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III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre.

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Apresentação em tema: "III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre."— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre

2 Segundo Wiley (2000), um OA "é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem". recurso digital reutilização apoio a aprendizagem WILEY, David A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acesso em 7 ago. 2010. http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc

3 http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfi sica/loop.swf http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfi sica/loop.swf http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/1 23456789/33 http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/1 23456789/33 http://www.insidecancer.org/

4 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

5 Ferramentas de domínio público GIMP – animações; WINK – tutoriais; Audacity - edição de áudio; Picasa – edição de vídeo; HotPotatoes – exercícios interativos; ExeLearning –criação de cursos e a integração de diversos recursos Carência de recursos humanos especializados Professor participa do processo de autoria

6 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

7 Revela-se em dois aspectos de uma disciplina ao curso disponibilizado no AVA Ferramentas de interação Fóruns Chats Videoconferências Diários Recursos disponibilizados Exercícios Simulações Videoaulas

8 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

9 OER – Open Educational Resources Movimento inspirado no sucesso do movimento de software livre e da iniciativa OpenCourseWare (OCW) do Massachussets Institute of Technology Recursos voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral.

10 Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Direitos autorais Armazenamento e busca

11 Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LOR) De acordo com Koohang e Harmam (2007, p. 132), é um catálogo digital que facilita a pesquisa por objetos permitindo o armazenamento propriamente dito o controle de versões e de publicação a busca dos objetos a partir de suas características o controle de acesso a avaliação dos objetos KOOHANG, Alex; HARMAN, Keith. ed. (2007b) Learning Objects and Instructional Design. Santa Rosa, Califórnia: Informing Science Press, 2007.

12 MERLOT - http://www.merlot.orghttp://www.merlot.org Le@rning Federation - http://www.thelearningfederation.edu.au/default.asp Le@rning http://www.thelearningfederation.edu.au/default.asp eduSource - http://www.edusource.ca/http://www.edusource.ca/ National Learning Network - http://www.nln.ac.uk/http://www.nln.ac.uk/ OKI (Open Knowledge Initiative) - http://www.okiproject.org/http://www.okiproject.org/ SMETE - http://www.smete.org/http://www.smete.org/ BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem - http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/ Domínio Público – Biblioteca Digital desenvolvida em software livre - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.j sp http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.j sp Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

13 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

14 Definição São dados que descrevem dados Correspondem à descrição de objeto de aprendizagem Funções Permitir a busca Indicar o uso Padrões Dublin Core (conteúdo web) LOM – Learning Object Metadata (IEEE) SCORM Cancore, UK LOM core Dificuldade Preenchimento pelo autor

15 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

16 FEB – Federação Educa Brasil Projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa Repositórios de objetos de aprendizagem: BIOE (MEC – Ministério da Educação) - 9700 CESTA (UFRGS) - 450 Bibliotecas digitais: LUME (UFRGS) - 20270 documentos digitalizados Biblioteca nacional - 9 milhões de itens (em processo de digitalização)

17 Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

18 Bibliotecas estão usando o software livre DSpace para gerenciar documentos digitais DSpace usa como opção padrão: Dublin Core LOM pode ser obtido mediante a adição de metadados

19 O conceito de objeto de aprendizagem não cumpriu ainda a sua grande promessa – reusabilidade Para atingir tal ponto é necessário O desenvolvimento de objetos reusáveis, claramente identificáveis do ponto de vista de conteúdo e forma de utilização A disponibilização dos objetos desenvolvidos em repositórios que permitam buscas realmente úteis a quem deseja fazer uso destes recursos


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