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O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Carla Emília Vieira de Andrade Lopes Brito Ciências da Educação e Praxis.

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1 O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Carla Emília Vieira de Andrade Lopes Brito Ciências da Educação e Praxis Educativa (CED) Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

2 O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Este trabalho de investigação visa: identificar os métodos e as ferramentas utilizadas para a recolha de capital humano; identificar os métodos e as ferramentas utilizadas para a recolha de capital humano; apresentar uma proposta para a retenção e partilha de capital humano; apresentar uma proposta para a retenção e partilha de capital humano; Investigar as práticas utilizadas para a colecta de capital humano; Investigar as práticas utilizadas para a colecta de capital humano;Metodologia qualitativa e quantitativa qualitativa e quantitativa pesquisa bibliográfica; pesquisa bibliográfica; entrevista semi-directa; entrevista semi-directa; aplicação de questionário; aplicação de questionário; estudo de caso. estudo de caso. Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

3 O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Perguntas de partida: como é gerido todo o conhecimento que é produzido na UniPiaget ao longo dos anos lectivos? como é gerido todo o conhecimento que é produzido na UniPiaget ao longo dos anos lectivos? qual é a importância do docente como capital humano numa organização educativa? qual é a importância do docente como capital humano numa organização educativa? como se pode tornar explícito e disponível o capital humano para toda a comunidade educativa? como se pode tornar explícito e disponível o capital humano para toda a comunidade educativa?Hipóteses: o pessoal docente abandona a Universidade levando consigo todo o conhecimento que é produzido ao longo da sua leccionação; o pessoal docente abandona a Universidade levando consigo todo o conhecimento que é produzido ao longo da sua leccionação; a UniPiaget falha na gestão do conhecimento que é produzido ao longo dos anos lectivos; a UniPiaget falha na gestão do conhecimento que é produzido ao longo dos anos lectivos; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

4 O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Este trabalho de investigação: parte teórica: questões relacionadas com o capital humano, organização educativa, prática docente no ensino superior e recursos humanos; parte teórica: questões relacionadas com o capital humano, organização educativa, prática docente no ensino superior e recursos humanos; parte empírica: investigação sobre as actividades complementares da docência, mais concretamente, os programas, os relatórios de actividades, a avaliação contínua efectuada na UniPiaget e a partir daí problematizamos a melhor forma de retenção e partilha do conhecimento produzido; parte empírica: investigação sobre as actividades complementares da docência, mais concretamente, os programas, os relatórios de actividades, a avaliação contínua efectuada na UniPiaget e a partir daí problematizamos a melhor forma de retenção e partilha do conhecimento produzido; e por fim, encerramos o estudo com as conclusões, as fontes, a bibliografia e os anexos. e por fim, encerramos o estudo com as conclusões, as fontes, a bibliografia e os anexos. Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

5 Capital humano: conhecimentos e competências individuais dos funcionários; valor que a empresa perde quando os funcionários se vão embora. Stewart (1998) ; conhecimentos e competências individuais dos funcionários; valor que a empresa perde quando os funcionários se vão embora. Stewart (1998) ; capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais dos empregados de uma organização para realizar tarefas. Edvison e Malone (1998) ; capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais dos empregados de uma organização para realizar tarefas. Edvison e Malone (1998) ; activo intangivel que está disperso na cabeça das pessoas que integram uma empresa e em documentos gerados em sua estrutura, como relatórios, memorandos, arquivos electrónicos e, especialmente na sua experiência prática. Nonaka e Takeuchi (1997) ; activo intangivel que está disperso na cabeça das pessoas que integram uma empresa e em documentos gerados em sua estrutura, como relatórios, memorandos, arquivos electrónicos e, especialmente na sua experiência prática. Nonaka e Takeuchi (1997) ; é o capital de gente, de talentos e de competências. Sua plena utilização requer uma estrutura organizacional adequada e uma cultura democrática impulsionadora. Chiavenato (2004) é o capital de gente, de talentos e de competências. Sua plena utilização requer uma estrutura organizacional adequada e uma cultura democrática impulsionadora. Chiavenato (2004) O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

6 Sociedade da informação: conhecimento = capital humano; conhecimento = capital humano; as pessoas, os seus conhecimentos e habilidades – principal base das novas organizações; as pessoas, os seus conhecimentos e habilidades – principal base das novas organizações;Organização coordenação racional das actividades de um conjunto de pessoas para obter alguns fins e metas comuns e explicitamente definidos através de uma divisão de trabalho e de funções e com uma hierarquia de autoridade e de responsabilidade. Doron (2001) coordenação racional das actividades de um conjunto de pessoas para obter alguns fins e metas comuns e explicitamente definidos através de uma divisão de trabalho e de funções e com uma hierarquia de autoridade e de responsabilidade. Doron (2001) Organizações educativas organização específica da educação formal; organização específica da educação formal; com diversas funções que visam proporcionar de uma forma sistemática e sequencial a instrução, a socialização e o desenvolvimento integral do aluno. com diversas funções que visam proporcionar de uma forma sistemática e sequencial a instrução, a socialização e o desenvolvimento integral do aluno. O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

7 Processo de Bolonha reorganização dos estudos em ciclos de formação; reorganização dos estudos em ciclos de formação; promover a mobilidade de discentes e docentes e a empregabilidade dos diplomados; promover a mobilidade de discentes e docentes e a empregabilidade dos diplomados; aumento da flexibilidade dos percursos académicos; aumento da flexibilidade dos percursos académicos; maior leque de opções profissionais; maior leque de opções profissionais; estimular a formação ao longo da vida. estimular a formação ao longo da vida. Ensino Superior no Espaço Lusófono Ensino Superior no Espaço Lusófono estímular à qualidade das formações oferecidas no âmbito da CPLP e ao reconhecimento mútuo e internacional; estímular à qualidade das formações oferecidas no âmbito da CPLP e ao reconhecimento mútuo e internacional; promover a mobilidade de estudantes, investigadores e técnicos; promover a mobilidade de estudantes, investigadores e técnicos; cooperar no domínio da estrutura das formações superiores. cooperar no domínio da estrutura das formações superiores. O capital humano numa organização educativa – O caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

8 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda UniPiaget de Cabo Verde Reorganização da UniPiaget (2006) : os cursos e as áreas científicas passaram a estar inseridas em Unidades organizacionais: os cursos e as áreas científicas passaram a estar inseridas em Unidades organizacionais: Unidade de Ciências Económicas e Empresariais (U-CEE): EGE, GHT e os complementos de licenciatura MAP; Unidade de Ciências Económicas e Empresariais (U-CEE): EGE, GHT e os complementos de licenciatura MAP; Unidade de Ciências Políticas da Educação e do Comportamento (U-CPC): APA, DIR, EDA, HPE, PSI, SOC,SSO, e os complementos de licenciatura de EFQ, EIN, EMA e EPO; Unidade de Ciências Políticas da Educação e do Comportamento (U-CPC): APA, DIR, EDA, HPE, PSI, SOC,SSO, e os complementos de licenciatura de EFQ, EIN, EMA e EPO; Unidade de Ciências da Saúde (U-CSA): ACS, CFA,ENF, FIS; Unidade de Ciências da Saúde (U-CSA): ACS, CFA,ENF, FIS; Unidade de Ciências e Tecnologias (U-CTE): ARQ,BAR,CCO,ECC,ESI,IGE; Unidade de Ciências e Tecnologias (U-CTE): ARQ,BAR,CCO,ECC,ESI,IGE; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

9 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Pessoal docente e investigador 7 docentes em Maio de 2001 passou-se para 74 em 2002/03 e, actualmente (05/06) para 168 docentes. 7 docentes em Maio de 2001 passou-se para 74 em 2002/03 e, actualmente (05/06) para 168 docentes. Gráfico 1 – Distribuição do corpo docente segundo as categorias e habilitações Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

10 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda o pessoal docente investigador dedica mais tempo à docência e à investigação mas, podem desempenhar funções de cariz administrativo; o pessoal docente investigador dedica mais tempo à docência e à investigação mas, podem desempenhar funções de cariz administrativo; Os docentes da UniPiaget gozam de liberdade de orientação pedagógica e de opinião científica na leccionação das disciplinas; Os docentes da UniPiaget gozam de liberdade de orientação pedagógica e de opinião científica na leccionação das disciplinas; Desenvolve programas e cursos de graduação com o objectivo de capacitar o corpo docente; Desenvolve programas e cursos de graduação com o objectivo de capacitar o corpo docente; desenvolve um processo de avaliação do desempenho pedagógico e científico do pessoal docente e investigador tendo em conta que ela é considerada um elemento essencial da cultura da qualidade do projecto educativo da UniPiaget. desenvolve um processo de avaliação do desempenho pedagógico e científico do pessoal docente e investigador tendo em conta que ela é considerada um elemento essencial da cultura da qualidade do projecto educativo da UniPiaget. Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

11 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Análise dos resultados: Pertinência do formato do programa da disciplina Pertinência do formato do programa da disciplina Enquadramento/resumo, Avaliação, Conteúdos Programáticos, Objectivos/competências e Bibliográfia são os parâmetros mais apreciados pelos docentes;Enquadramento/resumo, Avaliação, Conteúdos Programáticos, Objectivos/competências e Bibliográfia são os parâmetros mais apreciados pelos docentes; Planeamento semestral é o menos apreciado pelos docentes.Planeamento semestral é o menos apreciado pelos docentes. Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

12 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Análise dos resultados: Disponibilização do programa a todos os sectores da Comunidade Académica Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

13 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Utilização do Programa Todos os inquiridos são da opinião de que o programa deve ser utilizado pelos docentes e pelos alunos;Todos os inquiridos são da opinião de que o programa deve ser utilizado pelos docentes e pelos alunos; 72% dos inquiridos consideram que não é pertinente a utilização do programa pela secretaria.72% dos inquiridos consideram que não é pertinente a utilização do programa pela secretaria. Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

14 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Processo mais eficaz para o cumprimento de actividades complementares à docência Todos os docentes inquiridos são da opinião de que a comunicação via é o processo mais eficaz;Todos os docentes inquiridos são da opinião de que a comunicação via é o processo mais eficaz; a comunicação via carta/cacifo foi considerada o processo menos eficaz; a comunicação via carta/cacifo foi considerada o processo menos eficaz; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

15 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Avaliação contínua 83% dos inquiridos são da opinião que avaliação leva os alunos a pesquisar, a estudar e a produzir conhecimento; 83% dos inquiridos são da opinião que avaliação leva os alunos a pesquisar, a estudar e a produzir conhecimento; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

16 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de cabo Verde Agenda A pesquisa executada permitiu-nos sintetizar as seguintes conclusões: o capital humano numa organização educativa corresponde a toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais do corpo docente e dos alunos fruto da actividade e dinamismo de uma organização educativa – a Universidade; o capital humano numa organização educativa corresponde a toda a capacidade, conhecimento, habilidade e experiências individuais do corpo docente e dos alunos fruto da actividade e dinamismo de uma organização educativa – a Universidade; o corpo docente deve ter formação na área da educação e estar constituído por docentes investigadores e profissionais liberais, garantindo assim a diversidade e riqueza de todos os profissionais envolvidos, enriquecendo desta forma a oferta dos currículos dos cursos. O docente deve avaliar o conhecimento específico da sua área e ter o domínio da habilidade de ensinar; o corpo docente deve ter formação na área da educação e estar constituído por docentes investigadores e profissionais liberais, garantindo assim a diversidade e riqueza de todos os profissionais envolvidos, enriquecendo desta forma a oferta dos currículos dos cursos. O docente deve avaliar o conhecimento específico da sua área e ter o domínio da habilidade de ensinar; o formato do programa da disciplina disponibilizado pela UniPiaget é considerado de muito pertinente para a actividade docente, mas o item planeamento semestral é criticado por todos os docentes inquiridos; o formato do programa da disciplina disponibilizado pela UniPiaget é considerado de muito pertinente para a actividade docente, mas o item planeamento semestral é criticado por todos os docentes inquiridos; a comunicação via é o processo mais eficaz para o cumprimento de actividades complementares a docência, o que reflecte a necessidade de comunicação, sendo esta facilitada com o recurso às TIC; a comunicação via é o processo mais eficaz para o cumprimento de actividades complementares a docência, o que reflecte a necessidade de comunicação, sendo esta facilitada com o recurso às TIC; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

17 O capital humano numa organização educativa – o caso da UniPiaget de Cabo Verde Agenda Recomendações: que os professores aprendam a colaborar entre si e que aprendam a facilitar a interacção e a cooperação entre os alunos nas diferentes áreas de conhecimento, que elaborem em equipa planificações flexíveis de forma a aumentar a participação dos alunos e partilha do conhecimento; que os professores aprendam a colaborar entre si e que aprendam a facilitar a interacção e a cooperação entre os alunos nas diferentes áreas de conhecimento, que elaborem em equipa planificações flexíveis de forma a aumentar a participação dos alunos e partilha do conhecimento; que a UniPiaget se organize e crie condições indispensáveis para a gestão do conhecimento provida de uma estrutura e orgânica eficaz, para que em seguida a mesma se encontre disponível para toda a comunidade académica; que a UniPiaget se organize e crie condições indispensáveis para a gestão do conhecimento provida de uma estrutura e orgânica eficaz, para que em seguida a mesma se encontre disponível para toda a comunidade académica; Enquadramento objectivos metodologia pergunta de partida hipóteses estrutura do trabalho Fundamentação teórica capital humano sociedade da informação organização organizações educativas processo de bolonha ensino superior no espaço lusófono Estudo de caso UniPiaget de Cabo Verde pessoal docente e investigador análise dos resultados Conclusão Recomendações

18 Muito obrigado!


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