A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi"— Transcrição da apresentação:

1 Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
Construção de um framework para a recomendação de estratégias pedagógicas baseada nas interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem. Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi

2 Objetivo Geral do Projeto
Desenvolver um recurso tecnológico no ambiente virtual de aprendizagem ROODA que recomende estratégias pedagógicas a partir das interações sociais que se desenvolvem em um ambiente virtual de aprendizagem.

3 Objetivos Específicos deste trabalho
Atualizar a ferramenta sociométrica desenvolvida no âmbito do Edital SEAD 21. Desenvolver mapas sociométricos para as categorias de informações sociais de modo que a análise quantitativa possa sugerir estratégias pedagógicas. 

4 Metodologia do Projeto SEAD 23
Finalizado Grupo Pedagógico Grupo Técnico Em construção Grupo Pedagógico Em implementação e testes Grupo Técnico Grupo Pedagógico Esperando validação etapa anterior Grupo Pedagógico Grupo Técnico Em congressos e salão do ensino Grupo Pedagógico Grupo Técnico

5 Referencial Teórico Interação social: “caracteriza-se por trocas que podem gerar, por sua própria realização, uma tensão, uma perturbação” (Macedo, 2005, p.80).  Na perspectiva interacionista, essa perturbação é o que gera  a construção de conhecimentos mais complexos. Isto é, modifica e constitui o sujeito. Sociometria: Ferramenta analítica para estudo de interações entre grupos (Moreno, 1972; 2008). Categorias de informações sociais elencadas para o estudo:  Colaboração; Popularidade; Agrupamento; Distanciamento social do aluno em relação à turma e pela turma; Ausência.

6 Etapas da Implementação
Levantamento dos comportamentos sociais dentro do AVA ROODA a partir da base teórica: Definição dos cálculos necessários para cada categoria de informação social: Atualização do framework de construção do mapa sociométrico (anteriormente era o GraphViz, atualmente o D3JS). Desenvolvimento de rotinas para a visualização de mapas sociométricos para cada categoria de informação social.

7 Comportamentos sociais
ETAPA 1 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Comportamentos sociais Verificação de resposta enviada para mensagem recebida. Verificação de quantas mensagens um aluno enviou para um determinado colega, grupo de colegas ou toda a turma Verificação se o aluno recebe muitas mensagens em relação ao restante da turma Verificação com quem o aluno mais se comunica; Verificação se o aluno comenta o material disponibilizado pelos colegas Verificação se o aluno entra nas ferramentas disponibilizadas pelo professor Etc

8 Cálculo das Categorias Sociais
ETAPA 2 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Cálculo das Categorias Sociais Colaboração: Um aluno é colaborativo se o grau de colaboração dele é maior do que a média de colaboração da turma. Popularidade: Um aluno é popular se o grau de popularidade dele é maior do que o grau de popularidade de seus colegas; Agrupamento; Um aluno pertence a um grupo informal quando as interações entre dois ou mais colegas se tornam constante no decorrer da disciplina. Distanciamento social do aluno em relação à turma: Um aluno está distanciado socialmente em relação à turma quando ele recebe interações de colegas, mas não responde. Distanciamento social do aluno pela turma: Um aluno é distanciado pela turma quando ele solicita interação, mas a turma não responde. Ausência: Um aluno é ausente quando ele não entra na disciplina, ou quando entra, não acessa nenhuma ferramenta disponibilizada pelo professor.

9 Ferramenta de implementação - D3js
ETAPA 3 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Ferramenta de implementação - D3js

10 Ferramenta de implementação - D3js
Ferramenta Open-Source para visualização de dados; Muita liberdade para criar; Aprendizagem facilitada pelos muitos exemplos encontrados na internet; Javascript, CSS, SVG, HTML.

11 Desenvolvimento dos Mapas Sociométricos
ETAPA 4 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Desenvolvimento dos Mapas Sociométricos Funcionalidades do Mapa Social Fórum Contatos Bate -Papo A2 Biblioteca (comentários) Webfólio (comentários)

12 Layout de configuração do Mapa Social
período de análise cores dos participantes níveis de relevância das funcionalidades o professor escolhe os alunos, monitores ou grupos que irão ser analisados

13 Layout do sociograma de interações no Mapa Social

14 Layout do sociograma de interações no Mapa Social

15 Estágios de desenvolvimento do Mapa Social
Atual: implementação dos cálculos das categorias Agrupamento e Popularidade; Futuro:  Ajustes no design de apresentação dos sociogramas; Implementação de recurso para a recomendação de estratégias pedagógicas em discussão pelo Grupo Pedagógico.

16 Muito obrigado pela atenção!!


Carregar ppt "Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google