Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
XV Encontro de Educação Fafire
Inovação no âmbito escolar: práticas e perspectivas Prof. Marcos Barros
2
Desafios na Sociedade da Informação
Extremo isolamento Intensa sobrecarga cognitiva Empobrecimento nas relações pessoais Infomania ou vício do Redução do tempo livre Cyberespiões
3
Tecnostress Dificuldade de concentração, análise e raciocínio
Ansiedade e nervosismo Cansaço e incapacidade de tomar decisões Muitas vezes o excesso de informação funciona da mesma forma que a ignorância, levando a paralisia.
4
Movimentos Slow life Clube da Preguiça ( Japão)
Desaceleração do Tempo ( Áustria) Slow Food ( Itália) Slow Cities
5
Qual o papel do professor nessa atual conjuntura?
6
E o aluno? Qual seu papel?
7
Revista Veja ( 2010)
8
Revista Veja ( 2010)
9
Papel do Professor O professor = animador da inteligência coletiva
Atividade centrada no acompanhamento e na gestão de aprendizagem Incentivar e motivar a troca de saberes, a mediação racional e simbólica entre sujeitos. (LÉVY, 1999)
10
Papel do Aluno Pesquisa constante Leitura sistemática
Desconstruir e reconstruir práticas Elaboração própria Autoridade da argumentação Espírito crítico Comunicação desimpedida e bem educada (DEMO, 2009)
11
As Tecnologias na Sala de Aula
12
Retroprojetor Produção textual Aproveitamento das Transparências
O aluno como construtor das suas transparências Estimular a verbalização nos alunos Trabalho com escalas (matemática, geografia, etc) Recurso de iluminação nas apresentações culturais
13
Aparelho de Som Ensinar a ouvir Estimular a gravação
Criar banco de Músicas para o Ensino. Elaborar de Paródias com temas didáticos Estimular o uso do microfone desde as séries iniciais Usar dos comercias das emissoras de rádio
14
Televisão Exercício de Observação Propagandas / Comerciais
Cursos à Distância
15
Vídeo, DVD e Filmadora Produção de vídeos nas escolas
Utilização dos vídeos não didáticos Utilização de trechos de filmes Criação de uma videoteca
16
Câmera Fotográfica Fotografia como Troféu Fascinação pela fotografia
Leitura da realidade Registros do cotidiano
17
Computador Construção de Ambientes Virtuais
Produção de Livros Virtuais Programas Educacionais (softwares) Comunicação Virtual
18
Tecnologias Alternativas
Encartes Jornais e revistas “Post Cards” Catálogos Rótulos
19
E os dispositivos móveis?
Mobile Learning Mobile Education
20
Dispositivos Móveis Como as escolas responderão para as crianças que trazem seus próprios dispositivos de comunicação multimídia? Como as escolas gerenciarão a tensão entre as redes informais de aprendizagem com a aprendizagem nas instituições formais? Que estratégias do mobile learning são apropriadas e apresentam bom custo benefício para as escolas ?
21
Dispositivos Móveis Uso de calendários. Dicionários. Quizzes. Jogos.
Podcast Mensagens instantâneas (SMS). Vídeos. Fotografias. Redes sociais.
22
“Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatizações, simulações), pela multimídia. É a partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, do vivencial para o intelectual, integrando o sensorial, o emocional e o racional. O emocional é um componente fundamental da compreensão e do ensino.” (MORAN, 2000)
23
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.