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Escola Básica de Santa Catarina Ano Letivo 2012/2013.

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1 Escola Básica de Santa Catarina Ano Letivo 2012/2013

2 Recorda…

3

4 Exercício 1, pág c d a e b d e e a e b 1.2

5 Recorda…

6 Num triângulo: A lados iguais opõem-se ângulos iguais e a ângulos iguais opõem-se lados iguais. Ao maior lado opõe-se o maior ângulo e ao maior ângulo opõe-se o maior lado. Ao menor lado opõe-se o menor ângulo e ao menor ângulo opõe-se o menor lado.

7 Tarefa 2, pág cm

8 Tarefa 2, pág Não é possível construir o triângulo pois há um lado que é maior que a soma dos outros dois. Não é possível construir o triângulo pois há um lado que é igual à soma dos outros dois. Exemplo: Desigualdade triangular: Num triângulo, o comprimento de qualquer lado é menor que a soma dos comprimentos dos outros dois. É possível construir o triângulo ABC.

9 Tarefa 3, pág cm

10 Tarefa 3, pág É o lado ST. É o ângulo RST.

11 A soma das amplitudes dos ângulos internos de qualquer triângulo é igual a 180 º. A soma das amplitudes dos ângulos internos de qualquer triângulo é igual a 180 º.

12 Exercício 7, pág. 121 Triângulo obtusângulo isósceles. Triângulo acutângulo equilátero. Triângulo rectângulo escaleno.

13 Tarefa 4, pág

14 A soma das amplitudes dos ângulos externos de qualquer triângulo é igual a 360 º. A soma das amplitudes dos ângulos externos de qualquer triângulo é igual a 360 º. a b c

15 Exercício 9, pág Triângulo obtusângulo

16 Exercício 10, pág Triângulo acutângulo escaleno. 10.2

17 Tarefa 5, pág. 124 I. II. III.

18 Tarefa 5, pág. 124 Vamos organizar a informação numa tabela: TriânguloÂngulo externo x Soma dos ângulos internos não adjacentes I150º50º + 100º = 150º II60º35º + 25º = 60º III110º50º + 60º = 110º Em qualquer triângulo, a amplitude de um ângulo externo é igual à soma das amplitudes dos ângulos internos não adjacentes. Em qualquer triângulo, a amplitude de um ângulo externo é igual à soma das amplitudes dos ângulos internos não adjacentes.

19 Tarefa 5, pág Exercício 12, pág Triângulo rectângulo isósceles Triângulo obtusângulo.

20 Tarefa 6, pág. 126 Grupo 1Grupo 2Grupo 3 Os triângulos são congruentes.

21 LLL Dois triângulos são congruentes se, de um para o outro, têm os três lados congruentes. LAL Dois triângulos são congruentes se, de um para o outro, têm dois lados congruentes e o ângulo por eles formado igual. ALA Dois triângulos são congruentes se, de um para o outro, têm um lado congruente e os dois ângulos adjacentes iguais.

22 Exercício 14, pág. 126 Os triângulos são congruentes porque têm, de um para o outro, um lado congruente e os dois ângulos adjacentes iguais (Critério ALA)

23 Exercício 15, pág. 126 Os triângulos são congruentes porque têm, de um para o outro, dois lados congruentes e o ângulo por eles formado igual (Critério LAL) º 53º 37º 5 cm

24 Exercício 18, pág Os triângulos são congruentes porque têm, de um para o outro, dois lados congruentes e o ângulo por eles formado igual (Critério LAL). 70º 4 cm 40º

25

26 Tarefa 7, pág B F D C G I 2. Porque não tem um par de lados opostos paralelos. 3. Porque tem um par de lados opostos que não são paralelos. 4. Porque não tem os quatro lados congruentes (iguais).

27 Os ângulos verticalmente opostos são congruentes. Os ângulos alternos internos de lados paralelos são congruentes.

28 A soma das amplitudes dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é igual a 360 º. A soma das amplitudes dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é igual a 360 º. 180º 180º + 180º = 360º

29 Exercício 25, pág. 136

30 Num paralelogramo, os lados opostos são congruentes (iguais). Num paralelogramo, as diagonais dividem-se ao meio. Num paralelogramo, os ângulos opostos são iguais. Num paralelogramo, dois ângulos consecutivos são suplementares.

31 Proposta 26, pág. 152 Os triângulos ABD e BCD são congruentes porque têm, de um para o outro, dois lados congruentes e o ângulo por eles formado igual (Critério LAL)

32 Proposta 27, pág. 152.

33 Exercício 27, pág. 138 Exercício 29, pág. 139

34

35 Exercício 32, pág

36 Proposta 29, pág


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