A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUSTIÇA PAZ INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO VIDA RELIGIOSA E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUSTIÇA PAZ INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO VIDA RELIGIOSA E."— Transcrição da apresentação:

1 JUSTIÇA PAZ INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO VIDA RELIGIOSA E

2 Uma Vida Religiosa apaixonada pelo Reino JPIC:

3 O Espírito de Deus me ungiu. Me enviou para anunciar aos pobres a Boa Nova, para proclamar a libertação aos cativos E a vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos Lc 4,18 Nelle se joga o sentido e o significado da VIDA RELIGIOSA no mundo de hoje. JPIC É UM APELO DO ESPÍRITO DE DEUS À VIDA RELIGIOSA

4 O gozo e a esperança, a tristeza e a angústia dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os aflitos, são também gozo e esperança, tristeza e angústia dos discípulos de Cristo E não existe nada verdaderamente humano que não tenha ressonância no seu coração GS nº1. PRECIOSA HERANÇA DO VATICANO II:

5 O gozo e a esperança, a tristeza e a angústia dos homens do nosso tempo….

6 É UM CONVITE: A viver, o seguimento do Senhor, com lucidez e compaixão, num mundo injusto, ferido e violento. A discernir os sinais de vida que o Espírito está suscitando hoje. A descobrir o rosto de Deus, Pai de Jesus, que se revela na história, a quem o encontra na realidade.

7 QUAL ROSTO DE DEUS? Eu vim para que tenham VIDA e vida em abundância Jn 10,10. Um Deus PAI–MÃE, fiel no amor, que tem um projeto de VIDA para toda a sua criação: O Reino.

8 QUAL ROSTO DE DEUS? Senhor da misericórdia, que em sua sabedoria formou o ser humano, para cuidar de todas as suas criaturas e para administrar o mundo com santidade e justiça… Sab. 9, 1 y 2. Um Deus CRIADOR, sopro de vida, que continua a criar e convida-nos a assumir a responsabilidade pela paz, justiça e cuidado com a natureza.

9 QUAL ROSTO DE DEUS? Libertará o pobre que suplica, o aflito que não tem proteção, terá piedade do humilde e indigente e salvará a vida dos pobres Salmo 72. Um Deus LIBERTADOR e COMPASSIVO, que ama a justiça e o direito, defende os oprimidos, os pobres e insignificantes.

10 NUCLEO CONFIGURADOR A JPIC é chamada a ser núcleo configurador de um novo paradigma de Vida Religiosa que seja MÍSTICA E PROFÉTICA: apaixonada pelo Deus do Reino e pelo Reino de Deus.

11 Um estilo de vida JPIC como um modo de ser, um estilo de vida, que quer responder às grandes causas da humanidade: a PAZ, os DIRITTI UMANI, a ECOLOGIA a posibilidade de uma vida digna para todo ser humano.

12 ABARCA TODA A VIDA A JPIC é como um eixo que atravessa todas as dimensiões da nossa vida consagrada: espiritualidade, missão, votos, fraternidade, e oferece uma nova abordagem ao nostro carisma missionário-libertador.

13 SE ALIMENTA E BROTA DE UMA SPIRITUALIDADE PROFUNDAMENTE BÍBLICA : Centrada na compaixão e no amor efetivo, partindo da experiência de saber-nos filhos de Deus e irmãos universais. Fiel e comprometida com a realidade histórica, no espírito das Bem-aventuranças, com a paz e a não-violência.

14 Uma ESPIRITUALIDADE : Samaritana cultivando sentimentos de solidaridade e compromisso ativo: Va e faça o mesmo Lc 10,37. Orante e celebrativa dos sinais de vida e das realizações alcançadas

15 A JPIC OFERECE À MISSÃO ENFOQUE E RESPIRO MOTIVADOR: para todas as presenças, tarefas, missões, apostolados, em novos serviços específicos, assim como nos campos da educação, saúde… no simples espaço do cotidiano e em todas as idades da vida.

16 Tomam novo sentido e significado à luz da JPIC, apontando caminhos para que obediência, pobreza e castidade sejam vividos como alternativa às atuais maneiras de exercer o poder, da distribuição dos bens da terra, e da violação da vida do planeta. Os VOTOS

17 aberta e atenta ao clamor do pobre, compassiva e solidária, é chamada a ser expressão concreta das relacões de fratenidade e comunhão universal, que a JPIC promove. A VIDA COMUNITÁRIA

18 VIVER A PARTIR DA JPIC: Leva a envolver-se, pessoal e comunitariamente, na transformação do sistema social, econômico e político injusto que rege o mundo de hoje: na defesa da dignidade de todo ser humano, e contra toda classe de opressão, injustiça e violência, analizando suas causas. construindo a PAZ, que é dom de Deus e tarefa humana, e que só se constroe na verdade e na justiça, começando do próprio coração. cuidando e defendendo a criação, os dereitos da Terra, a sustentabilidade do planeta.

19 Forma de trabalhar na JPIC Ver e analisar a realidade, o que sucede Julgá-la à luz da Palabra de Deus, da Doutrina Social da Igreja Atuar de maneira transformadora e evangelizadora.

20 Leva a buscar vincular-se em rede com outras pessoas e organizações, o próprio Instituto, outras Congregações, os movimentos sociais, outras crenças e religiões. É um campo privilegiado para praticar o ecumenismo e o inter (tudo o que seja: intercongregacional, interreligioso, intercultural…). VIVER SEGUNDO A JPIC:

21 « Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus » Miq.6,8. é tratar de acolher a Palabra de Deus por boca de Miquéias:

22 Descarrega este PPT do site: COMISSÃO JUSTIÇA PAZ INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO USG / UISG Religiosos/as Promotores de JPIC Roma


Carregar ppt "JUSTIÇA PAZ INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO VIDA RELIGIOSA E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google