A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADOS GLOBALIZADOS,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADOS GLOBALIZADOS,"— Transcrição da apresentação:

1 MERCADOS GLOBALIZADOS,
ALEXANDRE ASSAF NETO MERCADOS GLOBALIZADOS, EMPRESAS E DESAFIOS PROFISSIONAIS

2 PRINCIPAIS TEMAS SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS
COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL COMO ESTÃO AS COMPANHIAS BRASILEIRAS DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO

3 SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS

4 SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS
O QUE É SUCESSO - Vontade de viver - Paixão pelo que faz - Deixar um legado A única certeza é a MUDANÇA Reciclar e aprender habilidades NOVAS pelo menos quatro vezes na vida.

5 SUCESSO PESSOAL E EMPREGOS
FIM DO EMPREGO Empresa: núcleo de especialistas no negócio principal, convivendo com terceirizados e temporários. RAZÃO DO SUCESSO: VOCÊ BASE DO MUNDO: CONHECIMENTO

6 EMPREGO E EMPREGABILIDADE
INVISTA MENOS EM PROCURAR NOVO EMPREGO, E INVISTA MAIS NA SUA EMPREGABILIDADE. EMPREGO: DEFINIDO PELO MERCADO EMPREGABILIDADE: FRUTO DE SUA COMPETÊNCIA.

7 APRENDER A APRENDER. NINGUÉM ENSINA NADA: VOCÊ É QUE APRENDE.
PARA PENSARMOS APRENDER A APRENDER. NINGUÉM ENSINA NADA: VOCÊ É QUE APRENDE.

8 COMPETÊNCIA MULTI E INTERDISCIPLINAR
ADMINISTRAR: DECIDIR. VISÃO DO TODO. ECONOMIA: “PONTE” ENTRE A EMPRESA E O MERCADO CONTABILIDADE: ANÁLISE DE DESEMPENHO, PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO.

9 PROFISSIONAL DE CONTROLADORIA E FINANÇAS
DIREITO ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO CONTABILIDADE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

10 É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE
O SEGREDO NÃO É CORRER ATRÁS DAS BORBOLETAS . . . É CUIDAR DO JARDIM PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ VOCÊ Mário Quintana

11 COMO SABER SE UMA EMPRESA
É VIÁVEL

12 EMPRESA E VALOR UNILEVER COMPRA A KIBON (1997) - VALOR: US$ 930,0 mil.
- VENDAS (1996): US$ 332,0 mil. - LUCRO LÍQUIDO (1996): US$ 75,0 mil. VALOR DA EMPRESA O QUE A UNILEVER COMPROU?

13 EMPRESA E VALOR PHILIP MORRIS COMPRA A INDS. ALIMENTOS KRAFT (1985)
- VALOR: US$ 10,0 bil. - VALOR FÍSICO: US$ 1,0 bil. DESAFIO: MUDAR O HÁBITO DE RELACIONAR VALOR COM PARÂMETROS FÍSICOS

14 EMPRESA E VALOR PERÍODO: 1995 – 1997 BRAHMA CAPTA US$ 1 bilhão
DIVIDENDOS E RECOMPRA DE AÇÕES ACIONISTAS MAIS RICOS RETORNO DA EMPRESA : 20% CUSTO DO ACIONISTA : 16% CUSTO DÍVIDA : 8% EMPRESA APURA MENOR LUCRO CONTÁBIL NOVAS ESTRATÉGIAS DE VALOR.

15 EMPRESA E VALOR MICROSOFT oferece US$ 44,6 bilhões pela YAHOO
Conselho da YAHOO rejeita: “desvaloriza enormemente” a empresa.

16 PERCEPÇÕES DO OBJETIVO
MISSÃO DA EMPRESA PRIVADA POPULAÇÃO Geração de Emprego : 95% EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS Lucro e Geração de Valor : 82%

17 MORTALIDADE DAS EMPRESAS
DAS 500 MAIORES EMPRESAS EM 1973, SOMENTE 117 (23%) AINDA TÊM ALGUM DESTAQUE EM SEUS SETORES DE ATUAÇÃO. O QUE ACONTECERÁ DAQUI A 35 ANOS? FONTE: PESQUISA DOM CABRAL

18 COMO ESTÃO AS COMPANHIAS
BRASILEIRAS

19 COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS
CRIAÇÃO DE VALOR 2005 2006 2007 PRÊMIO PELO RISCO DO ACIONISTA – TAXA REAL 7,7% 0,7% 9,7% RETORNO ECONÔMICO DO ACIONISTA - 2,5% - 1,2% - 2,2% FONTE:

20 COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS
2005 2006 2007 Retorno do Acionista SEM Dívidas 13,6% 12,5% 11,8% Retorno do Acionista COM Dívidas 15,5% 13,5% 14,7% Resultado do Acionista pela ALAVANCAGEM 1,9% 1,0% 2,9% Fonte:

21 COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS
ENDIVIDAMENTO 2005 2006 2007 PASSIVO SEM ÔNUS 30,6% 29,0% 28,7% PASSIVO COM ÔNUS 31,4% 31,9% 30,9% PASSIVO TOTAL 62,0% 60,9% 59,6% PATRIMÔNIO LÍQUIDO 38,0% 39,1% 40,4% FONTE:

22 COMO ESTÃO AS EMPRESAS BRASILEIRAS
2005 2006 2007 GIRO DOS INVESTIMENTOS 0,90 0,83 0,76 MARGEM OPERAC. AMPLA 15,1% 15,0% 15,5% ROCE 13,6% 12,5% 11,8% FONTE:

23 DESEMPENHO DOS BANCOS NO BRASIL
2005 2006 2007 RETORNO DO ATIVO 2,5% 2,1% 2,4% LEVERAGE 11,1x 10,9x RETORNO DO ACIONISTA 28,6% 23,5% 27,0%

24 DESEMPENHO DOS BANCOS NO BRASIL
2005 2006 2007 PARTICIPAÇÃO DOS CRÉDITOS 34,9% 35,3% 35,9% PRÊMIO RISCO DO ACIONISTA 9,5% 8,4% 15,1% ROE ECONÔMICO 8,9% 6,3% 8,6%

25 OS VERDADEIROS ANALFABETOS SÃO OS QUE APRENDERAM A LER E NÃO LÊEM
Mário Quintana

26 DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO

27 VANTAGEM COMPETITIVA OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR NECESSITAM DE CRIAR VANTAGENS COMPETITIVAS. EMPRESAS DURADOURAS DEVEM MANTER ALGUMA DIFERENCIAÇÃO SOBRE AS DEMAIS.

28 VALOR EMPRESA X RIQUEZA
VELHA ECONOMIA NOVA ECONOMIA EMPRESA 100,0 50,0 CAPITAL 90,0 10,0 RIQUEZA

29 CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL NO BRASIL
MERCADO EMPRESAS BRASIL 61,3% 19 CHILE 56,4% 12 COLÔMBIA 55,2% 5 PERÚ 60,0% 10 NYSE 38,2% 91 FONTE:

30 MAIORES ACIONISTAS QTD DE ACIONISTAS 2000 2003 2006 01 48,1% 51,9%
53,3% 02 59,2% 62,7% 64,4% 03 66,4% 68,9% TOTAL AÇÕES NEGOCIADAS NA BOVESPA – ORD. E PREF. FONTE: Economática/2006

31 BOVESPA X DOW JONES QTD DE ACIONISTAS DOW JONES BOVESPA 01 6,3% 36,2%
02 10,9% 46,1% 03 14,5% 50,5% FONTES: Reuters e Economática. Dez/2006.

32 FATORES DE SUCESSO CRISE É NÃO PERCEBER QUE O MUNDO MUDOU
DESCOBRIR O NEGÓCIO

33 FATORES DE SUCESSO CORTAR CUSTOS CONTINUIDADE

34 FATORES DE SUCESSO SUCESSO É OPERACIONAL CICLO DAS EMPRESA
Entender o CICLO DE VIDA da empresa Na prosperidade, INVESTIR para a recessão

35 TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
GRADUAÇÃO Sonho PÓS-GRADUAÇÃO Cuidar do Jardim. Investir em Você.

36 TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
MUDANÇA Crises. Mundo começou a mudar. Relevância perdida. PROFISSIONAL DE MERCADO Crescimento. Avaliado pelo que faz.

37 PARA PENSARMOS As espécies mais bem sucedidas na evolução não
são as mais fortes e nem as mais inteligentes . . . . . . São as que se adaptam melhor a MUDANÇA Charles Darwin

38 OBRIGADO


Carregar ppt "MERCADOS GLOBALIZADOS,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google