arc Routing), objetivando minimizar a extensão total a ser percorrida pelos veículos coletores (CALIPER, 1996)

7 Resultados e discussões ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE Localização dos setores de coleta de lixo de Ilha Solteira/SP.

8 Representação gráfica do roteamento do veículo coletor.

9 A aplicação do SIG/TransCAD demonstrou uma contribuição para o planejamento de rotas de coleta de resíduos sólidos domiciliares. Através dos resultados obtidos pôde-se concluir que a aplicação do TransCAD reduziu o percurso total do veículo coletor em termos de distância e tempo de percurso. CONCLUSÃO

10 Resultados e discussões PRECISA ABRIR O ARTIGO EM PDF.

11 CONCLUSÃO Ao final da pesquisa observou-se o quanto é complexo o tema e que existe várias maneiras de trabalhar com ferramentas e softwares na elaboração de um diagnóstico para implantar um Aterro Sanitário, o que também depende do apoio dos governantes e aplicação de políticas públicas no assunto abordado.

12


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google