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Adaptação de Embalagens para o Mercado Internacional Paulo de Castro Reis Chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE 1.

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1 Adaptação de Embalagens para o Mercado Internacional Paulo de Castro Reis Chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE 1

2 1.Projeto Embala e a ABRE 2.Embalagens para o Mercado Internacional A Embalagem como diferencial competitivo Paulo de Castro Reis

3 A maior Indústria do Mundo 3

4 A Indústria de Embalagem embala os produtos de todas as outras Indústrias 4

5 ...por isso, a Embalagem é determinante para o sucesso de um produto 5

6 6

7 DESIGN EMBALA Design de Embalagem para competitividade internacional dos produtos brasileiros 7

8 SOBRE A ABRE 8

9 A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem existe desde Ela congrega toda a cadeia produtiva de embalagem, com o propósito de fomentar o desenvolvimento do mercado e das atividades de seus associados nos âmbitos nacional e internacional. 9

10 Atuação Institucional Governamental Órgãos Técnicos Mercado Sociedade Imprensa 10

11 DESIGN EMBALA 11

12 Objetivo Geral Fortalecer o design brasileiro de embalagem de produtos de consumo no mercado internacional. 12

13 ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados SWEET BRASIL IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho WINES OF BRASIL BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais - Brazil Specialty Coffee Association CAFÉS DO BRASIL – GRÃOS ESPECIAIS Parceiros Envolvidos IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça ABBA - Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas BRAZILIAN FLAVORS 13

14 Rede de Parceiros 14

15 Pilares de Ação do Design Embala Inteligência Competitiva Qualificação da Embalagem Promoção e Valorização 15

16 Relatórios Mensais Análise dos Mercados Alvo Elaboração de Referências da categoria Capacitação em Design Rodadas de Negócio com a Cadeia Prêmio ABRE Prêmio Mundial WPO Inteligência Competitiva Qualificação da Embalagem Promoção e Valorização 16

17 Clinica de Especialistas da ABRE com Empresas 17

18 A Embalagem como diferencial competitivo Paulo de Castro Reis

19 C x PPTP P roteger P reservar T ransportar P romover C usto Qual é o real valor da Embalagem? 19

20 + 90% dos produtos não tem nenhuma campanha de marketing É através da Embalagem que o consumidor toma contato com o produto 20

21 81% das Decisões são tomadas no momento da compra É importante usar a Embalagem como forma de diferenciação 21

22 O Consumidor não separa a Embalagem do Produto 22

23 Embalagens para o Mercado Internacional 1.Definição do Mercado Alvo 2.Estudo Preliminar de Mercado 3.Seleção de Nicho / Categoria 4.Análise dos Produtos e Embalagens competindo nesta categoria 5.Avaliação / Adaptação da sua Embalagem 23

24 1.Cultura 2.Valores 3.Linguagem 4.Normas Características do Mercado (1) 24

25 1.Cultura 2.Valores 3.Linguagem 4.Normas Características do Mercado (2) 25

26 1.Categoria (padrão de linguagem, funcionalidade e valor) 2.Apresentação do Produto (características, forma e referências de qualidade) 3.Hierarquia das Informações 4.Marca, Nome e Descrição do Produto 5.Idioma e informações 6.Cod. Barras, QR Code, Site Estratégia de Posicionamento 26

27 1.Forma 2.Cor 3.Logo / Marca / Produto 4.Imagens 5.Letras 6.Splashes 7.Verso 8.Elementos Visuais de Apoio 9.Textos Complementares 10.Hiperconectividade 11.Informações Legais Linguagem da Embalagem 27

28 Informações adicionais ref. Marca e o Produto 1.Story Telling 2.Verso da Embalagem 3.Midias Sociais 4.QR Code 5.Website 6.Receitas 28

29 Reforçando seus Diferenciais Competitivos 29

30 Reforçando seus Diferenciais Competitivos - Nichos Específicos 30

31 É fundamental adequar a Linguagem da Embalagem às características do Mercado ( e da Categoria! ) 31

32 É importante considerar... 1.Segurança 2.Funcionalidade 3.Sustentabilidade 4.Conveniência 5.Apresentação 32

33 Reforçando seus Diferenciais Competitivos 33

34 Reforçando seus Diferenciais Competitivos 34

35 Ajustando a Embalagem para o Mercado Internacional... 1.Cultura 2.Valores 3.Linguagem 4.Normas 1.Segurança 2.Funcionalidade 3.Sustentabilidade 4.Conveniência 5.Apresentação 35

36 Embalagem adaptada para o mercado Americano 36

37 Embalagem adaptada para o mercado Americano 37

38 Embalagem adaptada para o mercado Japonês 38

39 Embalagem adaptada para o mercado Japonês 39

40 Cambraia Cafés – Prêmio ABRE

41 Brazilian Soul – Prêmio ABRE

42 Mr. Bey – Prêmio ABRE

43 A Embalagem da Embalagem A otimização do frete tem relação direta com os custos e o preço final do produto nos pontos de venda. 43

44 Recapitulando... (após definir o mercado alvo) 1.O consumidor não separa a Embalagem do Produto. 2.A Embalagem promove o produto e seus atributos. 3.Cada produto concorre em uma Categoria. 4.Cada Categoria possui linguagem própria e valores racionais e subjetivos. 5.A marca e produto devem buscar diferenciação e valor agregado baseado-se nos ícones da Categoria. 6.Além da embalagem primária, é importante considerar as embalagens secundárias que terão impacto no transporte e no custo final do produto. 44

45 Considerações finais Se você acha que custa caro adaptar a sua embalagem para exportação, espere pra ver quanto custará não adaptá-la. Traduzindo esta ideia... ( posted on Linkedin ) 45

46 Obrigado! Paulo de Castro Reis (11) Contato ABRE – Design Embala: Kelly Vasconcelos 46

47 47

48 Paulo de Castro Reis, Chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE, especialista em embalagens, com mais de 10 anos de experiência trabalhando em indústrias de Embalagens Plásticas e de Vidro, atuando como Diretor Comercial, Relações Institucionais, Gestão de Marca, Marketing, Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas, foi responsável pela abertura e desenvolvimento de novos mercados em mais de 20 países, e de uma planta de produção no México. Em 2008 seu trabalho na empresa Védat recebeu o prêmio APEX Brasil de 2º melhor estratégia de internacionalização de marca dentre as empresas exportadoras brasileiras. Contato: (11)


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