A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de lavra subterrânea

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de lavra subterrânea"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de lavra subterrânea
Sub-divisão dos métodos de lavra subterrânea (conf. Hartman,1987): métodos sem suporte para o maciço métodos com suporte para o maciço métodos de abatimento (caving)

2 Métodos de lavra Métodos sem suporte:
métodos em que o maciço não requer um sistema artificial mais amplo de suporte para manter a estabilidade das escavações. As próprias paredes das escavações e pilares naturais são suficientes em geral. Reforço estrutural leve é admitido (parafusos de teto, madeira, arcos metálicos) desde que não altere significativamente a capacidade de sustentação natural do maciço. Métodos: room-and-pillar, stope-and-pillar, sublevel stoping, VCR, shrinkage.

3 Métodos de lavra Com suporte:
quando as aberturas não se mantém estáveis pelo tempo de vida necessário sem que substancial uso de suporte artificial seja feito. Principal método: cut-and-fill. Por abatimento: provoca-se o colapso controlado de determinadas litologias quando o depósito e/ou as rochas sobrejacentes são suficientemente frágeis. Métodos: longwall, sublevel caving, block caving.

4 Métodos de lavra subterrânea

5 Métodos de lavra subterrânea

6 Métodos de lavra subterrânea

7  Parâmetros para mergulho, profundidade, espessura e geometria de depósitos (fonte SME Min.Eng.Handbook, 3ed.,2011) :

8  Outros parâmetros de comparação entre métodos underground (fonte SME Min.Eng.Handbook, 3ed.,2011):

9 Resumo dos métodos principais de mineração subterrânea:
1)Câmaras e Pilares: método no qual um conjunto de câmaras é desenvolvido, deixando pilares de rocha, usualmente de tamanho uniforme, para suportar o teto. Os pilares podem ser ou não removidos posteriormente à retirada do minério.

10 C&P 

11 C&P 

12 2)Sublevel stoping: método de configuração em stopes no qual o minério é detonado por furação em leque ou paralela; grande parte do minério é removido do stope à medida que este vai sendo detonado, deixando o stope aberto.

13 Sublevel stoping  

14 Sublevel stoping  

15 3)Shrinkage stoping: método de configuração em stopes no qual o minério é removido em fatias horizontais, de baixo para cima; parte do minério detonado é deixado acumulado até o stope ser completamente minerado. O minério fragmentado é então totalmente removido.

16 Shrinkage 

17 4)Vertical Crater Retreat: método de configuração em stopes no qual furação de grande diâmetro é usada para detonar fatias horizontais de minério, levando-as para a base do bloco sendo minerado. O método progride verticalmente, à medida que sucessivas fatias de minério são detonadas.  

18 5)Sublevel caving: método onde o processo de fragmentação do minério pelo peso próprio é induzido (induced caving) e o minério é detonado com furação em leque; o estéril sobrejacente deve desabar à medida que o minério é removido.

19 Sublevel caving 

20 6)Block caving: método no qual colunas de rocha são deixadas sem sustentação (undercut) e fragmentam-se (cave) sob o peso próprio; o material do teto (rocha sobrejacente) fragmenta-se também.

21 Block caving 

22 Block caving 

23 7)Longwall: método na qual o depósito, normalmente camadas de carvão, é removido em operação contínua com fragmentação mecânica ao longo de uma face de trabalho, usando um extenso conjunto de suportes de teto junto à face e áreas de lavra; as áreas já mineradas normalmente desabam. 

24 Longwall 

25 8)Cut-and-fill: método de configuração em stopes no qual cada fatia horizontal de rocha é removida após detonação e o vazio resultante preenchido com algum tipo de material, deixando espaço para minerar a próxima fatia.

26 C&F 

27 C&F 

28

29  Tabela resumida para métodos ñ-carvão:

30  Relações entre flexibilidade e custos operacionais nos métodos de lavra subterrânea...

31 Exercício: identificar os métodos de lavra mais adequados para minerar os corpos das figuras a seguir. 

32

33

34 Orebody 4

35

36


Carregar ppt "Métodos de lavra subterrânea"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google