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ALEXANDRE ASSAF NETO MERCADOS GLOBALIZADOS, EMPRESAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS.

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Apresentação em tema: "ALEXANDRE ASSAF NETO MERCADOS GLOBALIZADOS, EMPRESAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1 ALEXANDRE ASSAF NETO MERCADOS GLOBALIZADOS, EMPRESAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS

2 SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL COMO ESTÃO AS COMPANHIAS BRASILEIRAS DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO

3 SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS

4 O QUE É SUCESSO O QUE É SUCESSO - Vontade de viver - Paixão pelo que faz - Deixar um legado A única certeza é a MUDANÇA Reciclar e aprender habilidades NOVAS pelo menos quatro vezes na vida.

5 FIM DO EMPREGO FIM DO EMPREGO Empresa: núcleo de especialistas no negócio principal, convivendo com terceirizados e temporários. RAZÃO DO SUCESSO: VOCÊ RAZÃO DO SUCESSO: VOCÊ BASE DO MUNDO: CONHECIMENTO BASE DO MUNDO: CONHECIMENTO

6 INVISTA MENOS EM PROCURAR NOVO EMPREGO, E INVISTA MAIS NA SUA EMPREGABILIDADE. EMPREGO: DEFINIDO PELO MERCADO EMPREGABILIDADE: FRUTO DE SUA COMPETÊNCIA.

7 APRENDER A APRENDER. NINGUÉM ENSINA NADA: VOCÊ É QUE APRENDE.

8 ADMINISTRAR : DECIDIR. VISÃO DO TODO. ADMINISTRAR : DECIDIR. VISÃO DO TODO. ECONOMIA: PONTE ENTRE A EMPRESA ECONOMIA: PONTE ENTRE A EMPRESA E O MERCADO E O MERCADO CONTABILIDADE: ANÁLISE DE DESEMPENHO, PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO. CONTABILIDADE: ANÁLISE DE DESEMPENHO, PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO.

9 DIREITO DIREITO ECONOMIA ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE CONTABILIDADE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

10 O SEGREDO NÃO É CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS... É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ Mário Quintana

11 COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL

12 UNILEVER UNILEVER COMPRA A KIBON (1997) - VALOR: US$ 930,0 mil. - VENDAS (1996): US$ 332,0 mil. - LUCRO LÍQUIDO (1996): US$ 75,0 mil. VALOR DA EMPRESA VALOR DA EMPRESA O QUE A UNILEVER COMPROU?

13 PHILIP MORRIS PHILIP MORRIS COMPRA A INDS. ALIMENTOS KRAFT (1985) - VALOR: US$ 10,0 bil. - VALOR FÍSICO: US$ 1,0 bil. DESAFIO DESAFIO: MUDAR O HÁBITO DE RELACIONAR VALOR COM PARÂMETROS FÍSICOS

14 PERÍODO PERÍODO: 1995 – 1997 BRAHMA BRAHMA CAPTA US$ 1 bilhão DIVIDENDOS E RECOMPRA DE AÇÕES ACIONISTAS MAIS RICOS ACIONISTAS MAIS RICOS RETORNO DA EMPRESA : 20% CUSTO DO ACIONISTA : 16% CUSTO DÍVIDA : 8% EMPRESA APURA MENOR LUCRO CONTÁBIL NOVAS ESTRATÉGIAS DE VALOR.

15 oferece US$ 44,6 bilhões pela YAHOO MICROSOFT oferece US$ 44,6 bilhões pela YAHOO Conselho da YAHOO rejeita: desvaloriza enormemente a empresa. Conselho da YAHOO rejeita: desvaloriza enormemente a empresa.

16 MISSÃO DA EMPRESA PRIVADA MISSÃO DA EMPRESA PRIVADAPOPULAÇÃO Geração de Emprego: 95% EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS Lucro e Geração de Valor: 82%

17 DAS 500 MAIORES EMPRESAS EM 1973, SOMENTE 117 (23%) AINDA TÊM ALGUM DESTAQUE EM SEUS SETORES DE ATUAÇÃO. DAS 500 MAIORES EMPRESAS EM 1973, SOMENTE 117 (23%) AINDA TÊM ALGUM DESTAQUE EM SEUS SETORES DE ATUAÇÃO. O QUE ACONTECERÁ DAQUI A 35 ANOS? O QUE ACONTECERÁ DAQUI A 35 ANOS? FONTE: PESQUISA DOM CABRAL

18 COMO ESTÃO AS COMPANHIAS BRASILEIRAS

19 CRIAÇÃO DE VALOR PRÊMIO PELO RISCO DO ACIONISTA – TAXA REAL 7,7%0,7%9,7% RETORNO ECONÔMICO DO ACIONISTA - 2,5%- 1,2%- 2,2% FONTE:

20 Retorno do Acionista SEM Dívidas 13,6%12,5%11,8% Retorno do Acionista COM Dívidas 15,5%13,5%14,7% Resultado do Acionista pela ALAVANCAGEM 1,9%1,0%2,9% Fonte:

21 ENDIVIDAMENTO PASSIVO SEM ÔNUS 30,6%29,0%28,7% PASSIVO COM ÔNUS 31,4%31,9%30,9% PASSIVO TOTAL 62,0%60,9%59,6% PATRIMÔNIO LÍQUIDO 38,0%39,1%40,4% FONTE:

22 GIRO DOS INVESTIMENTOS 0,900,830,76 MARGEM OPERAC. AMPLA 15,1%15,0%15,5% ROCE13,6%12,5%11,8% FONTE:

23 RETORNO DO ATIVO 2,5%2,1%2,4% LEVERAGE11,1x10,9x11,1x RETORNO DO ACIONISTA 28,6%23,5%27,0%

24 PARTICIPAÇÃO DOS CRÉDITOS 34,9%35,3%35,9% PRÊMIO RISCO DO ACIONISTA 9,5%8,4%15,1% ROE ECONÔMICO 8,9%6,3%8,6%

25 OS VERDADEIROS ANALFABETOS SÃO OS QUE APRENDERAM A LER E NÃO LÊEM Mário Quintana Mário Quintana

26 DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO

27 GERAÇÃO DE VALOR VANTAGENS COMPETITIVAS. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR NECESSITAM DE CRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS. DIFERENCIAÇÃO EMPRESAS DURADOURAS DEVEM MANTER ALGUMA DIFERENCIAÇÃO SOBRE AS DEMAIS.

28 VELHAECONOMIA NOVA ECONOMIA EMPRESA100,050,0 CAPITAL90,010,0 RIQUEZA 50,0

29 MERCADOEMPRESAS BRASIL61,3%19 CHILE56,4%12 COLÔMBIA55,2%5 PERÚ60,0%10 NYSE38,2%91 FONTE: www.fibv.com

30 QTD DE ACIONISTAS ,1%51,9%53,3% 0259,2%62,7%64,4% 0353,3%66,4%68,9% TOTAL AÇÕES NEGOCIADAS NA BOVESPA – ORD. E PREF. FONTE: Economática/2006

31 QTD DE ACIONISTAS DOW JONES BOVESPA016,3%36,2% 0210,9%46,1% 0314,5%50,5% FONTES: Reuters e Economática. Dez/2006.

32 CRISE CRISE É NÃO PERCEBER QUE O MUNDO MUDOU NEGÓCIO DESCOBRIR O NEGÓCIO

33 CORTAR CUSTOS CORTAR CUSTOS CONTINUIDADE CONTINUIDADE

34 SUCESSO É OPERACIONAL SUCESSO É OPERACIONAL CICLO DAS EMPRESA CICLO DAS EMPRESA Entender o CICLO DE VIDA da empresa Na prosperidade, INVESTIR para a recessão

35 GRADUAÇÃO GRADUAÇÃOSonho PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Cuidar do Jardim. Investir em Você.

36 MUDANÇA MUDANÇA Crises. Mundo começou a mudar. Relevância perdida. PROFISSIONAL DE MERCADO PROFISSIONAL DE MERCADOCrescimento. Avaliado pelo que faz.

37 PARA PENSARMOS As espécies mais bem sucedidas na evolução não são as mais fortes e nem as mais inteligentes São as que se adaptam melhor a MUDANÇA Charles Darwin

38 OBRIGADO


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