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III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre.

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Apresentação em tema: "III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre."— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre

2 Segundo Wiley (2000), um OA "é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem". recurso digital reutilização apoio a aprendizagem WILEY, David A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University Disponível em: Acesso em 7 ago

3 sica/loop.swf sica/loop.swf / /33

4 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

5 Ferramentas de domínio público GIMP – animações; WINK – tutoriais; Audacity - edição de áudio; Picasa – edição de vídeo; HotPotatoes – exercícios interativos; ExeLearning –criação de cursos e a integração de diversos recursos Carência de recursos humanos especializados Professor participa do processo de autoria

6 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

7 Revela-se em dois aspectos de uma disciplina ao curso disponibilizado no AVA Ferramentas de interação Fóruns Chats Videoconferências Diários Recursos disponibilizados Exercícios Simulações Videoaulas

8 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

9 OER – Open Educational Resources Movimento inspirado no sucesso do movimento de software livre e da iniciativa OpenCourseWare (OCW) do Massachussets Institute of Technology Recursos voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral.

10 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

11 Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LOR) De acordo com Koohang e Harmam (2007, p. 132), é um catálogo digital que facilita a pesquisa por objetos permitindo o armazenamento propriamente dito o controle de versões e de publicação a busca dos objetos a partir de suas características o controle de acesso a avaliação dos objetos KOOHANG, Alex; HARMAN, Keith. ed. (2007b) Learning Objects and Instructional Design. Santa Rosa, Califórnia: Informing Science Press, 2007.

12 MERLOT - Federation - eduSource - National Learning Network - OKI (Open Knowledge Initiative) - SMETE - BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem - Domínio Público – Biblioteca Digital desenvolvida em software livre - sp sp Portal do Professor -

13 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

14 Definição São dados que descrevem dados Correspondem à descrição de objeto de aprendizagem Funções Permitir a busca Indicar o uso Padrões Dublin Core (conteúdo web) LOM – Learning Object Metadata (IEEE) SCORM Cancore, UK LOM core Dificuldade Preenchimento pelo autor

15 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

16 FEB – Federação Educa Brasil Projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa Repositórios de objetos de aprendizagem: BIOE (MEC – Ministério da Educação) CESTA (UFRGS) Bibliotecas digitais: LUME (UFRGS) documentos digitalizados Biblioteca nacional - 9 milhões de itens (em processo de digitalização)

17 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

18 Bibliotecas estão usando o software livre DSpace para gerenciar documentos digitais DSpace usa como opção padrão: Dublin Core LOM pode ser obtido mediante a adição de metadados

19 O conceito de objeto de aprendizagem não cumpriu ainda a sua grande promessa – reusabilidade Para atingir tal ponto é necessário O desenvolvimento de objetos reusáveis, claramente identificáveis do ponto de vista de conteúdo e forma de utilização A disponibilização dos objetos desenvolvidos em repositórios que permitam buscas realmente úteis a quem deseja fazer uso destes recursos


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