A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização Conselho Pedagógico/GEP1 Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização Conselho Pedagógico/GEP1 Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?"— Transcrição da apresentação:

1 Organização Conselho Pedagógico/GEP1 Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?

2 Organização Conselho Pedagógico/GEP2 EQUIPAS

3 3 O que é uma equipa? Um conjunto de pessoas (com ligação sócio- afectiva) cujos esforços colectivos são orientados para a realização de trabalho ou para alcançar um objectivo claro para todos e pretendido por todos.Um conjunto de pessoas (com ligação sócio- afectiva) cujos esforços colectivos são orientados para a realização de trabalho ou para alcançar um objectivo claro para todos e pretendido por todos.

4 Organização Conselho Pedagógico/GEP4 Vantagens do trabalho em equipa (para a empresa) Produtividade de uma empresa aumenta em 77%, qualidade melhora em 72%, desperdicio reduz-se a 52%, satisfação no trabalho melhora 65% e satisfação dos clientes aumenta 55% (estudo da Sociedade Americana para a Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos)Produtividade de uma empresa aumenta em 77%, qualidade melhora em 72%, desperdicio reduz-se a 52%, satisfação no trabalho melhora 65% e satisfação dos clientes aumenta 55% (estudo da Sociedade Americana para a Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos) Horários e objectivos de produção melhoramHorários e objectivos de produção melhoram Maior capacidade de resolução de conflitos interpessoais entre os trabalhadoresMaior capacidade de resolução de conflitos interpessoais entre os trabalhadores

5 Organização Conselho Pedagógico/GEP5 Vantagens do Trabalho em Equipa (para os elementos individuais) Adquirem conhecimentos nas reuniões de equipaAdquirem conhecimentos nas reuniões de equipa Têm de activar os seus conhecimentos (para os expor aos outros)Têm de activar os seus conhecimentos (para os expor aos outros) Identificam lacunas nos seus conhecimentosIdentificam lacunas nos seus conhecimentos Aprendem de forma activaAprendem de forma activa Acedem a mais informação do que se trabalhassem sózinhosAcedem a mais informação do que se trabalhassem sózinhos

6 Organização Conselho Pedagógico/GEP6 Group Development Model Bruce Tuckman Forming – Formação da Equipa/Inclusão (Lua de Mel)Forming – Formação da Equipa/Inclusão (Lua de Mel) Storming – Afirmação das Diferenças/ConfrontaçãoStorming – Afirmação das Diferenças/Confrontação Norming – Encaixe das Diferenças/Regulação do Funcionamento da EquipaNorming – Encaixe das Diferenças/Regulação do Funcionamento da Equipa Performing – Relações estabilizadas. Enfoque no resultado. Performance optimizadaPerforming – Relações estabilizadas. Enfoque no resultado. Performance optimizada

7 Organização Conselho Pedagógico/GEP7 Processo de Inclusão Um investimento de tempo com um retorno inestimável A qualidade é imprescindível para desenvolver um trabalho eficaz e produtivoA qualidade é imprescindível para desenvolver um trabalho eficaz e produtivo Exige-se actividade e presença 100%Exige-se actividade e presença 100% Exige-se abertura, sem juízos acerca dos outros e sem auto-censuraExige-se abertura, sem juízos acerca dos outros e sem auto-censura Confrontação : os factos, as consequências, os meus sentimentosConfrontação : os factos, as consequências, os meus sentimentos

8 Organização Conselho Pedagógico/GEP8 Acorda numa visão, missão e estratégia como equipaAcorda numa visão, missão e estratégia como equipa Funciona como uma unidade em auto-gestão, com liberdade para decidir e para levar a cabo tarefas progressivamente mais complexas e mais motivadorasFunciona como uma unidade em auto-gestão, com liberdade para decidir e para levar a cabo tarefas progressivamente mais complexas e mais motivadoras A comunicação é fluida e assegurada pela partilha de experiênciasA comunicação é fluida e assegurada pela partilha de experiências Podem ser necessários encontros fora do local de trabalho, mas sem confundir os registos pessoal/profissionalPodem ser necessários encontros fora do local de trabalho, mas sem confundir os registos pessoal/profissional Características de uma equipa eficaz

9 Organização Conselho Pedagógico/GEP9 Características de uma equipa eficaz Pequeno número de elementos (7±2; melhor nº ímpar)Pequeno número de elementos (7±2; melhor nº ímpar) Qualidade da ligação interpessoal (identidade, sentido de pertença, cultura comum)Qualidade da ligação interpessoal (identidade, sentido de pertença, cultura comum) Envolvimento pessoalEnvolvimento pessoal Constitui uma unidade, um todoConstitui uma unidade, um todo Intencionalidade comumIntencionalidade comum Limitações que envolvem uma perca relativa de liberdade individualLimitações que envolvem uma perca relativa de liberdade individual Organização de papéis e distribuição de tarefasOrganização de papéis e distribuição de tarefas

10 Organização Conselho Pedagógico/GEP10 Funcionamento de uma equipa eficaz Designação de um coordenador do processoDesignação de um coordenador do processo Certificação de que a tarefa é correctamente entendida por todos os elementos da equipaCertificação de que a tarefa é correctamente entendida por todos os elementos da equipa Identificação e remoção de pressupostos inválidos : redefinição da tarefaIdentificação e remoção de pressupostos inválidos : redefinição da tarefa Desenvolvimento de opções para completar a tarefa (brainstorming)Desenvolvimento de opções para completar a tarefa (brainstorming) Tomada de decisãoTomada de decisão ImplementaçãoImplementação AvaliaçãoAvaliação

11 Organização Conselho Pedagógico/GEP11 Barreiras ao trabalho em equipa Barreiras culturais/organizacionaisBarreiras culturais/organizacionais Exemplos: excessiva focalização na tarefa e negação dos aspectos afectivos, pensamento estratégico pobre, competição (por oposição a cooperação) Exemplos: excessiva focalização na tarefa e negação dos aspectos afectivos, pensamento estratégico pobre, competição (por oposição a cooperação)

12 Organização Conselho Pedagógico/GEP12 Barreiras ao trabalho em equipa Barreiras individuaisBarreiras individuais Exemplos: liderança ineficaz da equipa, falta de aptidões técnicas dos elementos da equipa, localização física da equipa com dispersão, equipa excessivamente grande, elementos da equipa não assumem responsabilidade pelas tarefas que lhes foram atribuídas Exemplos: liderança ineficaz da equipa, falta de aptidões técnicas dos elementos da equipa, localização física da equipa com dispersão, equipa excessivamente grande, elementos da equipa não assumem responsabilidade pelas tarefas que lhes foram atribuídas

13 Organização Conselho Pedagógico/GEP13 Sinergia x Negargia A sinergia pode ser criada pelo líder num relativamente curto espaço de tempo. Uma das diferenças mais marcantes entre um grupo de indivíduos e uma equipa de trabalho é que o grupo produz negargia ao passo que a equipa produz sinergia.A sinergia pode ser criada pelo líder num relativamente curto espaço de tempo. Uma das diferenças mais marcantes entre um grupo de indivíduos e uma equipa de trabalho é que o grupo produz negargia ao passo que a equipa produz sinergia. Negargia significa que os valores gerados colectivamente pelo grupo são menores do que os que teriam sido gerados se os elementos tivessem trabalhado individualmente. Por isso tanta gente diz que trabalha melhor quando está sozinha.Negargia significa que os valores gerados colectivamente pelo grupo são menores do que os que teriam sido gerados se os elementos tivessem trabalhado individualmente. Por isso tanta gente diz que trabalha melhor quando está sozinha.

14 Organização Conselho Pedagógico/GEP14 Sinergia x Negargia Sinergia acontece só quando se dá uma descoberta no grupo. As interacções dos indivíduos nos grupos produzem o desenvolvimento de novos conhecimentos, insights, soluções que nenhum dos elementos sozinhos poderiam ter produzido. São criados valores que aumentam os desempenhos da organização. Se conseguir criar um ambiente onde se dá tal descoberta, terá criado uma equipa de trabalho.Sinergia acontece só quando se dá uma descoberta no grupo. As interacções dos indivíduos nos grupos produzem o desenvolvimento de novos conhecimentos, insights, soluções que nenhum dos elementos sozinhos poderiam ter produzido. São criados valores que aumentam os desempenhos da organização. Se conseguir criar um ambiente onde se dá tal descoberta, terá criado uma equipa de trabalho.

15 Organização Conselho Pedagógico/GEP15 Encontros de Trabalho da Equipa Os objectivos do encontro devem estar bem definidos (plan your flight, fly your plan)Os objectivos do encontro devem estar bem definidos (plan your flight, fly your plan) Ajuda distribuir tarefas (processuais) aos vários elementos do grupo: quem é o líder, quem controla o tempo, quem toma notas, quem sumariza,…Ajuda distribuir tarefas (processuais) aos vários elementos do grupo: quem é o líder, quem controla o tempo, quem toma notas, quem sumariza,… Ajuda começar com o ponto da situação: Onde estamos? Onde queremos estar no fim da reunião? O que fazemos para lá chegar?Ajuda começar com o ponto da situação: Onde estamos? Onde queremos estar no fim da reunião? O que fazemos para lá chegar?

16 Organização Conselho Pedagógico/GEP16 Fases do trabalho em equipa Análise do problema: qual é o problema? porque é um problema? quais as exigências da tarefa? (especificar)Análise do problema: qual é o problema? porque é um problema? quais as exigências da tarefa? (especificar) Condições-Fronteira: planeie o trabalho, defina tempos para a realização da tarefa, identifique os recursos (espaço, referências, peritos a que pode recorrer), avalie as disponibilidades dos vários elementos da equipaCondições-Fronteira: planeie o trabalho, defina tempos para a realização da tarefa, identifique os recursos (espaço, referências, peritos a que pode recorrer), avalie as disponibilidades dos vários elementos da equipa Desenho de soluções possíveis: identifique as várias soluções, seleccione a melhor, registe as razões da escolha, trabalhe a solução ao detalheDesenho de soluções possíveis: identifique as várias soluções, seleccione a melhor, registe as razões da escolha, trabalhe a solução ao detalhe

17 Organização Conselho Pedagógico/GEP17 Fases do trabalho em equipa Conclusões: reúna e organize todos os dados do projecto do grupo, certifique-se de que o resultado final cumpre todos os requisitos definidos na fase 2Conclusões: reúna e organize todos os dados do projecto do grupo, certifique-se de que o resultado final cumpre todos os requisitos definidos na fase 2 Relatório e apresentação do projecto: escreva o relatório no formato exigido, certifique-se de que o trabalho faz sentido (i.e. que ligou as várias partes do mesmo), prepare a apresentação do grupo, definindo o porta-vozRelatório e apresentação do projecto: escreva o relatório no formato exigido, certifique-se de que o trabalho faz sentido (i.e. que ligou as várias partes do mesmo), prepare a apresentação do grupo, definindo o porta-voz Certifique-se de que cada elemento do grupo está preparado para defender/explicar o que foi feito!Certifique-se de que cada elemento do grupo está preparado para defender/explicar o que foi feito!

18 Organização Conselho Pedagógico/GEP18 Competências na promoção do trabalho em equipa Saber fazer questões abertas (por oposição a questões fechadas)Saber fazer questões abertas (por oposição a questões fechadas) Saber fazer escuta activaSaber fazer escuta activa Saber comunicar assertivamenteSaber comunicar assertivamente Saber resolver problemasSaber resolver problemas Saber pensar criativamenteSaber pensar criativamente Saber evitar a monopolização do grupo por um ou dois elementos: promover a inclusãoSaber evitar a monopolização do grupo por um ou dois elementos: promover a inclusão Saber evitar as conversas paralelasSaber evitar as conversas paralelas Manter os objectivos da equipa sempre presentesManter os objectivos da equipa sempre presentes Promover a responsabilização dos vários elementos da equipaPromover a responsabilização dos vários elementos da equipa

19 Organização Conselho Pedagógico/GEP19 O impacto do Líder Dinâmica de Grupo Necessidades Individuais Requisitos da Tarefa

20 Organização Conselho Pedagógico/GEP20 Discussion in a group does for thinking what testing on real objects does for seeing Abercrombie


Carregar ppt "Organização Conselho Pedagógico/GEP1 Dinâmica de Grupos ou Trabalho em Equipa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google