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“A SUSTENTABILIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS”

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Apresentação em tema: "“A SUSTENTABILIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS”"— Transcrição da apresentação:

1 “A SUSTENTABILIDADE NA ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS”
Hélcio Santiago

2 Questões que nos trazem aqui...
Salário é gerador de motivação ou funciona como estímulo ? O que pode gerar motivação no trabalhador ? Se o “capital intelectual” é o que há de mais importante nas organizações de hoje, como se explica que uma empresa invista em T&D na carreira do colaborador gerando remuneração maior para ele e, em determinado momento, mande-o embora e contrate uma outra pessoa com salário menor ? Isso é visão de investimento ou visão de custo ? Prof. José Carlos Freitas – 2007 Semana de Aniversário ABRH - RJ

3 Questões que nos trazem aqui...
Até que ponto o modelo tradicional de administração com um estilo autoritário de liderança, impede a empresa de estabelecer metas negociadas com os colaboradores que lhes possibilitem receber um plano de recompensas? Os planos tradicionais de cargos e salários, centrados apenas na análise, avaliação e estruturação de postos, ainda atendem às necessidades da empresa moderna, voltada para resultados? Que condições de recompensas não financeiras podem cumprir o papel de atrair e reter talentos, de forma sustentável para a empresa?

4 O que é sustentabilidade?
Nos dicionários: “É capacidade de suportar, manter ou sustentar alguma coisa em certo nível ou patamar por determinado período”. Para um Gestor: “É a capacidade de direcionar e manter uma empresa, comunidade ou até um país no curso do cumprimento da sua missão de conquistar, recuperar, preservar e desenvolver todas as formas de capital humano, natural e financeiro”.

5 “É toda forma de remuneração dada por uma entidade em troca
O que é Benefício? “É toda forma de remuneração dada por uma entidade em troca do serviço prestado pelos empregados”.

6 “As empresas brasileiras que querem
atrair e reter funcionários talentosos, podem obter uma vantagem competitiva oferecendo um diversificado pacote de benefícios para seus funcionários”. Pesquisa MetLife 2010/2011

7 Ao oferecer benefícios, os empregadores esperam...
Aumentar a satisfação no emprego – 86% Aumentar a produtividade – 84% Reter funcionários – 77% Atrair funcionários – 74% Pesquisa MetLife 2010/2011

8 “Os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios de seus
empregadores são mais leais às suas empresas e apresentam uma taxa mais alta de satisfação no emprego”. Estudo Internacional de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011 (IEBTS)

9 Trabalhadores com benefícios
X Trabalhadores sem benefícios Funcionários satisfeitos com o emprego 64% contra 55% A empresa tem forte lealdade com os funcionários % contra 65% Os funcionários têm forte lealdade com a empresa 52% contra 42% Estudo Internacional de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011 (IEBTS)

10 A hora do benefício inteligente!
Qual a importância de um plano de benefícios na atração e retenção de talentos numa corporação?

11 “Um crescimento médio de 4,0% do PIB numa economia forte,
é capaz de gerar um aquecimento frenético nos setores industriais, comerciais e de serviços” Em 06/03, o Ministro Mantega anunciou que o crescimento do PIB em 2012 será entre 4,0% e 4,5%!

12 ATRAIR E RETER NOVOS TALENTOS!
Então: qual o seu papel hoje? Analisar perfis da equipe atual? Criar novas ferramentas de avaliação do clima organizacional? ATRAIR E RETER NOVOS TALENTOS!

13 Como atrair e reter talentos?
Os novos desafios... Como atrair e reter talentos? Como criar um modelo de remuneração estratégica e mantê-lo sustentável para a empresa?

14 Coincidência ou Inteligência?
100% DAS 100 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR NO BRASIL, TÊM UMA DEFINIDA E CONSISTENTE POLÍTICA DE BENEFÍCIOS.” 100% DAS 100 DAS MAIORES 100% DAS MAIS LUCRATIVAS Revista Exame Maiores e Melhores 2011

15 · 99% - Plano de Saude ou Seguro Saude . 96% - Seguro de vida em grupo
Mico ou Investimento? · 99% - Plano de Saude ou Seguro Saude . 96% - Seguro de vida em grupo . 83% - Plano Odontológico · 68% - bônus (participação nos lucros, ganho por produtividade) · 52% - bolsa de estudos · 26% - plano de ações e aposentadoria · 9% a 26% - horário flexível; ginástica; férias com salário adicional, plano de Empréstimos. Revista Exame Maiores e Melhores 2011

16 Uma velha questão.... “ Uma Pesquisa da Western Electric Chicago,
feita entre 1927 e 1932, diz que a produção aumenta quando os trabalhadores acreditam que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, através de brindes e outros "agrados" e que isto é uma parcela insignificante nas despesas da empresa”.

17 “Oferecer benefícios sem gestão é jogar dinheiro fora”.
“ Contar com uma série de benefícios, não significa que a empresa tem um Programa de Benefícios.”

18 Evolução estratégica…
OBRIGAÇÃO CONTRATUAL Grandes Contratantes Exigem Assistência Médica e Seguro de Vida

19 Evolução estratégica…
SALÁRIO X BENEFÍCIO Não insidem Encargos É lançado como Despesa Operacional REDUZ CUSTO Salário = 1.000,00 Encargos (média 70%) = 700,00 Total = ,00 Salário = 1.100,00 Salário = 1.000,00 Encargos (média 70%) = 770,00 Encargos (média 70%) = 700,00 Total = ,00 Assistência Médica = 100,00 Total = ,00

20 Evolução estratégica…
CUSTOS MÉDIOS DE UM SINISTRO DÁ PROTEÇÃO LEGAL Funeral = 3.500,00 Ações Indenizatórias Custam mais de ,00 SEGURO DE VIDA PARA 20 VIDAS Cobertura de funeral até 3.500,00 Resgate de 6.000,00 UM ANO DE COBERTURA = 1.200,00 MENSAL POR COLABORADOR = 5,00

21 Evolução estratégica…
É ESTRATÉGICO Após um ano de exercício numa função: Qual o Custo da perda de um bom funcionário? Recrutamento Seleção Treinamento Qual o custo de uma eventual reposição?

22 TEOREMA DE PARETO Pareto descobriu, no Século XIX, que 80%
da renda, na Inglaterra, ia para 20% da população. 80% do total de vendas está relacionado com 20% dos produtos.         80% dos lucros de uma empresa está relacionada com 20% dos produtos.       80% dos lucros está relacionado com 20% dos clientes.         80% dos acidentes de trânsito é causado por 20% dos motoristas.         80% dos usuários de computador usa apenas 20% dos recursos disponíveis       80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.                            

23 Evolução estratégica… QUEM É O ALVO DA CONCORRÊNCIA?
PERDAS X GANHOS 20% = MELHORES 80%

24 “Os trabalhadores brasileiros que recebem benefícios de seus
empregadores são mais leais às suas empresas e apresentam uma taxa mais alta de satisfação no emprego”. Estudo Internacional de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011 (IEBTS)

25 Trabalhadores com benefícios
X Trabalhadores sem benefícios Funcionários satisfeitos com o emprego 64% contra 55% A empresa tem forte lealdade com os funcionários % contra 65% Os funcionários têm forte lealdade com a empresa 52% contra 42%

26 Como tornar as empresas cada vez mais fortes e competitivas através de um maior poder de atração e retenção do capital humano, em face de uma política de benefícios estruturada e bem executada?

27 ASSESSMENTS Existe uma política de Benefícios
efetivamente implantada na empresa? Qual o nível de satisfação dos colaboradores ? Há critérios de medição de resultados de desempenho, em face de metas estipuladas? Quais os objetivos da política de benefícios?

28 ASSESSMENTS Como gostaríamos que fosse ao invés disso?
Qual seria o estado desejado para estas situações específicas? Que modelos podem inspirar uma solução? Como exatamente esperamos que seja?

29 PLANNIG & BUILDING Que soluções de gestão de risco melhor
se moldam à operação? Que etapas precisaremos cumprir para alcançarmos nossos objetivos? Como se dará a relação com os provedores escolhidos? Como exatamente esperamos que seja?

30 PLANNIG & BUILDING Que provedores melhor se ajustam a cada solução proposta? Que vantagens cada proposta tem que oferecer? Quais as condições de qualidade e preço de cada provedor escolhido?

31 ACTION & MANEGEMENT Que protocolos de gestão de carteira
(movimentação da população) serão adotados? Que recursos de gestão de riscos devem ser implantados? Como obter vantagens do sistema de gestão de risco junto ao provedor?

32 CHECKING & IMPROVING Como tem sido a performance do contrato?
Tem apresentado a resolutividade esperada? Quais os níveis de satisfação dos usuários? O que podemos fazer para melhorar o Programa de Benefícios?

33 CHECKING & IMPROVING Como se darão os Processos de:
Inclusão, exclusão, emissão de documentos e controle de sinistro ? Que indicadores devem constar nos relatórios mensais de acompanhamento? Quem apoiará a empresa na assinatura da contratação e nas negociações de renovação dos contratos de benefícios?

34 PROGRAMAS DE PREVENÇÃO
Existe algum programa de prevenção na empresa? Quais áreas de sinistro devem ser contempladas? Como definir uma política eficaz? Como envolver o público alvo de cada campanha do programa?

35 FINALIZANDO: O que você pode fazer hoje na sua
corporação para mudar o que lhe incomoda? Qual a intensidade das suas crenças numa mudança para melhor?

36 Acredite... VOCÊ PODE! (98)


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